Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

pré de jabuticaba

carlos ita23/10/2011 21:16
pré de jabuticaba
Tenho este pré de jabuticaba tem alguns problemas como a conicidade invertida por exemplo mas eu gosto muito do movimento do tronco.Gostaria da ajuda de voces,eu quero melhorar a ramificação e engrossar os galhos para ficar mais proporcional com o tronco principal,gostaria d

Uploaded with ImageShack.use saber oque fazer primeiro e o que fazer?
Lrgullo24/10/2011 08:45
bom dia,
se quer ramificação e engrossamento... é plantar no chão ou mamadeira adubar e esperar... ela tendo espaço para mais raízes vai ter como beber e se alimentar mais para crescer =D

abraço
Thiago Batista24/10/2011 12:27
Olha, a jabuticaba é difícil de melhorar a conicidade porque a alporquia é complicada, mas a enxertia pode ser uma boa opção. Eu não vou me aprofundar no assunto por pura falta de conhecimento, já que nunca fiz uma enxertia. Mas acredito que utilizando a técnica correta, não deva ser difícil alcançar bons resultados.

Quanto à espessura dos galhos, é bom deixá-los crescer bastante, pois um galho longo é obrigado a engrossar para sustentar o próprio peso. Galhos curtos, ao invés, não tendem a engrossar muito. Então, nesse sentido, creio eu que você deveria selecionar os galhos mas adequados à formação estrutural primária e deixá-los crescerem livremente até atingirem o diâmetro desejado.

Uma boa adubação regular e frequente também é crucial para que obtenha um bom resultado. Também deixo essa parte para os outros colegas comentarem, já que a contrário sensu da maioria dos bonsaistas, eu não utilizo osmocote, torta de mamona, ou farinha de osso, mas apenas adubo químico granulado, pois tenho maior facilidade de acesso a este.

Um recipiente de cultivo maior também se faz necessário, tendo em vista que a limitação ao crescimento radicular também importa numa diminuição do crescimento estrutural, ou seja, os galhos não tendem a crescer tanto, se as raízes não têm espaço. Então, aconselharia-te a adotar um recipiente maior do que este, como bem disse o nosso caro colega Lrgullo, adotando o chão ou a mamadeira. Pode, também ser usada a sempre citada pelo colega Nickfurry "bacia grande bem perfurada no fundo e nas laterais". A escolha cabe a você.

De resto, paciência é o melhor remédio.

Um forte abraço.