Conduzindo uma Calliandra!
Elio04/10/2011 23:29
Conduzindo uma Calliandra!
Mcdonald05/10/2011 00:58
Noooooooooossa Elio.. Ficou show sua calliandra...
Agora eu tenho uma pequena dúvida. É quanto aos movimentos. Olhando de frente, percebemos facilmente o zigue e zague do tronco. Seria possivel nos mostrar o restante? Uma foto lateral. Pq ai fica mais fácil pra entendermos como se conduz neste estilo. O que quero dizer é que vemos os movimentos pros lados, mas não vemos os que vão pra frente e para tráz de quem está observando.
Esta é uma das minhas maiores curiosidades...
Grande abraço e parabéns.
Anderson Murilo05/10/2011 05:53
muito bem conduzida sua planta, mais um incentivo a mim que estou começando agora, e tenho uma admiração muito grande por esse espécie, ja adquiri algumas mudas, e hj estarei realizando o primeiro yamadori dessa espécie, vou guardar esse tópico que me será muito útil futuramente,
grande abraço
Tiago R05/10/2011 10:28
Muito bonita.
Elio05/10/2011 16:54
Tiago e Anderson....valeu, amigos!
Mc, esqueci de relatar os erros cometidos com essa planta, afinal eu estava engatinhando na arte, nessa época.
1º erro: Curvas só laterais, sem profundidade e repetitivas:
2º erro: Coloquei muito cedo em vaso de bonsai. Apesar de que em Calliandra isso é possível pq essa espécie cresce bem mesmo em vaso reduzido;
3º erro: O tronco da Calliandra não adquire conicidade facilmente. O correto é sempre ir substituindo o ápice do tronco por um galho.
Portanto, amigos, não façam exatamente o que eu fiz............rsrsrsrsrs!
abraço
PS.: Mc infelizmente não tenho o hábito de fotografar as plantas de perfil. Erro meu!
Jair Flores05/10/2011 19:30
Élio esta muito bonita sua calliandra, apesar dos erros que vc nomeou, mas que eu nem havia notado.
O que me deixou mais esperançoso, é que vc também inicio na arte com mais idade, porque eu achava que no caso, éra meio tarde
abraço.
Jair Flores05/10/2011 19:31
Desculpe, quis dizer no meu caso.
Mcdonald05/10/2011 19:37
Elio escreveu:
Tiago e Anderson....valeu, amigos!
Mc, esqueci de relatar os erros cometidos com essa planta, afinal eu estava engatinhando na arte, nessa época.
1º erro: Curvas só laterais, sem profundidade e repetitivas:
2º erro: Coloquei muito cedo em vaso de bonsai. Apesar de que em Calliandra isso é possível pq essa espécie cresce bem mesmo em vaso reduzido;
3º erro: O tronco da Calliandra não adquire conicidade facilmente. O correto é sempre ir substituindo o ápice do tronco por um galho.
Portanto, amigos, não façam exatamente o que eu fiz............rsrsrsrsrs!
abraço
PS.: Mc infelizmente não tenho o hábito de fotografar as plantas de perfil. Erro meu!
Pow Elio... então até errando vc faz maravilhas... eeita....
Quanto a foto não esquenta não..
Poderia me dizer então como é o correto na condução dos movimentos do moyogi? Os laterais não é difícil, mas os de profundidade, ainda to penando um pouco. Por exemplo. Alguns juníperus eu to conseguindo pq eu faço os movimentos arredondados, mas os laterais como o seu, acho que seja mais fácil, mas não to conseguindo vizualizar direito... Será que me entende?
Abração meu velho.
Elio05/10/2011 19:44
JAIR FLORES escreveu:
Desculpe, quis dizer no meu caso.
Imagine, Jair. Eu já estou com 15 a mais que vc..................rsrsrsrsrs! (........e ainda rio não sei porque??)
Jair, o que não dá mais é fazer Pinheiro Negro de semente, né?
abração
Elio05/10/2011 19:54
Mc, vamos lá! Vamos ver se consigo explicar os movimentos de profundidade.
No início do tronco (Tachiagari) o movimento deve ser para trás ou para um dos lados.
Se for para trás, o seguinte movimento, logo a seguir do primeiro galho, deve ser para o lado e um pouco para frente, ou seja, dará ao tronco uma vsão tridimensional.
Se for para o lado, o seguinte movimento, logo a seguir do primeiro galho, deve ser para trás e levemente inclinado em direção contrária à primeira inclinação.
No final, a inclinação do ápice deverá ser sempre para frente e inclinado para o lado no mesmo sentido da primeira inclinação.
No caso do moyogi o ápice deve estar centrado verticalmente com a base do tronco.
Para treinar, faça isso com arame. Faça um maço de arame com 5 ou 6 arames e vá "montando" uma árvore. De cada arame vc faz um galho. (bonsai de arame).
É mais ou menos por aí, véio!
abraço
marcelo bh05/10/2011 20:05
caliandra
Parabens ai Elio ,muito bem conduzida. Ficou linda!
abs
Otoniel Santos05/10/2011 20:21
Elio, muito bom principalmente pela aula de erros X acertos..
Mcdonald05/10/2011 23:00
Elio escreveu:
Mc, vamos lá! Vamos ver se consigo explicar os movimentos de profundidade.
No início do tronco (Tachiagari) o movimento deve ser para trás ou para um dos lados.
Se for para trás, o seguinte movimento, logo a seguir do primeiro galho, deve ser para o lado e um pouco para frente, ou seja, dará ao tronco uma vsão tridimensional.
Se for para o lado, o seguinte movimento, logo a seguir do primeiro galho, deve ser para trás e levemente inclinado em direção contrária à primeira inclinação.
No final, a inclinação do ápice deverá ser sempre para frente e inclinado para o lado no mesmo sentido da primeira inclinação.
No caso do moyogi o ápice deve estar centrado verticalmente com a base do tronco.
Para treinar, faça isso com arame. Faça um maço de arame com 5 ou 6 arames e vá "montando" uma árvore. De cada arame vc faz um galho. (bonsai de arame).
É mais ou menos por aí, véio!
abraço
Valeu ai Elio pela ajuda.... vou usar muito isso que me disse.
Abração
gilbertovm05/10/2011 23:16
Ótima sequência. Quando eu vejo os gravetinhos sozinhos tenho até descrença. Mas se vê o resultado a situação é totalmente diferente. Essa espécie é maravilha. Parabéns!
João Paulo Batista Lyrio06/10/2011 08:22
Grande Élio,
excelente o material, mais ainda a didática.
Mais se importaria em tirar uma foto de planta baixa para melhor apreciar os movimentos relatados ?
Digo: uma imagem de cima da planta.
Grande Abraço.
Mário Sérgio06/10/2011 09:03
Bom errar eu já erro de montão agora só falta desenvolver uma belezura dessas...rsrsr
Parabéns pelos erros cometidos e pela bela ilustração de condução de um moyog!!!!!
Forte abraço!!!!!
Aquariosmaster06/10/2011 15:46
Re: Conduzindo uma Calliandra!
Amigo, como vai? A caliandra aceita bem a desfolha total? Pode ser feita na mudança de vaso? Qual a época? Obrigado.
Elio06/10/2011 21:28
Marcelo, Otoniel, Mc, Gilberto, Mário Sérgio.....valeu, amigos! Ainda pretendo me aprimorar muito nesse gênero e suas espécies, pois são minhas espécies preferidas.
João Paulo, neste final de semana posto foto superior.
Aquariomaster, a desfolha total pode ser feita, contudo é necessário saber qual a razão da desfolha para saber a época correta.
Entre as razões para uma desfolha, temos:
1. Troca de folhas velhas por novas
2. Diminuição de tamanho das folhas
3. Favorecer o engrossamento de um ramo em detrimento dos outros
4. Induzir a uma ramificação maior nos galhos primários
O que vc precisa?
abraço
Aquariosmaster07/10/2011 11:34
Na verdade, ela está meio "descabelada" sabe. Muitas pontas. Vou fazer melhor, vou colocar foto aqui e você vê tá?
Elio07/10/2011 16:39
João Paulo....à pedido!
Vista superior
Frente, hoje!

João Paulo Batista Lyrio08/10/2011 08:15
Caramba,
que massa, muito bonita a composição da massa foliar
Abração e parabéns, sucessos.
Aquariosmaster08/10/2011 10:57
Foto
Oi Elio, aí estão as fotos.
Esta tem alguns meses, antes de eu viajar.
Esta é de agora, ela espalhou muito, por isso queria fazer uma desfolha.
Frente
Costas
Abração
oamit08/10/2011 14:46
Grande elio ando meio ausente do forum ferrei o dedo jogando basquete quase quebrou, a nossa caliandra esta crescendo maravilhas já está chegando a hora de adubar novamente não é mesmo e quando mecheremos nela novamente?
já tem galho pra tudo que e lado novamente
vc e o mestre das caliandraas
temos uma novela da minha ainda por terminar
😉
Elio08/10/2011 20:45
Aquarius, o que a tua Calliandra necessita é uma poda.
Não vejo necessidade de desfolha.
Eu podaria mais ou menos assim:
abraço

Aquariosmaster10/10/2011 10:47
Ok, entendi. Um grande abraço do amigo.