Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Buxus sempervirens sugestões

jdalri19/10/2011 11:14
Buxus sempervirens sugestões
Olá amigos, sou iniciante, ganhei este buxinho, e fiz algumas podas, eis as fotos:

By jdalri at 2011-10-19

By jdalri at 2011-10-19

By jdalri at 2011-10-19

By jdalri at 2011-10-19

By jdalri at 2011-10-19

By jdalri at 2011-10-19

By jdalri at 2011-10-19

By jdalri at 2011-10-19

By jdalri at 2011-10-19

Então, o que acham? podem criticar a vontade, minha idéa é seguir o estilo de tronco duplo.

Abraços
Anderson Neuhaus19/10/2011 22:47
Legal meu amigo! vc vai ter que aramar a parte de cima para conseguir esse estilo espalhando mais os galhos. Se eu fosse vc podaria mais abaixo começando uma copa nova e diminuindo o comprimento dos galhos. abraço e boa sorte..
jdalri19/10/2011 23:45
mas pra eu cortar os galhos, para que diminuam de tamanho, devo esperar uma brotação mais abaixo de onde vou cortar, ou o buxinho aguenta uma desfolha total?

Ele tem uns 16cm de altura mais ou menos, contando desde a terra até a copa...
Ricardo Paiva20/10/2011 01:41
Olá jdalri.
Não deixe seu buxinho sem folhas que a chance do galho secar é muito grade. Você pode até reduzir e deixar os galhos com apenas 2 ou 4 pares de folhas e esperar por novas brotações.

Mas sua poda criou um problema: os 2 galhos estão saindo na mesma altura. Isto, para mim, não ficou harmônico.
Eu reduziria a copa para estimular a brotação mais baixa e aí reavaliava a planta e suas possibilidades.
Uma outra opção mas é muito difícil seria fazer um literati.
jdalri20/10/2011 01:51
Ricardo Paiva,
eu não tinha reparado, quando podei, que os dois galhos partiam da mesma altura. realmente não fica muito bom, quando comparado a exemplares onde os galhos partem de alturas diferentes.
Minha ideia era deixar o galho da esquerda (na primeira foto), ganhar mais altura, para depois deixar a copa crescer para o centro, mas sem sobrepor a copa do outro galho, que estaria um pouco mais abaixo. Não sei se você me entendeu, as copas teriam meio que a forma da metade superior de um circulo (parte curva para cima, e parte reta pra baixo), mais ou menos isso...

Quanto ao estilo literati que você sugeriu, como este é o meu primeiro bonsai, não me sinto seguro, e nem com a habilidade suficiente pra fazer este estilo, que realmente me pareceu requerer muita técnica, não me senti seguro pra tentar este.

O que você achou da minha ideia sobre o estilo de tronco duplo?

Abraços
Ricardo Paiva20/10/2011 09:33
Olá jdalri.
Entendi sua ideia mas 3 coisas:
1 - você fala em do galho da esquerda em relação a 1ª foto, OK? O galhos mais forte e grosso deve ser sempre o dominante.
2 - mesmo assim o "V" formado pela poda vai continuar muito evidente.
3 - no estilo tronco duplo, os 2 troncos devem partir da base e no caso do seu isto não acontece. E ainda você precisa ver quanto a planta está enterrada até que exiba o nebari. Tenho um que depois de desenterrar, dobrou o comprimento do tranco!

Sobre o literati, realmente é bastante difícil.

Olhando novamente sua planta, poderia seguir o estilo Shakan (inclinado), inclinando a planta uns 30º para a direita (usando a foto 4) e estruturar uma copa pequena que "desce" sobre o tronco inclinado.
Veja este exemplo:
jdalri20/10/2011 14:53
Então Ricardo Paiva,
gostei da sua ideia do estilo inclinado.
Seria assim que você quis dizer? (de acordo com a foto 4):

By jdalri at 2011-10-20

quanto a desenterrar ele, devo desenterrar, e tirar a terra do torrão, ou só tirar a terra até onde começam as raízes pra ver o comprimento do tronco?

Abraço