Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Shimpaku abandonado

Vanderlei E. Döge23/10/2011 11:59
Shimpaku abandonado
Olá,
Á algum tempo atras comprei dois Shimpakus em uma floricultura aqui perto, os dois estavam horriveis, e quase morrendo, consegui salva-los, porém com a correria do dia a dia já não tinha mais como cuidar deles.
Hoje resgatei os dois e gostaria da ajuda de voces para que eu possa definir um estilo e o que fazer com eles.

Shimpaku 1:

Shimpaku 2:

Anderson Neuhaus23/10/2011 14:26
Esta precisando de uma poda e aramagem! aqui no forum vc encontra topicos sobre o assunto.
igorfr23/10/2011 16:03
na minha opinião, você poderia deixar eles se recuperarem mais um pouco e depois nesse primeiro voce poderia fazer no estilo fukinagashi, eu acho que ficaria legal, mas o melhor mesmo e você aguardar as opinioes do colegas mais experiantes 🙂
Vanderlei E. Döge23/10/2011 16:18
está muito dificil de escolher qualquer estilo para eles já que são plantas brutas sem nenhum cuidado anterior.
Mcdonald24/10/2011 11:04
Concordo com o Igor......

Começe a adubar, cuide bem da rega e espere até o inverno que vem para fazer intervenções. Assim vc não corre o risco de perder elas. Até pq, estão magníficas ao meu ver. Se fosse minha eu faria isto, ai no inverno, faria uma aramação e torceria muuuuuuuuuuuuuito... Muito mesmo.... Ai sim vc poderá definir um estilo, devido elas serem novinhas...

Abração e força ai..
Bruno Gomes27/10/2011 16:45
Concordo com o Mac, até porque o inverno é a época delas para algumas intervenções.

Eu tentaria um estilo dragão chines. Sou fascinado por este tipo de trabalho e em breve pretendo faze-lo em shimpaku e kaizuka.
Nikkei 10027/10/2011 18:34
Estou com Mc e BRuno, deixe a planta fortalecer até o próximo inverno, quando aí sim realizará as intervenções. Muitas possibilidades para suas plantas, eu não deixaria de considerar a aramação e grandes torções nelas... 😄
Vanderlei E. Döge28/10/2011 12:51
Legal as dicas de voces pessoal, estão me ajudando muito, mas estou preocupado com o Shimpaku 2, o solo dele esta totalmente compacto, sera que não seria uma boa tirar ele deste vaso e tirar parcialmente 1/3 da terra e replanta-lo?