Desfolha de Ficus Retusa - Janeiro
charlesfmachado20/12/2005 21:34
Desfolha de Ficus Retusa - Janeiro
Olá pessoal,
gostaria de informações se é seguro desfolhar o ficus em janeiro. Tenho um e esta bem saudavel mas estou com receio! 🙁
Abraços
Nuhumnaion21/12/2005 00:27
desfolhar?
minha nossa, to vendo que preciso aprender bastante sobre o Ficus ahahahahahahahahaha 😂 😂
Fábio21/12/2005 03:23
.
Vamos precisar da ajuda dos nossos amigos mais experientes, mas acho que não tem problema não.
Abraço,
Fábio
Alexandre S. Coelho21/12/2005 09:22
Oi pessoal
Estando a planta saudável, é recomendado, agora no início do verão, a desfolha total para maior brotação e redução do tamanho das folhas 😉 .
abraços
charlesfmachado21/12/2005 10:32
Obrigado alexandre.
abraço
Marco Nascimento24/12/2005 20:23
Charles, não se preocupe com o Fícus, difícil seria se vc não quisesse que ele brotasse mais... Só te aconselho a fazer a desfolha com cuidado tirando as folhas com uma tesoura bem afiada, fazendo os cortes bem próximos às folhas, deixando o Pecícolo (acho que é assim que se escreve), que é aquele cabinho que liga a folha ao tronco. Em 15 dias ele já estará cheio de folhas novas.
Um abração.
Illex24/12/2005 21:03
Olá Charles,
É isso ai amigo, tudo ja foi dito, agora é mao na massa. Depois mostra teu Ficus pra gente ver aqui. T+ amigo.
Abraços:
Illex
newtonhissanaga01/01/2006 20:53
TEnho ficus benjamina...
acho que por causa da adubação, as folhas ficaram enormes...era uma planta que eu tinha quebrado na aramação (naum se arama benjamina) e broutou vigorasamente e rapidmaente..mas com folhas grandes...........
pensei em desfolhar....ai pensei em fazer diferente....que uma vez ouvi falar tbm......cortei com uma tesoura uns 2/3 das folhas ........é errado ?? vai ajudar ? fazer mal ? opinioões !!
Abraços e mtos bonsai nesse 2006 ..
newtonhissanaga01/01/2006 21:47
apenas esclarendo que quando digo que corte 2/3 das folhas quero dizer que cortei 2/3 de cada folha indivivualmente........ou seja, cortei a propria folha deixando apenas um pedaço dela..
Elio02/01/2006 00:08
Olá Newton!
Pelo que aprendi, o corte parcial das folhas é pra planta diminuir a evaporação, coisa que vc precisa quando faz poda de raízes.
As folhas grandes podem ser também pelo fato de estar em meia sombra. Desfolha total agora é o ideal, (como disseram o Marco, Illex e o Alexandre) se a planta estiver saudável. Virá nova brotação com folhas menores e surgirão novas ramificações.
Ah, o benjamina pode aramar, mas com cuidado. O que quebra legal é o Ficus Boni.
Um abraço
Felipe Frango Zappala06/01/2006 06:35
Newton, como o Élio bem falou, as folhas maiores quase sempre são em razão de falta de insolação e/ou excesso de rega.
Abração
Cláudio C. Ratto08/01/2006 07:36
Apenas uma ratificação..........
È no verão que aparecem os galhos longos, as brotação fora da escala que almejamos para o bonsai. Então, caso a sua planta se encontre assim e também caso não esteja definida a dicotomia principal dos galhos, primeiro temos que podar para corrigirmos essas projeções (galhos de verão), respeitando uma linha imaginária na copa, antes mesmo de fazermos as desfolhas, ok ?
Com isso, estimulamos e consolidamos uma maior dicotomia do arranjo dos galhos, evitando que sequem alguns desses galhos ou ramos principais, para depois sim fazemos as desfolhas.
Um outro “indicador” para sabermos se a planta está pedindo uma desfolha ou poda de reestruturação, é se esta estiver saudável e venha a “ameralar” em número maior as folhas.
Bem, qualquer dúvida sobre o texto acima estou por aqui.
Abraços,
Cláudio C. Ratto08/01/2006 14:10
Op´s.............
Agora retificando o que eu disse: "...È no verão que aparecem os galhos longos, as brotações fora da escala que não almejamos para o bonsai. .."
"... Com isso, estimulamos e consolidamos uma maior dicotomia do arranjo dos galhos, evitando que sequem alguns desses galhos ou ramos principais, para depois sim fazermos as desfolhas.
Desculpem pela falha !
Abraços,