Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

É normal folhas mais novas serem mais sensíveis?

rodnovo19/10/2011 12:35
É normal folhas mais novas serem mais sensíveis?
Minha pitangueira esta se recuperando de um stress hidrico seguido de um transplante de substrato..
a maioria de suas folhas sao novas( cerca de 2 semanas a 3) ou brotos..
e elas parecem estar sensiveis a mudança de tempo e tambem à exposição ao sol.. ficando uma parte do dia caidas e cabisbaixas(principalmente quando expostas ao sol), voltando a levantar depois com o decorrer do dia..

a questao de rega eu estou controlando bem, regando apenas com o solo seco e nao estou botando muita agua tb pois a umidade esta durando mais tempo visto que nao estou expondo muito a planta ao sol(principalmente sol forte)..

isso é normal? é só ir controlando q com a maturidade das folhas isso acaba ou teria algum outro procedimento?

agredecido desde já,
atenciosamente.
rodnovo19/10/2011 14:31
prumodeq19/10/2011 18:20
Rodnovo

O fato dela murchar é resultante da transpiração excessiva, cuidado que você pode perder a brotação (e talvez a árvore). Recomendo você deixar ela pegar somente o sol da manhã, até no máximo 11:00h ~ 12:00h, ou colocar na sobra de alguma árvore ou sombrite. Só retorne ao sol direto depois que a brotação estiver bem avançada.

Não sei como e quando você fez o transplante, mas após isto é o período crítico para a planta, pois é podado boa parte das raízes que captam água do substrato (piorado se a planta não tiver reservas suficiente como no caso do stress hídrico).

Eu uso uma recomendação do Peter Adams sobre o transplante e tem funcionado muito bem, mesmo para as coníferas:

- 2 semanas na sombra (eu deixo dentro da estufa, onde não pega sol) e adio a segunda rega ao máximo
- 2 semanas em claridade/sol parcial (eu deixo dentro da estufa onde pega sol em parte do dia) e rego só quando o substrato estiver com a superfície seca
- Aí vai para a bancada final, sol o dia todo, rega normal.
- Adubação somente depois de duas a 3 semanas na bancada.

Abraços
Anderson Neuhaus19/10/2011 22:28
concordo com o amigo! ela esta pegando muito sol.
rodnovo27/10/2011 19:42
amigos me ajudem estou um pouco confuso:

a pitanga nao estava pegando muito sol, pelo contrario.. e mesmo assim retirei ela do sol, porem continua as folhas durante o dia ficarem mais caidas e murchas, levantando quando vai chegando a noite. e outra, as folhas jovens e brotos nao estao avermelhados como de costume das pitangueiras..

a rega nao esta excessiva, principalmente agora pq o bonsai nao estao pegando sol e o solo fica mais tempo umido.

sera que pode ser intolerancia ao calor depois do transplante algo do tipo? pq ela esta ficando embaixo de uma telha de ternite e tem feito calor ...

alguem teria alguma ideia do que possa ser ou algum conselho a fazer??

agradecido desde ja.
rodnovo28/10/2011 11:25
da um HELP ae galera!!

brigadao
Elio28/10/2011 22:40
Rodnovo, as folhas caidas se recuperam após uns 60 minutos da rega?

abraço
rodnovo29/10/2011 12:28
Elio,

não... normalmente quando rego, rego mais cedo no dia( tipo de manha ou intao começando a tarde..) .. e as folhas começam a cair depois... pensei q talvez pudesse ser muita agua, mas nao costumo regar todo dia e nem regar em alta quantidade.. e tambem as folhas caem mesmo quando nao rego...

=/...
Elio29/10/2011 18:43
Será que a água está chegando ao fundo do vaso (onde estão as raízes ciliares)? Está saído água pelos furos de drenagem?

abraço
rodnovo29/10/2011 20:00
Elio,

ta sim.. depois do transplante a terra ta mais drenante, leve e descompacta.
tava reparando hj e parece q deu uma melhorada nessa "caida" das folhas.. to imaginando que é pq eu tirei do sol.
as vezes as folhas (que sao maioria brotos e jovens) estejam mais sensiveis por causa do transplante, ou algo do tipo.
Alfamega31/10/2011 08:40
dependendo da quantidade de raízes que vc retirou vai acontecer isso mesmo dê mais um tempo pra recuperação da planta, eu tb tenho pitangueira e ela passou por isso, conforme crescem as raízes ela vai conseguir se manter melhor, mas dependendo do sol se for muito forte sempre acontece dos brotos mais novos ficarem "caidos" e assim que refresca ela vai se recuperando.
Fábio Antakly05/11/2011 16:28
Olá.
Se eu entendí a sua frase, estava ou está faltando água. Não se rega moderadamente após uma poda de raizes, ainda mais debaixo de telha de amianto. O calor que tem feito na sombra é mais que suficiente para murchar sua pitangueira pós poda e pouco regada.
nickyfury06/11/2011 09:45
bonsai
Concordo com a opinião do Fábio. Além disso, a pitangueira é uma nativa muito suscetível à mudanças, principalmente um reenvase em que a estrutura radicular é alterada, seja com a poda de raízes visando redução de volume, seja com a mudança de substrato. Equivocamo-nos, muitas vezes, achando que por ser nativa é uma planta resistente a determinadas intervenções. Não é bem assim. Ela é extremamente delicada quanto à sua recuperação e é preciso estar sempre atento ao local onde é cultivada, preservando a planta da insolação direta imediatamente após um reenvase ou transplante, mantendo-a por até mais de um mês em local semi sombreado, com rega sempre ao final da tarde. 😲

Por experiência própria e de amigos que cultivam pitangueira há mais tempo, como os bonsaistas Francisco Lustosa e Paulo Ventura, pude observar que a pitangueira responde melhor a intervenções em suas raízes durante o inverno e não na primavera. Nas demais estações, sempre podemos fazer intervenções na parte aerea, com desfolha total, aramação e podas radicais ou de manutenção.
rodnovo06/11/2011 23:48
bacana galera! brigadao pela ajuda.
deixei ela um tempo na sombra.. agora parou de murchar as folhas.. estou deixando o solo sempre umido e estou botando ela gradualmente de volta ao sol... to usando uma tela que tapa 50% do sol, assim deixo ela com essa tela de manha e depois mas a tarde.. parece estar se recuperando ao transplante.. mesmo q eu n tenha podado as raizes achei que ela sentiu e ficou realmente mais sensivel..

mas eh isso ai, vivendo e aprendendo com as árvores!!