Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Pinus (pinheiro negro)

Thomas Eckert25/10/2011 19:39
Pinus (pinheiro negro)
Comprei no Ceasa esta muda de pinus, achei interessante sua forma e pretendo manter assim, até pq nao sei o que fazer com ele... opiniões?

Gostei muito das agulhas!!!

Anderson Neuhaus25/10/2011 23:30
òtimo material! parabéns.
Edson M. Mori08/11/2011 10:39
Bom dia, Thomas
Eu gosto muito do kuromatsu, portanto, nesta muda trabalharia para fazer no estilo literati com remoção dos galhos inferiores, nos superiores faria jin e podendo até descascar a parte posterior e fazendo torção no tronco.
Fiz no photoshop, espero conseguir transmitir
Abraço
Edson Mori

Thomas Eckert08/11/2011 19:12
Interessante sua intervensao, mas acho que o tronco é muito fino, não achas que adição de Madeira morta junto ao tronco poderia dar um bom resultado?
Thomas Eckert14/11/2011 17:17
Ontem replantei e fiz as primeiras intervenções, abaixei mais a copa, reforçando a espiral, podei um galho sobressalente e aramei um galho inferior... Ainda estudando novas possibilidades.

Edson M. Mori16/11/2011 12:00
Thomas, tenho alguns kuromatsu, e na minha opinião agora não é a época de mexer na raiz, pois ela é uma planta muito sistematica, desejo sorte. Vc poderia ter somente plantado em vaso maior ou no escorredor sem mexer na raiz. Abraço
Thomas Eckert16/11/2011 13:58
Edson M. Mori escreveu:
Thomas, tenho alguns kuromatsu, e na minha opinião agora não é a época de mexer na raiz, pois ela é uma planta muito sistematica, desejo sorte. Vc poderia ter somente plantado em vaso maior ou no escorredor sem mexer na raiz. Abraço

Então, eu sei que esta fora de época, mas foi preciso, não posso deixar essas plantas em vasos de plástico ou escorredores, minha casa é toda planejada por designers, paisagistas e decoradores, não tem áreas escondidas, tudo é visível, não posso quebrar o ambiente, por isso tenho só essas plantas, eu tenho mais umonte na casa dos meus pais no interior, mas aqui em sampa só trouxe as mais belas para não poluir o ambiente, portanto vale o risco de perder as plantas. Acredito que assim como todas, que nunca planto na época, ela ira se recuperar, não perdi nenhuma desde que moro em sampa, elas sofrem mas eu propicío o ambiente correto, luz, água e adubo nas quantidades certas, por isso se recuperam.
Mas valeu o toque!! 😉

Abraço