Dica para renomear Fotos
Oi pessoal!
Estava eu aqui organizando as diversas fotos que tenho das minhas plantas.
E como minha máquina cria uns nomes meio aleatórios aprendi uns macetes pra renomeá-las.
Levando em conta que precisamos da data da foto em que foi tirada para melhor adubar, podar e tal,
quando precisamos voltar no tempo e pegar uma foto antiga.
Mas como renomear diversas fotos tiradas ao mesmo dia, sem criar uma pasta para cada dia?
Então lá vai. As dicas são simples e talvez muita gente conheça.
Como exemplo, temos 3 fotos com os nomes IMG0005A, IMG0006A e IMG0007A do exemplar pitanga:
1 - Baixe as fotos para o pc.
2 - Se você não sabe quando as fotos foram tiradas, clique em uma delas
com o botão direito do mouse, vá em "Propriedades", aba "Resumo", onde aparecem diversas informações sobre a imagem.
Busque a informação "Data em que a foto foi tirada".
Se você possui data e hora configuradas na sua máquina, aparecerá a data correta aqui.
3 - Bom agora dê um OK ou saia dessa tela e volte aos e arquivos de imagem.
4 - Selecione os três arquivos arrastando o mouse sobre eles.
5 - Aqui atenção! Com os 3 marcados, clique com o botão direito do mouse sobre o primeiro arquivo da série a ser renomeada e
escolha "Renomear". Ex. IMG0005A . Isso fará com que seja habilitado somente a caixa do nome desse arquivo.
6 - Digite a data encontrada anteriormente. Eu uso o padrão xx.xx.xxxx (22102011, data de hoja).
7 - Dê um "Enter" no teclado. Após esse comando, todos os arquivos vão ser renomeados com a data padrão contendo entre parênteses um número sequencial colocado pelo PC, automáticamente.
Ex.: Se eu digitar "22102011", os arquivos serão renomeados para "22102011, 22102011(1) e 22102011(2)".
Funciona com letras também.
PS.: Entretanto para a ordem cronologica ser mudada corretamente, a numeração das fotos deve estar na sequencia em que foi tirada.
Ao copiar para o pc elas podem ficar de tras para frente, ok?
Achei legal ter esse Bê-a- Bá, pois imagine mudar uma por uma... 😉
Bom fim de semana a todos!
Estava eu aqui organizando as diversas fotos que tenho das minhas plantas.
E como minha máquina cria uns nomes meio aleatórios aprendi uns macetes pra renomeá-las.
Levando em conta que precisamos da data da foto em que foi tirada para melhor adubar, podar e tal,
quando precisamos voltar no tempo e pegar uma foto antiga.
Mas como renomear diversas fotos tiradas ao mesmo dia, sem criar uma pasta para cada dia?
Então lá vai. As dicas são simples e talvez muita gente conheça.
Como exemplo, temos 3 fotos com os nomes IMG0005A, IMG0006A e IMG0007A do exemplar pitanga:
1 - Baixe as fotos para o pc.
2 - Se você não sabe quando as fotos foram tiradas, clique em uma delas
com o botão direito do mouse, vá em "Propriedades", aba "Resumo", onde aparecem diversas informações sobre a imagem.
Busque a informação "Data em que a foto foi tirada".
Se você possui data e hora configuradas na sua máquina, aparecerá a data correta aqui.
3 - Bom agora dê um OK ou saia dessa tela e volte aos e arquivos de imagem.
4 - Selecione os três arquivos arrastando o mouse sobre eles.
5 - Aqui atenção! Com os 3 marcados, clique com o botão direito do mouse sobre o primeiro arquivo da série a ser renomeada e
escolha "Renomear". Ex. IMG0005A . Isso fará com que seja habilitado somente a caixa do nome desse arquivo.
6 - Digite a data encontrada anteriormente. Eu uso o padrão xx.xx.xxxx (22102011, data de hoja).
7 - Dê um "Enter" no teclado. Após esse comando, todos os arquivos vão ser renomeados com a data padrão contendo entre parênteses um número sequencial colocado pelo PC, automáticamente.
Ex.: Se eu digitar "22102011", os arquivos serão renomeados para "22102011, 22102011(1) e 22102011(2)".
Funciona com letras também.
PS.: Entretanto para a ordem cronologica ser mudada corretamente, a numeração das fotos deve estar na sequencia em que foi tirada.
Ao copiar para o pc elas podem ficar de tras para frente, ok?
Achei legal ter esse Bê-a- Bá, pois imagine mudar uma por uma... 😉
Bom fim de semana a todos!