Alporquia Acer Palmatum
ADN25/10/2011 17:33
Alporquia Acer Palmatum
Fiz uma alporquia no acer que estou deixando crescer.
Fiz no mes de agosto as raizes estão furando o saquinho não sei o que faço troco o saco e coloco mais musgo ou ja tiro e planto no escorredor ?
Se alguem poder ajudar
Mcdonald25/10/2011 21:08
ADN
Pelo que leio, o legal é esperar uns 3 meses. SE as raízes estão saindo, deve ser pq tinha algum buraco, ou a amarração afrouxou. Tente colocar ela de volta no saquinho... Colocar mais musgo é muito arriscado e se fosse eu não faria..
Não custa nada esperar um pouquinho e garantir uma boa muda.
Agora.. se alguém mais experiente tiver outra opinião, vai ser muito legal compartilhar conosco..
Abração
Anderson Neuhaus25/10/2011 21:35
Esta respondendo muito bem meu amigo parabéns!
ADN26/10/2011 09:44
Fala Mec blz, cara ainda ontem eu tirei o saquinho, as raizes estavam furando o saquinho , ai coloquei mais musgo e um novo saquinho em breve mostro os resultados,
Estava pensando em fazer outtra alporquia na mesma planta, mas nessa época sera que vinga ?
tgrespan26/10/2011 10:55
Legal que pegou. Meu primeiro alporque fracassou, agora fiz um novo com um vasinho. Vamos ver se dessa vez vai. Boa sorte. Abs
ADN26/10/2011 11:43
Cara é normal dar errado eu ja perdi um acer palmatum , fiz um alporque para dimuiir o tamanho e ficar com dois exemplares e acabei perdendo o acer, mas é assim que se aprender né .
Becker26/10/2011 15:52
ADN26/10/2011 16:42
E ai Becker Beleza, o cara muito legal a sua caliandra, eu estava pensando em tirar mesmo mas achei melhor esperar até dezembro para remove-la afinal um mes a mais não vai fazer muita diferença e vai aumentar as chances de um bom susseço não acha ?
Valeu até mais
SEKI - Elio Luis Secchi26/10/2011 16:58
Do jeito que as raizes estão aí pode retirar em seguida. Eu não esperaria muito pois quanto mais espera mais o clima fica quente, o que é sempre um complicador.
Ao retirar o alporque e plantar, retire também boa parte das folhas, especialmente as maiores. Deixe a muda num local com meia sombra por uns 10 dias, retirando do local aos poucos. Não esqueça de amarrar bem a muda em uma estaca ou tutor qualquer pois estas raizes frágeis com o movimento de qualquer vento podem ser quebradas, mesmo depois de plantada.
abraço
ADN26/10/2011 17:32
Fala Elio beleza, cara agora vc me deixou em duvida, estava pensando em deixar enrraizar mais, mas pelo o que vc me disse a respeito do clima faz sentido ja esta esquentado, acho que vou esperar só até o proximo final desemana e vou retirar, o que sugere de substratato para o escorredor, estva pensando em só areia o que acha ?
Becker26/10/2011 18:33
😄 É isso ai ADN, siga os conselhos do nosso grande bonsaista e amigo Elio Luis Secchi que da certo........ 😉
Abraço...... 😉
Elio26/10/2011 19:39
ADN, concordo com o meu amigo xará. Pode retirar. Substrato? 50% areia grossa ou pedrisco ou caco de telha e 50% matéria orgânica (turfa, ou condicionador de solo). Não use terra adubada que vendem nas floriculturas. Só comece adubar depois de 90 dias. Deixe a planta se acostumar a retirar, naturalmente, os nutrientes do substrato orgânico.
abraço
ADN27/10/2011 09:06
Valeu pessal final de semana vou retirar, e plantar no escorredor , obrigado a todos pela ajuda logo posto os resultados, que é o mais interesante !
SEKI - Elio Luis Secchi27/10/2011 16:00
Feito! obrigado xará por completar a informação. Valeu!
Abraço