Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Como tratar do meu Bonsai

Michelle Cristiane20/12/2005 19:41
Como tratar do meu Bonsai
Muito obrigado por ter me respondido Rogério 😄
A espécie eu não sei 😢 , ela é pequena, parece com aquela que tem no filme do Karatê Kid... Não sei se essa informação adianta... Não sei a espécie mesmo...
Ela está em um local com bastante claridade, com telhas bem claras, não apanha sol diretamente, só o calor mesmo. Desde que ganhei há dois anos ela fica nesse lugar... No primeiro ano estava cada dia mais bonita, depois começou a secar as folhas... até ficar do jeito que está, sem folha nenhuma... Estou muito triste porque aqui na minha cidade nenhuma floricultura quis me ajudar a cuidar dela... eu não sei como tratar dela e nem sei se ainda tem jeito, porque rapei a unha nela como vc mandou e ele está marrom... isso quer dizer que não tem vida mais 🙁 ... Se ainda existe algum jeito de poder tratá-la me fala que eu faço...
Foi uma pena ter descoberto este fórum tão tarde... Aguardo retorno de vocês!!!
Nuhumnaion20/12/2005 21:42
Oi Michelle!
tem como postar fotos dele?
vc adubou adequadamente? Como ele está em uma bandeja, tem que adubar frequentemente, senão ele perde nutrientes...

já perdi muitas plantas, e os motivos foram os mais variados:
falta de cuidados, falta de sol, falta de adubo, atenção excessiva (a cada semana eu mudava uma coisa na coitada da planta)... talvez algum desses motivos se encaixe no seu perfil...

uma coisa eu aprendi: uma planta precisa de sol, água, adubo, e só. Todo o resto vc faz para mantê-la a seu gosto, e isso tem que ser feito muuuito raramente, o q vc precisa fazer é adubá-la de acordo, manter a terra umedecida, e deixá-la ao sol durante o dia.

não vou saber te ajudar assim, pois não sei nada de recuperação de plantas convalescentes, mas dependendo de onde vc more, vc pode levá-la a algum profissional, que possa fazer isso pra vc, ou dar os passos para que vc reviva essa planta aí... quer dizer, isso se não for tarde demais...
tente podar algum galho. se estiver seco, vá podando pouquinho por pouquinho até achar algum verde... se não achar nada, bem, comece novamente com outra planta... 🙁