Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Plantas "brutas", preciso de ajuda para prosseguir

Mandy_Guanasc18/10/2011 21:02
Plantas "brutas", preciso de ajuda para prosseguir
Hoje fui em busca de novas plantas, como eu moro no interior do interior, não há meio de encontrar pré bonsai, então a alternativa são as lojas de jardinagem. Por isso só adquiri plantas "brutas", adquiri um balde com quatro Calliandra, uma Bouganvillea, um saquinho com duas mudinhas de Azaléa, e um Buxinho podado como bola. As quais eu fotografei para que me ajudem a escolher os caminhos a seguir com cada uma.

Calliandra

Buxinho

Bouganvillea

Azaléa

Desde já agradeço quem tiver paciência de me ajudar. 😂

Abraço a todos
Anderson Neuhaus18/10/2011 21:19
Vc tem muito trabalho a fazer! te aconselho a podar as mudas vendo a melhor estrutura e com nova brotação ficarão melhores. boa sorte.
Thomas Eckert18/10/2011 21:26
Essa Bouganvillea tem muito potencial!!! As caliandras é melhor separar e deixar crescer mais...
LUIZ ARTHUR18/10/2011 21:29
Mandy_Guanasc,

As calliandras eu colocaria na mamadeira veja o link abaixo´, a planta é da kaue Kabrera aqui do fórum, uma das mais belas calliandras que já vi:

http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=11616&postdays=0&postorder=asc&highlight=calliandra&start=60

Vamos ver se o Elio se manifesta ele tem várias! E conhece muito!

O buxinho pode ter mais tronco abaixo enterrado, o pessoal normalmente nas mudas acaba enterrando um pouco do tronco.

Eu esperaria um pouco para mexer nelas, não sabemos de onde vieram e qual o clima da origem!

E é claro primeiro tem de decidir com qual tamanho quer o bonsai!
Ricardo Paiva18/10/2011 23:34
Olá Mandy.
Bons materiais. Alguns vão precisar de mais tempo que outros para tomar forma, mas lembre-se que paciência e tempo são muito importantes.
Vamos por partes e usarei algumas plantas minhas para ilustrar.
Caliandras - eu separaria elas para que crescem e não misturem as raízes. Depois ficará muito ruim para separa-las. Assim você terá 2 boas opções: conduzir cada uma delas como uma árvore isolada ou depois montar um bosque.
Inclusive como elas são novas, você poderá, depois de recuperadas do transplante, aramar o tronco para atribuir movimentos a elas.
Veja estas minhas obtidas de sementes:
Antes

Depois

Azaléia
Quando iniciei no bonsai comprei uma assim. Olhe como ficou:
Comprada em 2004

Em 2009

Bouganvillea
Inicialmente parece ter boas opçõe. Sugiro que faça uma desfolha total para poder examinar melhor a planta e encontrar a melhor opção de estrutura. Poste um foto dela desfolhada e será mais melhor para dar sugestões.

E para o Buxinho não arrisco sugestões. Aguarde o pessoal com mais experiência com a espécie.

Mais fotos destes meus trabalhos que podem te ajudar podem ser vistas no meu blog:
http://ricardopaiva.wordpress.com/
Nikkei 10019/10/2011 18:17
Olá Mandy, seguem as dicas dos nossos colegas e vai tirando suas dúvdas... Sou de São Carlos e tem o Anderson que é aí de Descalvado também e participa aqui do fórum. Quem sabe ele não te dá uma ajuda por aí também...
Das caliandras, eu segueria as dicas dos colegas, separe e coloque num recipiente para que cresçam mais. Se conseguir usar a técnica do escorredor melhor ainda. Ao mesmo tempo que vai aramando e dando movimentos ao tronco e galhos. Como ainda é iniciante, sugiro não podar os galhos e ir tirando as dúvidas aqui no fórum, pode render um floresta bacana ou plantas separadas.
Do resto já foi dito
Mandy_Guanasc19/10/2011 21:38
Anderson Neuhaus
😂 De fato, muito trabalho. Valeu a dica.

Thomas Eckert
Desfolhei a Bouganvillea, já já posto as fotos. 😉

LUIZ ARTHUR
Essa Calliandra do Kaue Kabrera é belíssima.
Para fazer mamadeira nas Calliandras é melhor escorredor ou bacia furada?

Ricardo Paiva
Gostei muito da sua Calliandra, está linda. Será que consigo algo parecido? Quem me dera 🙁 mas farei meu melhor 🙂
Agora essa Azaléia, que coisa lindaaaa, mostrei pra todo mundo aqui de casa. Entrei no seu blog e vi a história dela, muito fofa.
Fiz a desfolha da Bouganvillea e já posto as fotos.

Nikkei 100
Ah, que bom saber que vocês estão próximos. Vou pedir dicas de lojas para comprar insumos e tal.

Obrigada pela atenção.
Mandy_Guanasc19/10/2011 22:13
Aí vão as fotos da Bouganvillea desfolhada. Se precisar de mais fotos ou de fotos melhores é só falar, é que não sou muito boa como fotógrafa.

Ricardo Paiva20/10/2011 00:55
Olá Mandy.
Com base na 3ª foto, veja o que imaginei nesta bouganvillea:

Filipe Henrique20/10/2011 07:43
pow ricardo...

nem vou precisar mais desenhar?!
muito bom o projeto.

tava pensando em alguma coisa muito proxima desse seu, legal esse esquema que vc fez ai eim, das figuras irem mudando.

abraços
Pethrus Barros20/10/2011 12:05
Gostei das imagens irem mudando, esse é o caminho
Mandy_Guanasc20/10/2011 19:48
Ricardo Paiva
Ricardo, adorei sua projeção, pretendo segui-la, só resta saber se terei capacidade 😂
Então começando com a minha chuva de dúvidas...

Vou transplantá-la para um outro recipiente, para corrigir essa inclinação dela. Assim que terminar o transplante eu já posso podar e/ou retirar os galhos? Sei que para Bounganvillea a melhor época para aramação é no inverno, espero até lá?

Acho que por enquanto é isso, não reparem minha ansiedade 😮ops:
Ricardo Paiva20/10/2011 22:49
Mandy, como sua planta parece bem sadia e estamos em plena primavera (pelo menos pro pessoal aqui do sul) até poderia fazer tudo de uma só vez, mas como você é iniciante sugiro fazer em duas etapas:
- faria as podas na parte aérea, eliminando os galhos desnecessários e faria a aramação. Faria também uma boa adubação e não faria o transplante agora. Focava na formatação da parte aérea.
- faria o transplante apenas na primavera do ano que vem.
Se a ansiedade for muita, e isso é muito normal, mas paciência, no bonsai, é a melhor coisa para se ter uma boa planta.

Sobre aramar só no inverno, veja esta bouganvillea que acabei de aramar e transplantar. Ah, tenho mais 2 que serão aramadas na semana que vem.

Inclusive nesta minha bouga, fiz todas as podas e o transplante só na outra primavera. Aqui tem todo o trabalho com ela: http://ricardopaiva.wordpress.com/meus-bonsai-2/bougaville/
Mandy_Guanasc20/10/2011 23:40
Ricardo Paiva
Seguirei sua indicação, minha ansiedade maior era pela formatação da parte aérea mesmo rsrs. Para adubação pensei em usar os pelets que fiz (receita deste tópico aqui http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=13451&highlight=pelets), sugere uma outra adubação?
Amanhã já cuidarei de comprar os arames e alguma pasta cicatrizante 🙂 .

Sua Bougan é belíssima, e pensar que era enorme daquele jeito. Invejo essa habilidade que vocês tem de ver potêncial em plantas brutas, pra mim é muito difícil enxergar um caminho 😢

Obrigada por toda ajuda.
Ricardo Paiva21/10/2011 00:06
Mandy, esta receita está ótima.
Se você tem cães e/ou gatos, cuide para deixar a planta longe do acesso deles pois a Torta de Mamona é altamente tóxica para eles. Uma alternativa é fazer umas valetas nas bordas do pote e enterrar o adubo.

Sobre a habilidade de ver o potencial de uma planta, é treino, muito treino vendo muitas fotos e praticando. Já fiquei até um ano olhando para uma planta até achar o caminho.

Bom trabalho e não esqueça de postar fotos!!!!!!