Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Azaleia - primeira troca de terra (DESASTRE TOTAL!)

renata_bbc23/10/2011 15:48
Azaleia - primeira troca de terra (DESASTRE TOTAL!)
Ola, queridos!

Fiz a primeira troca da terra da minha azaleia (que ainda é uma muda) ha 15 dias. Estava um verdadeiro terror!!! Raizes trançadas, muuuuito barro (tive que ligar jato forte da torneira para soltar), pouquíssima raiz fina... Enfim... Depois de tirar todo o barro, cortei as raizes mais grossas (algumas estavam com 0,5cm de diâmetro) e as que já estavam aderidas umas as outras... Replantei com substrato com bastante pedrisco fino (para ver se crescem mais raízes finas). Ainda não coloquei adubo...

Há alguns dias ela começou a perder folhas e agora está quase nua!! Coloquei borra de café ontem (me disseram que é um bom enraizador).

Fiz errado? Fiz certo? O que eu faço??

Obrigada!

Renata
Elio23/10/2011 19:07
Renata, como foi tirado muitas raízes a própria planta se encarrega de se desfazar de folhas.
Fique tranquila.

Sombra e água! Nada mais por uns 4 meses.

abraço
renata_bbc23/10/2011 19:29
Ufa!
Muito obrigada!!
Só uma duvida... Nao sabia q tinha q ficar fora do sol.. De fato, aqui no RJ nao tem feito muitos dias de sol e aqui na minha varanda só bate sol da manha. Sera q teve problema?
Seph190323/10/2011 20:53
Azaleia
Oi Renata

Assim eu tenho algumas azaléias que, uma vez por deixar na sobra mesmo, ficou dois dias sem água e caiu quase todas as folhas...ela é meio temperamental rsrs
Após esse fato, recuperei ela totalmente, e depois fiz uma poda de raíz bem de leve. Utilizando bom substrato, e hoje ela tem uma brotação fantástica.
Pegam sol do início da manhã até umas 11 horas e estão com as folhas bem escuras.
Por outro lado, tem uma que está se recuperando do inverno rigoroso e tem sofrido bastante, faz uns 4 dias perdeu algumas folhas. Estou pensando em reduzir a quantidade de sol, no caso dela...

Acho que a tua deve brotar tranquilo, mas coloca na sobra por enquanto...

Abs
renata_bbc23/10/2011 21:49
Agradeço muito!!!
Depois conto como ficou... 🙂
Anderson Neuhaus24/10/2011 11:39
Acompanhando!
Marcio Misso24/10/2011 21:33
Perdi uma muda de azaleia esses dias. Fui viajar e quem cuidou a enxarcou. Azaléia gosta de solo seco e muito sol.
Porém nesse período de trasplante, sombra e pouca agua vai bem. Boa sorte!
marcelo bh24/10/2011 23:43
azaleia
depois se der poe fotos dela para o pessoal acompanhar!
renata_bbc25/10/2011 15:05
Muda Azaleia 25 out 2011
Essas são as (tristes) fotos da minha mudinha hoje...

Ela está com mais ou menos 25/30cm a partir do vaso.

wlsjurai04/02/2012 22:06
REnata, tive um problema semelhante com uma caliandra. TRoquei de substrato no dia 17 de novembro do ano passado, e ela secou todas as folhas, achei que tinha perdido ela. mas deixei ela no canto e continuei regando (esperança é a ultima que morre), e agora semana passada ela começou a lançar alguns brotos.
MAntenha ela na sombra onde pegue bastante luz indireta, e continue mantendo as regas.