Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

ESTACAS AMORA COM 20 DIAS ! BROTANDO

marcelo bh21/10/2011 15:23
ESTACAS AMORA COM 20 DIAS ! BROTANDO
amigos,acho que só uma das minhas estacas de amora não vingou,a que eu mais queria,mas não sei se é sedo para dizer se ela não vingou. as outras ,estão com brotação.

plantei dia 2 de outubro 2011 amanha fara 20 dias que as plantei.

1 delas não resisti tirei da areia pra dar uma olhadinha rss,mas a plantei imediatamente e reguei normalmente. minha surpresa foi achar formação de raizes mais ou menos 1 cm ,na espessura de um palito de fosforo, é muito legal,achei impressionante,agora é só esperar mesmo a brotação crescer. em breve coloco as fotos . e as estacas são bem grossinhas. acho que vão dar excelentes bonsais.

1ft - estaca com uns 40 cm altura

espessura pouca coisa menor que um frasco de detergente

Uploaded with ImageShack.us
abs

2 ft- média 18 cm altura
espessura um pouco mais que um cano de 3/4

3- ft uns 10 cm
espessura de um cano de 3/4

4- ft galho

bom essa ai o estilo nem preciso comentar né, ja nasceu pra coisa rss

5- ft altura uns 18 cm
espessura de uma lampada fluorescente grande

bom é isso depois tiro mais fotos das outras, que são só pedacinho de tronco na espessura de um cano de 3/4 e uns 13 cm de altura que sobraram e eu coloquei na areia pra ver se pegavam a maioria brota mesmo rss impressionante inclusive brotam com frutos rss

abs
Israelbonsai22/10/2011 11:07
Resposta
😄 Muito legal suas estacas terem dado certo, as minhas, nenhuma pegou direito, como você fez as suas pegarem??? Qual foi o tratamento dado para as estacas? É que eu sou iniciante e não sei muito sobre estaquia.
Nikkei 10022/10/2011 12:21
fiz umas estacas há umas 4 semanas e só agora estou observando o surgimento das gemas verdes. Estava ficando desanimado, mas acho que vai vingar também.
Eu cortei, deixei mergulhado no superthrieve por 1 hora e plantei em areia grossa
marcelo bh22/10/2011 13:09
amora
Nikkey , com certeza as suas devem estar enraizando. Nossa eu to com umas aqui que vou ter muito gosto de trabalhar com elas,os troncos ja estão formadinhos.
depois que enraizarem e formar uns galinhos ai passo para o substrato de
bonsai,mas vai demora ainda ,só vo passa quando ter certeza que pegaram.

vcs sabem qual é a época certa de tirar da areia e passa pro substrato?

acho a areia boa só para enraizar mesmo,pois considero solo mais pobre estou certo?

MUDEI A POSTAGEM AS FOTOS SÃO ESSAS DE CIMA, ESTÃO COM 20 DIAS HOJE!

vou tirar as fotos e postar o mais rapido possivel

israelbonsai, nao fiz tratamento algum, apenas usei enraizador ,e plantei na areia média lavada que eu tinha aqui. para rebocar um muro.

acho que é só planta e espera, e olha que os meus nao são galinhos

abs
marcelo bh23/10/2011 22:04
amora
Amigos estou com essas duvidas ai, quanto tempo devo deixar na areia,
e passar para o substrato?

depois precisarei de ajuda para definir estilo

abs
Nikkei 10024/10/2011 13:52
Eu deixo um tempão, por um ano ou mais. A areia estimula a formação de raízes, depois de uns 2 ou 3 meses iniciamos a adubação que irá suprir a planta adequadamente para acelerar o crescimento. Enquanto está na areia pode ir trabalhando a planta também. 😄 Esperar um ano (ou até a época mais propícia perto deste período) é mais indicado pois ela vem de uma estaca e gasta energia para emitir novas raízes e se recuperar, se trocar de vaso logo vai fazer ela passar por um outro stress em pouco tempo. Não quer dizer que ela vai morrer, mas vai castigar muito ela.
marcelo bh24/10/2011 21:29
ESTACAS AMORA
Beleza Nikkei 100, agradeço muito as dicas, pois nao tive muito contato com estacas,as poucas que tive nao vingaram ,inclusive foi com goiabeira, e nem enraizador eu usei.

agora com essas pelo menos estão dando mais sinal de vida, acho que a maioria vingou .

Depois se vc puder da uma olhadinha num tópico que estou abrindo sobre flamboyant , consegui umas estaquinhas hoje.

mais uma vez agradeço muito sua atenção e a dos amigos ai do forum

abs
Marcio Misso24/10/2011 23:10
Irado! To querendo fazer isso com uma amoreira que tem aqui perto.
é fácil achar esse enraizador superthrive? Existem outros que servem?
marcelo bh24/10/2011 23:18
AMORA
Marcio eu usei um acho que se chama verde raiz é baratinho vou ver o nome certo , pois to na duvida e posto aqui amanha para vc ok ,nao sei a qualidade,mas usei dele mesmo não achei outro usei 5 ml para um pouco mais de meio litro a recomendação é 5 ml por litro. hoje deixei de molho ums flamboyant que consegui

depois ve as fotos eu postei hoje
eu nao tenho outro enraizador entre por nada e este eu to usando o que tenho depois tem que ver ai com o pessoal se este é bom ,eu sou novato nas estaquinhas ainda rss
vamos ver as estacas de flamboyant se vão pega.
abs
Nikkei 10025/10/2011 12:44
As estacas de amora devem pegar até sem enraizador.
Filipe Henrique25/10/2011 14:12
as minhas tão que tão tambem!
eu usei benerva, vitamina B1 comprada na formacia mesmo, deixei elas mergulhadas na solução enquanto preparava o substrato e os baldes.
reparei tambem que todas pegaram aparentemente.
mas as que plantei só na areia não desenvolveram tanto quanto as que plantei em substrato de frutifera com 50% a mais de areia incluido.
vou tirar fotos agora e mais tarde posto pra galera da uma olhada.
abraços