Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Serissa com formigas e como engrossar troncos.

Luís Alberto de Magalhães22/12/2005 02:03
Serissa com formigas e como engrossar troncos.
Prezados amigos, estou iniciando nessa maravilhosa arte a um pouco mais de 2 meses e ganhei uma muda de Serissa, só que notei muitas formigas na terra, quase um formigueiro, o que devo fazer?
Tenho medo de que prejudique a planta, pois são na verdade muitas e já está passando para um Pingo de Ouro.

OBS: Notei também um bicho que paresse uma traça andando pelos caules da Serissa.

Gostaria de saber se existe uma maneira de engrossar os troncos mais rápido, com relação a qualquer planta.

Um Feliz Natal para todos.
Elio22/12/2005 15:06
Olá Luiz !
Seja bem vindo ao fórum!
Quanto às formigas, deixe o vaso imerso em água por umas 12 horas e elas morrerão afogadas.
Quanto a engrossar o tronco o meio mais eficaz é dar muito espaço para as raízes crescerem, aliado à muita adubação. Assim, plantar no chão ou em vasos grandes, ou ainda o sistema de escorredor/mamadeira que vc pode descobrir o que é aqui no próprio site.

Um abraço e Feliz Natal !
sergioturbo1026/01/2006 18:29
Qual metodo você seguiu, o que achou dos resultados.
Marco Nascimento29/01/2006 20:20
Geralmente quando uma planta está com formigas é pq está sendo atacada por outra praga, como a Cochonilha, por exemplo. Uma coisa que vc pode tentar antes de usar um inseticida mais forte como o Malathiol é o pó de Café (pode ser usado mesmo depois de coado), as formigas não gostam do seu cheiro e se afastam da sua planta.
Quanto ao engrossamento do tronco, tenho umas dicas que peguei em vários sites, espero que te ajudem: http://www.geocities.com/arvorezinhas/tecnicas/engrossa_tronco.htm

Um abração.
abrão01/02/2006 01:03
puxa cara, 12 horas submerso
não mata as raízes não???
abraços

valeu....