Itamar Nobre21/12/2005 00:48
Alguém pode opinar sobre folhas de Quixabeira enrugada?
Oi, gente, preciso de opiniões sobre folhas de quixabeira enrugardas.
vai a foto:

Itamar nobre
Elio21/12/2005 23:40
Olá Itamar !
Estou com mesmo problema em 2 plantas. Já usei de tudo: Malathion, enxofre, sulfato de cobre, calda de fumo e nada resolveu.
Vamos ver se algum mais experiente nos responde.
Abraço
Itamar Nobre27/12/2005 00:18
Oi, Elio, vamos esperar. Ainda não usei nada. O que fiz foi retirar todas as folhas que estavam apresentando o problema. Vou ver o o que acontece.
abçs
itamar nobre
Angela Fernandes27/12/2005 19:51
Olá amigos !!!! 😂 😂 😂
Não conheço esta planta, portanto não DEVERIA opinar..... como sou entrona.... acho que o que foi feito deve apresentar alguma reação da planta.
A retirada das folhas provavelmente vai provocar o nascimento de novas folhas e aí se as que nascerem estiverem com o mesmo problema.... ALÉM DE CHORAR, VOCÊS DEVEM PROCURAR UM BOM AGRÔNOMO que provavelmente irá dar as dicas.
Abraços
Angela - eterna aprendiz de bonsaista - 😮ops: 😮ops: 😮ops:
Elio28/12/2005 12:58
Olá Ângela, Olá Itamar!
Pois é, uma das que estão com este problema, já antigo, está separada e já fiz desfolha, também.................as folhas novas que vieram já nasceram encruvinhadas também (gostarm do termo...........rs). Assim, como diz Ângela, só resta chorar e esperar que um agrônomo possa dar uma opinião.
PS:. Ângela, não chorei ainda pq é uma planta chinfrim, não vale minhas lágrimas!
Abraço
Itamar Nobre03/01/2006 02:08
Oi, Élio, chore por ela assim mesmo e desperte em você o desejo de possuí-la outra da mesma espécie como se fosse uma das mais raras do planeta. Perder uma planta é um lição dolorosa...
abçs
itamar nobre
Mário A G Leal03/01/2006 08:45
Caro Itamar, uma das possibilidades seriam raízes apodrecidas. Isto pode acontecer por excesso de água. Se for o caso retire a planta lave as raízes e retire as apodrecidas. Reenvase em composto com muita areia.
Elio03/01/2006 22:09
Valeu Mário!
Vou seguir a tua orientãção e depois conto o resultado!
Abraço
Mário A G Leal03/01/2006 22:20
Carp Élio, é apenas uma possibilidade. Conte após verificar!
Sergivaldo03/01/2006 23:07
Meus caros amigos, como vão???
Pela imagem fornecida pelo Itamar eu arriscaria tratar-se de "galhas". Lembram-se da "aula" da Cissa Mizuno?:
Cissa escreveu:
"Galhas, também conhecidas como cecídeas são causadas por bactérias, fungos, ácaros, vermes ou insetos, que são chamados galhadores ou cecidógenos.
De forma resumida, pode-se dizer que as galhas são uma deformação no tecido da planta causada pela ação desses organismos, que, como já vimos, podem ser os mais diversos. Para entender melhor, vejamos o exemplo de um inseto galhador. A fêmea bota seus ovos sobre a planta - ou no interior do tecido, dependendo da espécie - e os abandona. Dos ovos, algum tempo depois, nascem as larvas e, a partir de então, tem início o processo de formação das galhas.
A larva do inseto dirige-se para alguma região da planta onde poderá se desenvolver. O local escolhido pela larva é chamado meristema, a parte do tecido da planta que ainda pode crescer - em geral, as folhas, mesmo depois de totalmente desenvolvidas, conservam pequenas áreas que possibilitam a formação de galhas. E como isso acontece?
Quando a larva começa a se alimentar, a galha vai crescendo. Mas não pense que ela cresce à medida que o futuro inseto vai engordando. O que acontece é que, para se alimentar do amido presente na planta, a larva lança sobre ele uma enzima que vai torná-lo pronto para a sua digestão. Daí, a substância liberada pela larva estimula as células da planta a se multiplicarem, produzindo aquele caroço ou verruga, a galha!"
Abração
Cecilia
O tópico completo é este:
http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=328&sid=8c00c513368ce8aab4abaf13a05645ed
Um abração,
Sergivaldo
Mário A G Leal04/01/2006 01:01
Sergivaldo, já não era sem tempo! Que bom que está de volta. Estávamos todos sentindo a sua falta.
Itamar Nobre04/01/2006 01:39
Obrigado, élio, Ângela, Mário e Sergivaldo. É mt bom poder contar com vcs.
Abçs
Itamar Nobre
Natal/RN