Jabuticabeira - O que fazer?
Pessoal, estou mais uma vez recorrendo a vocês como meu único ponto de apoio. Recentemente uma amiga comprou esse pré-bonsai numa sementeira, e ela deixou comigo pois sabe que agora eu estou tentando aprender a arte do bonsai. Bom, gostaria da opinião de vocês a respeito do intervenção que fiz. Não coloquei fotos antes para opiniões para ver até que ponto eu fui correto ou não, meio que um teste para mim, para saber a minha condição de aprendizado! 😛
Vi em alguns tópicos de iniciantes, assim como eu, e opinaram a fazer uma desfolha total, para ver onde poderia ser podado. Logo, na planta que está comigo fiz o mesmo. Desfolhei ela toda, podei alguns galhos, e coloquei alguns arames (os que vem em embalagens de pães de caixa) e tracionei com linha encerada (de pulseiras de hippies). Não retirei alguns galhos, pois não sei como é a resposta da jabuticabeira nesse aspecto, e como é a resposta quanto a brotação de novos galhos. Preciso ainda aramar mais galhos, pois acabou não tendo o suficiente! 😛
Bom, seguem abaixo as imagens para opiniões!
Agradeço desde já!
Abraços
ANTES

DEPOIS

[frente escolhida]

Vi em alguns tópicos de iniciantes, assim como eu, e opinaram a fazer uma desfolha total, para ver onde poderia ser podado. Logo, na planta que está comigo fiz o mesmo. Desfolhei ela toda, podei alguns galhos, e coloquei alguns arames (os que vem em embalagens de pães de caixa) e tracionei com linha encerada (de pulseiras de hippies). Não retirei alguns galhos, pois não sei como é a resposta da jabuticabeira nesse aspecto, e como é a resposta quanto a brotação de novos galhos. Preciso ainda aramar mais galhos, pois acabou não tendo o suficiente! 😛
Bom, seguem abaixo as imagens para opiniões!
Agradeço desde já!
Abraços
ANTES

DEPOIS

[frente escolhida]