ADN escreveu:
Sera que vinga um Bonsai?
Vinga sim, e muito bonito, por sinal. As folhas reduzem muito bem. No meu aqui elas estão pequenininhas.
Além disso, para onde você conduzir o galho ele fica. Em menos doque um mês, você pode tirar o arame ou o ancoramento, que o galho fica. Sem falar na facilidade que ela tem de engrossar os galhos. Eu recomendo muito essa espécie, principalmente para quem estiver iniciando, porque ô bichinha difícil de matar. hehehe.
Só tem um contra. O chão do viveiro fica só folha de sibipiruna. Faz muita sujeira.
Como eu falei, também, tem o fato de o arame marcar com facilidade, mas não chega a ser um problema, pois rapidinho some. Se deixar, o arame some na casca. Não precisa nem tirar. hehehe.
Outra coisa que acontece são as formigas, que insistem em fazer buraco no tronco. Estou com um pequeno probleminha com aquelas pequenas doceiras. É difícil controlar nessas espécies de folhas pinadas, pois elas exalam substâncias adocicadas, que as formigas adoram. Eu tenho um angico aqui, que em cada golha tem uma glândula que emite uma gotinha de "mel". É bem docinho mesmo (já provei) e ficam os montes de insetos encima para comer a substância.
Eu acho que ficaria bom com um trabalho em madeira morta do tipo escavada, como nesse ligustro que foi citado pelo colega forista Gustavão, no tópico
http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?p=178147&sid=81034a39cc19b73487a0e16d54b7fe89 :
Lá também tem outras imagens de inspiração citadas pelo nosso colega nickyfury, que são ótimas idéias.
Abraços.