Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

dormência

Leilton Lima24/11/2004 13:05
dormência
Olá para todos. Tenho uma muda de cambuim, colhida há pouco menos de um ano. Aparentemente ela "pegou". Mas durante esse tempo ela foi secando aos poucos a partir da extremidade. O caule principal ainda está vivo, mas ela nao apresenta brotos. Algo parecido está acontecendo com uma jabuticabeira. Ela já chegou até a produzir brotos, mas depois parou. Agora tá lá, nem morre nem brota. Por que isso acontece? O que poderia fazer para salvá-las?

muito obrigado
Sergivaldo24/11/2004 18:01
Olá Leilton,

Antes de tudo, seja bem vindo ao fórum!!!

Bem, também já fiz alguns yamadori's de Camboim e o que você falou não é raro acontecer.

Como estavam as raízes dessas plantas (Camboim e Jabuticabeira)? Haviam raízes finas? Pergunto isso porque as raízes finas ou de alimentação existirão dependendo do tipo de solo onde estavam as plantas.

O que eu quero dizer é o seguinte, quando uma planta é coletada sem raízes de alimentação suficientes, dificilmente a planta resistirá. Muitas vezes a planta chega até a brotar poucos dias após coletada, podendo inclusive florescer. Mas, às vezes, é uma brotação falsa (dizemos), ocorrida devida à reserva de seiva que permanece na planta. Depois, sem ter como alimentar essas folhas, a planta começa a murchar e depois morre.

Nesses casos, temos que tentar de tudo para recuperar a planta, como por exemplo, não expo-la diretamente ao sol, fazer aplicações de hormônio enraizador e pulverizar constantemente as folhas para diminuir a desidratação. Alguns colegas também utilizam pulverizações com soro fisiológico para ajudar nessa recuperação. De resto, é só torcer para que a planta volte a brotar.

Um abração e boa sorte,

Sergivaldo
Sergivaldo24/11/2004 18:08
Olá Leilton,

Antes de tudo, seja bem vindo ao fórum!!!

Bem, também já fiz alguns yamadori's de Camboim e o que você falou não é raro acontecer.

Como estavam as raízes dessas plantas (Camboim e Jabuticabeira)? Haviam raízes finas? Pergunto isso porque as raízes finas ou de alimentação existirão dependendo do tipo de solo onde estavam as plantas.

O que eu quero dizer é o seguinte, quando uma planta é coletada sem raízes de alimentação suficientes, dificilmente a planta resistirá. Muitas vezes a planta chega até a brotar poucos dias após coletada, podendo inclusive florescer. Mas, às vezes, é uma brotação falsa (dizemos), ocorrida devida à reserva de seiva que permanece na planta. Depois, sem ter como alimentar essas folhas, a planta começa a murchar e depois morre.

Nesses casos, temos que tentar de tudo para recuperar a planta, como por exemplo, não expo-la diretamente ao sol, fazer aplicações de hormônio enraizador e pulverizar constantemente as folhas para diminuir a desidratação. Alguns colegas também utilizam pulverizações com soro fisiológico para ajudar nessa recuperação. De resto, é só torcer para que a planta volte a brotar.

Um abração e boa sorte,

Sergivaldo
Felipe Frango Zappala25/11/2004 05:04
Olá Leilton, como vai?
O Sergivaldo disse tudo...
Realmente é bem mais animador quando, após a coleta ela permanece neste estado e de repente saem os brotos...
Três coisas eu considero de extrema importância, e o Sergivaldo já as citou: Sombra, enraizador e pulverização nos primeiros 30 dias.
Recentemente coleitei uma muda de limão galego que passou por esse problema. Ajudei no primeiro mês, e mesmo assim secaram e cairam todas as folhas, e só agora é que estão saindo os novos brotos... São quase 4 meses e ainda na meia sombra. Agora sim já está na hora de entrar no circuito. (não foi a primeira vez...)
Por isso, tenha paciência por mais alguns dias, quem sabe elas ainda se recuperão.

Abração
Leilton Lima25/11/2004 10:44
obrigado pelas dicas
Valeu pessoal. Vou usar as dicas.