Tiago Alves P Feitoza20/10/2011 12:06
Juniperus horizontalis - Jacaré 12 anos o que fazer?
Olá Amigos!
Ganhei esse exemplar de um amigo, o mesmo chegou para mim bem doente e com poucas chances de recuperação, mas acredito que até o momento está reagindo bem, mas infelizmente não havia trabalhado com pinheiro antes, então a ajuda de vocês e inevitavel. Sugestões e critícas.. Sejam bem vindas

daniel pipolo20/10/2011 13:26
meu a minha ficou assim e morreu, tambem quero saber o que poderia ser feito
Israelbonsai21/10/2011 16:48
Re
Kra, o meu está ficando assim também, está murchando, me disseram que o Juniperus Horizontales é assim mesmo, seca galho por galho e morre 😢 🙁 😢
daniel pipolo21/10/2011 18:48
falaram para eu coloca-lo no sol, mais nao adiantou.
ainda tirei com pinsa todos so galhos secos, mesmo assim nada
sua reguiao é muito quente?
Elio21/10/2011 18:54
Tiago, infelizmente está morrendo.
Pelo volume de ervas daninhas e musgo no tronco, é por excesso de umidade.
Pode tentar salvá-lo retirando desse vaso, limpar todas as raízes do substrato velho e de raízes morta e colocar em areia pura (areia grossa)
abraço
Tiago Alves P Feitoza21/10/2011 19:06
Pessoal
É isso ai, vamos então seguir o conselho do Elio. Farei isso esse final de semana mesmo, e vamos tentar ajudar nosso amigo ai.. depois posto novas fotos para ver como ficou... obrigado a quem já ajudou e aguardo novas opiniões.. Valeu Elio.. t+
Filipe Henrique21/10/2011 20:05
Elio,
por não ter muita experiencia com essa planta, ficaram as seguintes duvidas;
não seria arriscado d+ mexer nas raizes dela agora?
talvez um falso transplante, apenas a retirada dela desse vaso passando para um maior só com areia grossa, dimunuissão das regas e almento na exposição ao sol?
vc não acha que seira suficiente ou é necessario a retirada das raizes mortas?
abraços
Elio21/10/2011 21:40
Filipe, quando uma planta está debilitada assim, seja por doença ou praga, muitas raízes já morreram e só aumentam a gravidade da planta.
Portanto, o melhor é "limpar" as raizes, SEM podar nenhuma que esteja bem, mas retirando as que estiverem pretas totalmente. Isso vale para todas as espécies.
Colocando na areia pura ela tem chances de se recuperar, a não ser que o problema seja vírus.
Contudo, quando uma conífera se apresenta já nesse estado, a morte é quase certa (é uma particularidade das coníferas).
abraço
Filipe Henrique21/10/2011 22:00
obrigado por me esclarecer...
abraços
Tiago Alves P Feitoza24/10/2011 11:21
Elio Obrigado pela ajuda! Fiz suas recomendações esse final de semana, retirei do vaso, cortei as raizes mortas, algumas estavam já em estado de decomposição e deixei o restante, apliquei um enraizador para auxilar no processo, fiz a limpeza do caule e dos galhos, e aumentei a exposição no sol para todo o período da manhã, depois posto umas fotos de como ficou. mas uma vez obrigado.
Felipe, obrigado pelas perguntas também serviram para aumentar um pouco mais meu conhecimento e fazer o processo sugerido pelo Elio com mais segurança. Valeu abração.