Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

ajuda com substrato

rodnovo14/10/2011 11:36
ajuda com substrato
olá, fiz um transplante do me bonsai.
utilizei de terra vegetal preta e uma boa quantidade de pedrisco e tijolo moido. em questao de proporção deve ter ficado 50% terra e 50% pedrisco e tijolo moido( mais pedrisco q tijolo)
porem to achando a terra meio "barrenta" quando regada em comparaçao com uma otra terra de meu otro bonsai que quando regada fica com aparencia mais "normal" e não barrenta.

nao sei se essa caracteristica de ficar barrenta quando molhada atrapalha ou n.. mas em questao de drenagem parece estar bom .. tem bastante pedrisco. e a questao da rega, nao estou botando muita agua.. pelo contrario.

ai vai umas fotos que tentei tirar do substrato nao sei se da pra ver o "barrento" que me refiro.. mas nao custa tentar

quem puder ajudar agradeço.

rodnovo14/10/2011 11:47
tenho outra duvida: quando as folhas estao meio caidas e cabisbaixas..
o que pode ser isso? agua demais? pouco sol(tem feito um tempo bem ruim esses dias, com muita chuva..) ?

vlw..
Elio14/10/2011 14:34
Rod, muito importante é ver se a água está saindo pelos furos de drenagem.

abraço
nickyfury15/10/2011 08:20
bonsai
O "barro" que voce está vendo é efeito da adição da terra preta. Minha sugestão é que, no próximo reenvase, use terra granulada, para evitar esse contratempo. Embora o caco ceramico e o pedrisco auxiliem na oxigenação das raízes e na rápida drenagem da agua, a terra preta age em sentido contrário, conduzindo a uma compactação do solo, pela "colagem" dos demais elementos presentes, interferindo no resultado. Esse tipo de solo não é o mais recomendado para ser adicionado no preparo de substrato com vistas a formação de plantas para bonsai.

Como não estamos no Japão, nem na Europa, não temos acesso ao substrato que eles utilizam, chamado AKADAMA. Então temos que improvisar com o que temos à mão. Mas sempre com materiais que, juntos, exerçam um papel o mais próximo possível do resultado alcançado pelo Akadama, que é a oxigenação/aeração nas raízes, boa drenagem e lixivação de adubo regularmente aportado. A melhor mistura, então, deve sempre conter materiais granulados, inclusive a terra, evitando o uso de terra vegetal ou similar, que por ser em forma de pó, não contribuí para o resultado adequado, influíndo no sentido contrário a isso. 🙄

MInha sugestão para melhorar um pouco o resultado é que faça mais furos na lateral e no fundo desse recipiente, para permitir uma maior aeração nas raízes, bem como favorecer a drenagem correta. Os furos podem ser feitos com uma furadeira e broca ou então um ferro aquecido (tipo esses udados por soldadores elétricos), e não aprofundar demais para não danificar as raízes.