Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

duranta

bruno matorizen20/10/2011 17:46
duranta
então, aki na rua jogaram fora esta muda de pingo d' ouro, fiquei entereçado e fui da uma olhada...
então escolhi uma deixei ela 24 hrs no horminio enraizador por causa da sua pouca quantidade de raizes...Sera que vingara??
segue a foto:

Otoniel Santos20/10/2011 20:12
Re: duranta
Vai com fé irmão vai vingar sim. Eu a plantaria em um sbstrato estério (Areia de construcão e ou pedrisco) e furaria a lateral da bacia onde vc a plantou para evitar fungos por ecesso de umidade.
bruno matorizen21/10/2011 17:07
ok mais ate ano que vem
vo dexa ela ai paradinha
Nikkei 10021/10/2011 18:08
Bruno, se fosse minha, após o início das brotações, iniciaria leves trações, com muito cuidado para não rachar o galho na base, dando já um posicionamento aos galhos próximo da horizontal.
Isso por dois motivos: os galhos da durante ficam quebradiços e não permitem muito movimento depois que lignificam; outro motivo é que vai ganhar tempo na formação aérea até o ano que vem.
Mas precisa tomar muuuito cuidado, pois as brotações são delicadas e podem quebrar. 🙁
As brotações que vierem no ápice podem receber movimento sinuoso acompanhando o tronco para formar o novo ápice quem sabe. Nestecaso não seria direcionado para horizontal, e sim vertical.
Outra dica é não podar nenhum galho, deixar brotar e crescer bastante, daí ano que vem, com os galhos já posicionados na horizontal e com um pouco de movimento sinuoso poderá realizar a seleção dos galhos e podas necessárias 😄
Ela tem um movimento bonito, quem sabe um moyogi?
Tiago R21/10/2011 21:08
O ideal seria plantar na areia. Eu também optaria por um recipiente menor (se fosse possível sem retirar mais das raízes).


Os galhos novos devem ser mesmo direcionados. Para isso faça furos na borda da bacia. Faça um nó frouxo com linha de nylon (dessas de pescar) no galho novo (quando estiver com uns 10cm) e estique devagar até a posição desejada. Depois passe pelo furo da borda e amarre para manter a linha esticada.

Seja cuidadoso pois quebra muito fácil. Com algumas semanas o galho estará fixado na nova posição e você poderá retirar a linha.