Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Acer Palmatum Sango-Kaku

Thomas Eckert25/10/2011 19:36
Acer Palmatum Sango-Kaku
Comprei hoje no Ceasa esta muda Acer palmatum sango kaku, achei suas folhas muito lindas e quero explorar uma forma bem parecida com arvores em tamanho real.
Gosto de caules finos, mas quero umas opinioes, eu pensei em fazer uns 2 alporques, sendo que o maior deles eu vou deixar crescer e os outros 2 vou fazer mini bonsai.

Na foto não da pra ter noção, mas suas folhas são muito pequenas, muito mesmo, e seu tronco nao tem a espessura de uma caneta BIC.

🙂
Anderson Neuhaus25/10/2011 23:31
Se eu fosse vc podaria pra aumentar a ramificação,acompanhando..
Thomas Eckert27/10/2011 16:26
Replantei em um vaso maior, suas raises estavam no limite, porem nao podei elas, só tirei de um vaso e passei pro outro.

Um vaso mais bonito, pq aqui em casa nao tenho onde deixar as plantas, entao tds tenq ficar em vasos bonitos assim enfeitam a casa enquanto nao viram bonsai.

Ricardo L C24/11/2011 08:42
LEGAL EM THOMAS , MUITO BONITA.

ENTÃO, DE QUE DIAS QUE TEM NO CEASA, TO QUERENDO IR LÁ, E QUAL O MELHOR HORARIO.

VLW
Thomas Eckert24/11/2011 21:15
Valew, terças e sextas das 0 as 10 hrs... Vale a pena ir conferir, to afim de ir denovo, da proxima pra gastar
Ricardo L C24/11/2011 22:19
VLW THOMAS..

ENTÃO TO COMBINANDO COM O MACDONALD PRA IR NO ENCONTRO DOMINGO, AI PODEMOS COMBINAR UM DIA DE IR NA FEIRA TBM ...
]

ABÇ
Thomas Eckert10/03/2012 12:09
Atualizando
Bom, atualizando, foto tirada a pouco, ele cresceu muito, combati pragas e adubei bastante, usei adubo diluído na água comprado para bonsai e usei mer-da de galinha (melhor e mais barato que qualquer adubo) e como podem ver, a planta disparou e engrossou bastante o caule, agora ja parou de crescer, se preparando para o inverno.

Marcio Misso10/03/2012 16:12
E ae Thomas
Sera que rola alporquia em galhos ainda finos??
Quando diminuir o tamanho, brotara com mais intensidade e ramificacao
Os japa no Ceasa chamam essa especie de acer anao
Abraco
Thomas Eckert10/03/2012 16:27
Marcio Misso escreveu:
E ae Thomas
Sera que rola alporquia em galhos ainda finos??
Quando diminuir o tamanho, brotara com mais intensidade e ramificacao
Os japa no Ceasa chamam essa especie de acer anao
Abraco

Sim, eles me venderam com esse nome, é o acer mais lindo junto com o deshojo...
Então, eu ja cortei uns galhos e enfiei na terra, brotaram, mas como nao era época eles morreram, na primavera vou fazer mais, esta bem grandinha, acho que só vou replantar na primavera do ano que vem, ainda esta meio fino, embora ja esta mais que o dobro de quando eu comprei... ja comprei o musgo para fazer os alporques nos galhos mais grossos... abraço
izaias catelli07/11/2012 21:26
Tenho um sango kaku. A casca do caule é bem laranja. Parecido com http://www.flickr.com/photos/japanesemaplegarden/7023825529/in/photostream/
Thomas Eckert08/11/2012 19:10
izaias catelli escreveu:
Tenho um sango kaku. A casca do caule é bem laranja. Parecido com http://www.flickr.com/photos/japanesemaplegarden/7023825529/in/photostream/

Varia muito para cada região e condição climática, aqui ele não fica tão vermelho em algumas épocas, no momento está sem folhas com galhos vermelho sangue bem forte.
LUIZ ARTHUR10/11/2012 22:33
Thomas Eckert,

Belo Acer!!! Vai dar uma lindo bonsai! E como tá forte a brotação, sinal de muita saúde desse exemplar.
Vou acompanhar também abraço!
bonsaitakin01/03/2013 19:06
como anda seu acer? 😂 😂 😂 😂
Thomas Eckert01/03/2013 21:11
bonsaitakin escreveu:
como anda seu acer? 😂 😂 😂 😂

um pouco maior do que na ultima foto, mas está brotando mais na parte de baixo, está com uns bixinhos brancos, meio peludinhos sei lá o que é, ja joguei veneno varias vezes e não morrem, joguei sulfato de cobre algo assim...
Thomas Eckert04/04/2014 15:06
Pessoal, infelizmente devido a uma praga que pegou eu perdi completamente toda a planta, ela foi morrendo e nenhum veneno que passei adiantou, e foram muitos, tomei uma decisão radical pois pra mim a planta ja estava morta, mas então ocorre o inesperado, agora é começar tudo do zero novamente e procurar o melhor caminho, segue as fotos do resultado

O Guardião05/04/2014 20:55
Comentário
Vai por mim, sua planta ta melhor agora.
Você só precisa trabalhar este toco com um corte diagonal de modo que o lado do corte fique voltado para o que será o lado de trás da planta.
Para isto espere este broto engrossar um pouco mais. para escolher qual será a parte da frente da planta escolha pela melhor formação da raiz já que por hora vc tem apenas um toco.
Depois é só esperar e ir conduzindo a nova copa.
Boar sorte.
Thomas Eckert08/04/2014 13:25
Sim sim, cortei assim pq pra mim a planta estava morta, fiz essa poda para me livrar a parte infectada e deu certo, agora estou com um veneno bem mais forte caso as pragas voltem...
Depois que o galho estiver maior ei vejo o que fazer, se precisar até enterro essas raízes caso a base fique estranha com o broto de lado.

Abraço
erico.bettoni25/04/2014 22:42
Tem foto, para tentarmos identificar a praga? Que veneno tem agora?
Thomas Eckert26/04/2014 14:58
erico.bettoni escreveu:
Tem foto, para tentarmos identificar a praga? Que veneno tem agora?

O que atacou ela foi um tipo de cochonilha, tentei varios venenos mas me recomendaram um mais forte agora que resolveu o problema, ele vem numa embalagem de papel com acho que 5 saquinhos dentro, cada saquinho deve ser diluido em 1 litro de agua e borrifado, fica um liquido branco como leite.

Esse, de acordo com um agronomo, é o mais forte que eu vou encontrar em lojas de plantas e realmente foi o unico que matou as pragas, de qualquer forma estou aplicando ele 1 vez por mes e também aplicando 1 vez por mes um fungicida para garantir que não surjam novas pragas, melhor prevenir!

Hoje transplantei ela em um vaso bem maior pra se desenvolver livre.

Abraço
erico.bettoni23/06/2014 09:02
Atualização?
Estou com duas mudas de sango-kaku na mamadeira...
Simba23/06/2014 11:08
Só uma pergunta Thomas:

Por acaso naquele corte que fizeste, foi aplicada pasta selante? Pois pela foto parece que não, estando assim a parte do corte sujeita a penetração de umidade e consequente apodrecimento desta parte da planta, o que seria uma pena, pois além do tempo já investido nela, é uma bela espécie!

Abraço!
Thomas Eckert03/07/2014 16:02
Erico, com o inverno ela parou de desenvolver então não cresceu muito mais, logo com a primavera atualizo.

Simba, não apliquei, nunca usei pasta selante, ja perdi plantas por doença ou falta de agua mas até agora nunca tive problemas com podas, afinal a natureza tem suas próprias defesas.

Abraço