Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Identificação de Espécie

12
pmaia22/10/2011 21:16
Identificação de Espécie
Gostaria de pedir a ajuda dos amigos na identificação desta espécie. Plantei de semente colhida na rua. Se ficar difícil, prometo fotografar a árvore.

SEKI - Elio Luis Secchi22/10/2011 22:37
A meu ver parece um Sibipiruna. Mas muitas leguminosas quando mudas pequenas são muito parecidas e popdem nos confundir. Mesmo assim minha aposta é nesta planta...
abraço
pmaia22/10/2011 23:41
Elio,

obrigado pelo retorno. Pesquisei na intenet e acho que você tem razão, pois as árvores que encontrei são realmente muito parecidas com a Sibipiruna.

Abs.
Anderson Neuhaus23/10/2011 11:05
com certeza é uma sibipiruna! possuo 2 em meu viveiro.
SMART223/10/2011 13:00
por acaso essa ae e uma das 2 especies q vc me mando dizendo q num sabia qual era? eu plantei e com 3 dias ja tavam com brotos pra fora, muito rapido...
pmaia23/10/2011 13:55
É verdade Smart. Esta semente estava na coleção que te mandei. Vamos acompanhar.

Obs.: após 3 pares de folhas já cortei o ápice, para produzir a ramificação.
calao24/10/2011 15:03
Boa tarde a todos, acho que não é sibipiruna, as folhas do sibipiruna são bem mais miudas, acho que tenho esta espécie em casa chegando lá vou verificar e volto a postar.
pmaia24/10/2011 20:36
Valeu calao. Vamos aguardar.
calao24/10/2011 21:16
Boa noite a todos, abaixo fotos de minhas mudas parecidos com a foto do colega pmaia e fotos de uma muda de sibipiruna tambem
Pau Brasil:

Uploaded with ImageShack.us

Foto de uma Sibipiruna:

Amigo pmaia se a sua muda tiver espinho no tronco pode ser o Pau Brasil, note que as folhas do sibipiruna são em pares e a do Pau Brasil uma folha na sequencia da outra.
Ricardo Paiva24/10/2011 21:21
Concordo com o calao.
pmaia24/10/2011 22:00
Como mostrado nas minhas fotos, as folhas são em pares e não há espinhos. Tenho uma muda de pau brasil, e é realmente bem diferente.
calao24/10/2011 22:17
Sim amigo em pares mãs não ligada uma na outra ( as folhas uma do lado da outra ) e sim com espaço olhe com detalhe da ponta p/ dentro tem uma folha dai um espaço dai a outra folha e assim sequencialmente, me desculpe más achei que era Pau Brasil.
pmaia14/11/2011 18:42
calao,

não precisa se desculpar, pois a sua opinião é sempre importante.

Abs.
Pedro Catarin14/11/2011 20:11
calao, a última foto apresentada por você não é de uma Sibipiruna e sim de um Jacarandá (aquele de flores roxas).

Abraços!
MarcoBonsaiPoa15/11/2011 01:05
Jacaranda mimoso, tb afirmo que não é sibipiruna a última foto mostrada pelo colega Calao...
MarcoBonsaiPoa15/11/2011 01:25
Pmaia pesquise canafístula...
pmaia15/11/2011 09:38
Marco,
pesquisei a Canafístula, como você sugeriu. Realmente parece bastante, mas continuando a pesquisa me deparei com dois tópicos aqui no fórum que mostra uma Sibipiruna com as folhas idênticas a minha. Até a coloração das folhas novas são exatamente iguais. Dê uma olhada:

http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=8825&highlight=sibipiruna

http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=13761&highlight=sibipiruna
MarcoBonsaiPoa15/11/2011 12:02
Pmaia! A semente pode dizer tudo, se tiver a oportunidade de fotografá-la, poderá desvendar o enigma.Tenho sibipiruna e canafístula, e quando são jovens, são pequenos detalhes que diferenciam.Tem tb o Barbatimão, uma árvore com propriedades medicinais, com a coloração e aspecto de folha bem parecido.Por isso acho que a imagem da semente ou da árvore adulta pode dizer melhor...
pmaia15/11/2011 14:44
Marco,

conforme tua sugestão, aí vão as fotos das sementes:

São idênticas as de sibipiruna que vi na Internet. O que você acha?
MarcoBonsaiPoa16/11/2011 11:36
Agora tá tudo certo! Sibipiruna na kbça 100%.abç
pmaia16/11/2011 11:56
Valeu Marco pelo empenho e pelo debate.

Grande abraço.
Aldair J M de Oliveira19/11/2011 00:07
Caro colega, se eu não estou enganado, pelo pouco conhecimento que tenho esta especie é conhecida popularmente como pal Brasil.
Nome Científico: Caesalpinia echinata

Família: Leguminosae-Caesalpinoideae

Características Morfológicas: Árvore com tronco espinhento, registro de exemplares com até 30 m e 1,5 m de circunferência de base.

Origem: Brasil.

Ocorrência Natural: Da Mata Atlântica, ocorria do Ceará ao Rio de Janeiro.
http://turismo.culturamix.com/blog/wp-content/gallery/parque-nacional-do-pau-brasil/parque-nacional-do-pau-brasil-15.jpg
SMART219/11/2011 00:19
enfim uma resposta né... agora ja sei q tenho uma muda de Sibipiruna e so escrever la na lata pq num vo lembra desse nome por muito tempo
pmaia19/11/2011 10:09
Caro Aldair,

com certeza não é Pau Brasil, pois toda discussão inicial foi baseada na semelhança, mas após a dica do Marco, em analisarmos a semente, ficou claro que realmente é uma Sibipiruna.

Veja a descrição dada no Wikipédia:

A sibipiruna (Caesalpinia pluviosa sin. C. peltophoroides; Caesalpinioideae), também conhecida como coração-de-negro, é uma árvore de grande porte, nativa do Brasil, perenifólia, chegando a medir 28 metros de altura (normalmente entre 6-18m) com até 6 metros de diâmetro da copa arredondada e muito vistosa. Facilmente confundida com o pau-brasil ou pau-ferro pela semelhança da sua folhagem. Muito usada para arborização, especialmente da cidade de São Paulo[carece de fontes], de onde foram batidas as fotografias abaixo. A cidade de Maringá, no Paraná, possui arborização com 80% em Sibipiruna[carece de fontes].

As folhas são bipínadas com haste central de 20-25cm de comprimento com 8-9 pares de pinas, cada uma com cerca de 11-13 pares de folíolos de 10-12mm por pina. A floração ocorre entre a partir de agosto podendo estender-se até o final do verão, produzindo inflorescências em rácemos cônicos eretos com flores amarelas. A frutificação dá origem a vagens compostas de duas valvas secas, lenhosas, longas e coriáceas com 7,6-12,0cm de comprimento por 2,7-3,1cm de largura. Quando maduras, as vagens rompem-se por torção em deiscência explosiva arremessando de 1-5 sementes. Estas são comprimidas, irregularmente circulares, transversas, ovato-obovadas ou orbiculares a subglobosas, com testa dura e muito rígida, clara, grossa ou sem albúmen, provida de um bico no hilo e marginada. Podem viver mais de cem anos.
MarcoBonsaiPoa21/11/2011 08:18
Existe tb a conhecida como orelha-de-negro(Timbaúva-Enterolobium contortisiliquum), facilmente confundida com coração de negro, de folhagem semelhante e ao mesmo tempo bem característica, diferenciando-se visivelmente ao compará-las lado a lado.abç
12