Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Duranta da Tica

Sergio Batalini24/10/2011 21:21
Duranta da Tica
Ola amigos , esta duranta veio do sitio da Dona Tica trocada por algumas duzias de vasos e potes de plastico que já não uso mais { estou reduzindo a quantidade de mudas que já somavam mais de 200. Vou limitar a menos de 100 para poder cuidar e ter plantas com maior qualidade tecnica . Aqueles palitos e galhinhos e estacas sem muto futuro foram doados ou descartados .

Segue a primeira intervenção feita , com poda drastica e um falso transplante para uma bacia maior e com substrato mais nutritivo e drenante:

23/10/2011

Uma copa frondosa já produzindo cachos de florezinhas azuis , mas com graves problemas quando olhada por dentro .
Sergio Batalini24/10/2011 21:24

A base do tronco é forte e parruda como dizem os amigos do forum , acredito que a posição que se encontra não é a original prejudicando o nebari e dando a impressão de instabilidade .

"Entrando" na arvore e observando a copa por baixo percebo que 5 troncos grossos surgiram depois de uma poda drastica feita a muito tempo. Por mais que procuro não encontro saida , mas por precaução vamos eliminar um a um ....

Agora são 3 os troncos restantes , mas ainda não vejo possibilidades , vamos em frente ....

Mais um eliminado e uso a retifica para os acabamentos , não pretendo manter tocos para futuros jin porque não estão posicionados em pontos que julgo ideais , estão todos juntos e verticais ..

Olhando por este lado não é muita coisa , mas enfim o calibre do tronco é o que me interessa , talvez a saida seja eliminar todos os galhos e manter apenas o tronco para que os futuros brotos possam ser trabalhados desde pequenos .

Esta é a posição que pretendo manter na tentativa de estabilizar a base do tronco e melhorar a conicidade ...

Vamos a troca da bacia , percebam a quantidade de raizes capilares tomando todo o espaço que é composto por areia fina {saibro} comum nos sitios da região ...

Como estou tentando reduzir a quantidade de bacias e potinhos com galhinhos e estacas toda a copa vai ser descartada , outro motivo tb é pela quantidade de mudas e cercas vivas e plantas bem interessantes desta especie encontradas pelos jardins e sitios da região .

Surgiu uma duvida quando aos dois tocos restantes , e vamos esperar as brotações para resolver , já que pretendo eliminar um dos dois , pelo movimento do tronco talves o da direita , ou o da esquerda ... 🙄

Se puderem opinar sobre o trabalho realizado e qual das duas sequencias do tronco devo manter , agradeço . 🙄
Anderson Neuhaus24/10/2011 22:41
excelente material meu amigo! esta de parabéns.
Alcides Junior25/10/2011 11:23
Uma ótima transformação.
Quando brotar e formar a copa vai ficar muito bom.
Parabéns pela intervenção.

Quando falou sobre as mudinhas e estacas...chega um ponto que a gente começa a se livrar delas...ainda tenho muitas....hehehe
Tiago R25/10/2011 15:07
acompanhando
Sergio Batalini06/02/2012 22:26
Mais uma "PLANTA DIFICIL" da minha coleção ...né amigo Edson 0605.

Mas com a sua ajuda vamos conseguir ... 😂

e voltamos ao começo novamente .. mas enfim é assim que caminhamos : um passo a frente ... 2 prá traz.. Paciencia é o nosso forte..
Laudir07/02/2012 00:11
ufa... deu trabalho visualizar todas as fotos kkkk
que história hein
quanta "drasticidade" nas podas

vai render bastante, parabéns pela aquisição

acompanhando...
Ricardo L C07/02/2012 09:24
BELO TRABALHO, ACOMPANHANDO
Vhalveruth07/02/2012 11:21
vou acompanhar

abraços
Pedro Reimão07/02/2012 11:23
Acompanhando.
Guilherme Luz07/02/2012 14:38
Nossa, essa com certeza eu tambem quero acompanhar
ROGÉRIO DIAS07/02/2012 14:44
É
KARA,,,VAI FICÁ SHOW MESMO
Sergio Batalini07/02/2012 14:45
Vejam que nada foi dito sobre estilo ou vaso, a priori queremos apenas formar um principio de copa . O galho longo da direita esta sinuoso e deverá contornar o tronco por cima deslocando a massa verde para o centro do tronco , desta forma a copa será curta a esquerda e alongada a direita ...
Guilherme Luz07/02/2012 15:39
Sergio, só uma curiosidade, qual pasta cicatrizante foi utilizada?

antecipadamente agradeço...
edson060509/02/2012 10:43
Que nada!!
Essa aí foi moleza!!
"Ferramenta nova" para bonsai e uma Skol gelada!! 😂 😂
Sussa!!!

Abraços.
Edson.
Sergio Batalini09/02/2012 11:12
Valeu pessoal pelo incentivo .

Guilherme a pasta é da biofert, nacional .
Mas segundo "alguns" amigos não é lá aquelas coisas ... 😂
claro que as melhores são japonesas , importadas ... mas :

" Quem não tem cão , caça como gato"...
ROSIMEIRE E. G.09/02/2012 15:56
Acompanhando!!
Guilherme Luz09/02/2012 18:04
Sergio, mais uma vez obrigado, vou ver se compro um bom cicatrizante, acho que um nacional pra mim já ta passando de bom, afinal estou acostumado a me virar com pasta de dente e cola de madeira...

hehehehehehe

Como vc mesmo disse quem não tem cão caça com gato, no meu caso acho que to caçando com um camundongo...

Mas continue postando o desenvolvimento dessa duranta, tá ficando show...
Anderson Neuhaus09/02/2012 22:44
acompanhando!!!