Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Ficus !?!?

taffarel24/11/2004 12:26
Ficus !?!?
Tenho um ficus pequeno e gostaria fazer
ele crescer o mais rápido possível, pois
quero ter um bonsai médio não um
pequeno.
Como posso fazer isso !?
Plantar em um vaso maior ?!?!

Obrigado,,,
Alexandre S. Coelho25/11/2004 02:11
Grande Taffarel... (pegador de pënaltis)rssrsss

Não devemos esquecer a primeira regra do bonsai que é a ''paciëncia'' ... então o termo ''o mais rápido possível'' não se encaixa bem nessa grande arte...

💡 Para ajudar no crescimento do seu ficus recomendaria plantá-lo no escorredor e ''mamadeira'', ou seja, vc planta ele num escorredor de macarrão com um mistura de boa drenagem, e coloca o escorredor numa bacia maior (dessas de plástico compradas em lojas de r$ 1,99) com uma mistura de terra mais orgänica. Assim facilita na manutenção, vc controla o crescimento das raízes e sua árvore vai crescer ''mais rápido'' do que no vaso normal.

Depois disso é só apricar a segunda regra do bonsai... paciëncia !!! 😂 😂 😂

O gostoso dessa arte é vermos nossas plantas crescendo... 😲 e crescermos junto com elas 😉

tchau... vou dormir........
Felipe Frango Zappala25/11/2004 05:09
Olá Taffarel, como vai?
Me parece que o caso que você está citando é para "Engorda" (escorredor)...
Pode usar um vaso de engorda e depois acrescentar a "mamadeira" ao processo, ou até mesmo devolver a muda ao solo por mais um tempo.
Veja aqui um dos tópicos sobre o assunto, que foi publicado no nosso Fórum Central:

http://forum.bonsai.vserver.com.br/viewtopic.php?t=163

Boia Sorte e um abração
taffarel25/11/2004 12:41
Pergunta !?!?
Então, deixa ver se entendi:
Coloco o ficus em um escorredor de macarrão, e depois coloco esse
escorredor já com o ficus em uma bacia com terra, isso !??!

Obrigado,,,,
Sei que a paciência faz parte dessa linda arte meu amigo !!!
Aos poucos vou aprendendo com vocês mais experientes.

Alexandre de Souza Coelho escreveu:
Grande Taffarel... (pegador de pënaltis)rssrsss

Não devemos esquecer a primeira regra do bonsai que é a ''paciëncia'' ... então o termo ''o mais rápido possível'' não se encaixa bem nessa grande arte...

💡 Para ajudar no crescimento do seu ficus recomendaria plantá-lo no escorredor e ''mamadeira'', ou seja, vc planta ele num escorredor de macarrão com um mistura de boa drenagem, e coloca o escorredor numa bacia maior (dessas de plástico compradas em lojas de r$ 1,99) com uma mistura de terra mais orgänica. Assim facilita na manutenção, vc controla o crescimento das raízes e sua árvore vai crescer ''mais rápido'' do que no vaso normal.

Depois disso é só apricar a segunda regra do bonsai... paciëncia !!! 😂 😂 😂

O gostoso dessa arte é vermos nossas plantas crescendo... 😲 e crescermos junto com elas 😉

tchau... vou dormir........
Felipe Frango Zappala26/11/2004 01:18
OK Taffarel, parece ser esse o caso...
Recentemente devolvi 6 mudas de ficus minhas ao solo preparado... e pretendo deixá-las por mais alguns anos.

Abração