Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Ficus Microcarpa- Ajuda por favor

Vinícius Fernandes15/10/2011 17:03
Ficus Microcarpa- Ajuda por favor
Caros amigos, ontem em uma visita em um viveiro aqui da região encontrei esse ficus, jogado pelos cantos, e quando o dono me disse o preço, R$8,00 não resisti e trouxe.... chegando em casa, q fui perceber alguns probleminhas, o primeiro é um início de brotação que não foi adiante e formou um "calo" na parte bem baixa do tronco, onde exatamente pensei em ser a frente do bonsai (destacado de vermelho) e o segundo é a falta de raízes na parte de trás da planta. Bom, pelo preço que paguei não posso reclamar de nada e preciso da ajuda dos amigos pra tentar resolver a situação. O estilo pretendido é o Hokidachi, após a alpoquia que pretendo fazer também no local indicado. Desde já agradeço

Pozzana15/10/2011 17:48
Pechincha!
Vou acompanhar...
Green_bsb16/10/2011 22:50
Olá Vinícius.
Não sei se seria o mais correto, mas eu faria outro alporque mais próximo ao "calo", não tão próximo, citado por você (ou seja, vc teria 3 e não 2 plantas), com mais este alporque próximo ao calo, você poderia aproveitá-lo e fazer um uro no local.

Boa sorte!!
Vinícius Fernandes17/10/2011 19:23
Ok Green, é uma ótima ideia, estive pensando se não há um modo de estimular o enraizamento aéreo, que já ocorre naturalmente nos ficus, e assim tapar esse calo. Alguém sabe se é possível fazer essa estimulação? obrigado!
Vinícius Fernandes20/10/2011 11:02
Alguém??vlw
Raoni Moraes20/10/2011 14:41
Cara... irei tirar um foto mais tarde para lhe mostrar como eu consegui fazer isso em um retusa!

Basicamente vc pode pegar uma garrafa pet, cortar o gargalo e o fundo, abri-la ao meio e abraçar o tronco depois vc pode colocar carcalho (50% - fino 50%- grosso) isso irá manter uma umidade onde vc quer q as raizes crescam.. pode ajudar.
Aqui na minha planta deu certo!!
Bruno Gomes20/10/2011 17:23
Caro Vinicius,

Concordo com o Raoni. Essa mistura e forma é a que eu conheço para enraizamento, apesar de não ter ficus para tentar fazer. Também arriscaria essa.

Outra coisa: a sua cidade de teixeiras é próximo a Viçosa? Já visitei uma amiga nessa cidade. Estamos montando um grupo de bonsai na Zona da Mata, se interessar nos procure no orkut, facebook e blog.

Bonsai Clube de Juiz de Fora.

Abs
Vinícius Fernandes20/10/2011 17:38
Obrigado Raoni e Bruno, vou fazer e depois posto pra vcs verem. Bruno, minha cidade é colada em Viçosa, 13 Km, e é claro que me interesso nesse grupo de bonsai da Zona da Mata, vou procura-los no orkut e face... abraço
Raoni Moraes20/10/2011 18:16
Vinícius

By moraesleite at 2011-10-20

By moraesleite at 2011-10-20

PERCEBA COMO TEM RAIZES BEM NOVINHAS E RAIZES JA MAIS DESENVOLVIDAS!!

VC PODE USAR UMA GARRAFA PET DE 3L (CocaCola) e para ajudar na retenção de umidade pode usar musgo na parte de cima e na parte de baixo, como se fosse uma tampa e um fundo!

POSTE AI SEU TRABALHO!!
Vinícius Fernandes14/07/2013 00:41
Quase 2 anos se passaram e esse fícus permanece sem nenhum progresso. Acabei não fazendo os alporques e sim apenas uma poda pra eliminar a bifurcação. É uma cobaia mesmo, tentei retirar o "calo" escavando pra tentar uma melhor cicatrização e ficou horrível, a poda não foi protegida adequadamente e quase a metade do tronco apodreceu. Fiz sucessivas podas na parte alta pra tentar estimular as brotações mais baixas e nada. Estou quase desistindo dele, pensei como última alternativa fazer um corte logo abaixo da parte podre, onde poderei escavar um pouco o tronco pra disfarçar a cicatriz do corte e do calo. O que acham? no caso desse possível corte, ele pode ser realizado agora em julho? obrigado!!

Corte pretendido
Vinícius Fernandes14/07/2013 19:42
ninguem?
LEAO15/07/2013 20:59
Aí vai ficar legal, ela tá muito alta, pelo menos parece.
Vinícius Fernandes19/07/2013 22:57
Realmente está alta, vou esperar até o mês q vem e cortar na parte indicada, aí é torcer pra ela rebrotar e ver se dar pra fazer algo aproveitável