Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Painera muda nova

ADN25/10/2011 16:44
Painera muda nova
E ai pessoal palntei essa painera no vaso tem uns 5 meses, cortei a ponta e estaquiei no mesmo vaso olha o resultado.

Alguem tem experiencia com essa especie ?

estou em duvida se tiro o broto que saiu no galho do lado direito na segunda e terçeira fotos
Anderson Neuhaus25/10/2011 21:40
Estão no caminho certo! acompanhando..
Thiago Batista26/10/2011 01:12
Traciona o broto para baixo. A tendencia é sempre nascer para cima mesmo. A minha experiência é pouca, mas de cara já te adianto: tem que ter paciência. Mas o resultado compensa. Uns bons anos de tracionamento e podas frequentes.

Bastante água ajuda a formar o inchaço característico, mas tem que tomar cuidado para não apodrecer. O interessante é utilizar um substrato muito bem drenante, como caco cerâmico puro, e regar mais do que as outras plantas. Assim, ela retém a água das regas, criando a "barriga".

Boa sorte e um abraço.
ADN26/10/2011 09:31
OK, obrigado pelo comentario, mas ainda estou em duvida se tiro o galho que surgiu proximo ao tronco do lado direito nas fotos 2 e 3, e cortei a ponta do broto, para ver se ramifica
Thiago Batista26/10/2011 12:30
ADN escreveu:
OK, obrigado pelo comentario, mas ainda estou em duvida se tiro o galho que surgiu proximo ao tronco do lado direito nas fotos 2 e 3, e cortei a ponta do broto, para ver se ramifica

Não tira não... Deixa ele lá.

Só dá uma tracionada nele para baixo (em sentido lateral ao galho principal) para dar algum movimento. Ramificações próximas ao tronco não são ruins não. (ao meu ver, é claro!).

Mas tudo depende do seu gosto. Se estiver realmente te incomodando, brotação é o que não vai faltar no futuro, se mantiver uma boa adubação, e sempre retirar a pontinha dos galhos (isso estimula a brotação).

Abraços.
Marcio Misso29/10/2011 14:34
Legal, essa tá mais adiantada que a minha. Vou acompanhar e seguir alguns passos. abraço