Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

1o yamadori de bougainvillea - atualizado 03/01/14

matsena28/10/2011 14:08
1o yamadori de bougainvillea - atualizado 03/01/14
Pessoal,
resolvi dividir com vocês minha experiência. Minha mãe precisou tirar esta bougainvillea do seu jardim para reformas e é claro que fiquei de olho!!
Vendo os posts daqui resolvi dividir a buga em seis partes (5 estacões e 1 com a raiz). Coloquei em potes com areia grossa após deixar algumas horas na tiamina, e descasquei a ponta de baixo de cada uma delas. Joguei forthraiz e cobri os cortes expostos de cima com pasta de dente. Deixei todas à sombra e agora estou à espera dos brotos. Vamos ver no que vai dar. Torçam por elas.
Aquela da bacia azul é a que tem um pouco de raiz, as outras são os estacões. Na outra foto a peça inteira.
Abraço a todos!

Peça inteira

Aquela com raiz (bacia azul) e dois estacões

Outros três estacões
AguiaR28/10/2011 14:42
Você tem um ótimo material que poderá ser trabalhado bem no futuro. Como dizem por aí, essa planta não tem mistério, é só regar quando estiver superficialmente seco o substrato e sombra, para ela por os brotos. Aos poucos vai colocando no sol e assim, depois de aproximadamente 30 a 40 dias, você aduba (essas informações podem divergir com a opinião de outras pessoas, mas comigo funcionou assim).
Deixa crescer livremente durante 1 ano, e depois mete bronca nelas! 😄

Acompanhando...
Anderson Neuhaus29/10/2011 13:02
Legais cara tomara que brotem logo! abraço.
matsena24/11/2011 13:32
Primeiros brotos!
Pessoal, continuando minha experiência com as bougainvileas que preparei a partir de um yamadori que realizei no dia 25/10/11:

no dia 08/11/11 (ou seja, depois de 14 dias!) apareceu o primeiro brotinho em um dos estacões (de 6 cm de largura).

Nos outros, foram aparecendo brotos a partir deste dia, 1 ou 2 dias entre os aparecimentos.
Hoje, 24/11/11, estão assim:

Curiosamente, no segmento em que foram preservadas algumas raízes (última foto) ainda não apareceu nenhum broto até hoje.
Pensei que seria justamente ao contrário. Outra coisa que percebi é que as estacas mais finas brotam primeiro, pelo menos neste caso.
Só mesmo para informar. Grande abraço a todos.

Matheus
www.flickr.com/photos/matheussena
www.olhares.com/matheussena
matsena24/11/2011 13:35
Dúvida
Meus caros, talvez alguém pode me ajudar:
coloquei pasta de dente nos cortes das peças da buga, porém surgiram sinais de fungos. O que fazer?
Obrigado,

Matheus
www.flickr.com/photos/matheussena
www.olhares.com/matheussena
Leo_24/11/2011 15:42
Caro Matsena

Tbm começei com pasta de dente... depois vi que tava ficando com fungo...
Como Nao tinha dinheiro p comprar uma pasta cicatrizante li em um post aqui no forum que poderia passar Cola de Madeira... Começei a usar nas minhas plantas, Ate agora esta tudo bem!
Espero ter ajudado!
matsena24/11/2011 20:23
Obrigado pela dica,
vou usar.
Anderson Neuhaus25/11/2011 12:15
Acompanhando!!
Tiago R25/11/2011 12:39
Sena,

Esse lance de brotar menos na planta com raíz eu estou presenciando com jabuticabeiras.

Fiz 3 yamadoris no inverno... 1 com bom raizame e outros 2 com pouco raizame. A com boa quantidade de raíz ainda não brotou. Já as duas com poucas raízes emitiram forte brotação.
matsena12/12/2011 15:37
Atualizando - 12/12/2011
Pessoal,
enfim a extremidade com raízes brotou, lá pelo dia 29/11/2011.
Mostro as duas peças com maior diâmetro como estão:

Agora queria saber o que faço ao transplantar e quando faço isto. Na areia me dá a impressão de carência total de nutrientes. Joguei um pouco do NPK para ajudar e etc, mas certamente que os colegas terão algumas dicas.
Abraço a todos,

Matheus
Lucinei Reis12/12/2011 23:10
Acompanhando!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Edmilson Junior13/12/2011 12:00
Olá amigo. Vc fez uma indagação a respeito do transplante. Sugiro que você as esqueça por pelo menos um ano, adubando periodicamente é claro, pois as bouganvileas demora cerca de 6 meses pra emitir um número considerável de raizes, e outra, apesar da facilidade em seu cultivo, suas raizes são frágeis quebrando com facilidade.
Quanto a areia x nutrientes, vejo que no bonsai não há necessidade de se ter um substrato nutritivo, esses nutrientes é você quem vai proporcionar a ela por meio de adubos químicos, orgânicos e foliares.
Tenho uma bouganvilea bem grande em uma bacia que seu substrato é constituído somente por areia grossa, e seu desenvolvimento está ótimo, além de ter constante floração, já fazem 2 anos que está nessas condições e imagino que ficará por mais 2, isso para que possa ter um número considerável de raizes capilares.

Espero ter ajudado.

Abraço!
Arthur Medeiros13/12/2011 22:24
Boa brotação das plantas.
Eu tb realizei um yamadori de uma bouganvillea no dia 26.11.11 só agora, 17 dias depois que eu comecei a reparar alguns indícios de brotação. Está tambem só em areia. Vou acompanhando seu post. 😄

http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=19911
Edmilson Junior13/12/2011 22:50
Para que possam visualizar o que eu falei anteriormente, estou enviando o link da postagem da minha planta.

http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=18958
Arthur Medeiros13/12/2011 23:06
Bacana Edmilson.... me add no msn: arthurdovale.arq@hotmail.com abraços
matsena10/05/2012 19:38
Atualizando - 09/05/2012
Caros amigos de fórum,
já se passaram alguns meses e posto para mostrar como vai uma das peças de meu yamadori, aquela que acho que promete mais pro futuro.
É a peça da extremidade de baixo, aquela com raiz.
Ela está se desenvolvendo super bem e pergunto, tem algo a se fazer agora? Aramação, trabalho em madeira morta, etc?
E aos craques da projeção, que quiserem me presentear com uma delas, desde já agradeço muito!!!

matsena11/05/2012 12:03
E aí gente,
alguém se habilita na projeção?
Dizem que o fera é o Alexandre...
Edicarlos Roberto11/05/2012 15:54
rapaz com o tamanho da foto eu consegui ver até a seiva subindo ehehehehe

desculpe a brincadeira! eu acho q um estilo ereto informal ficaria interessante... mas deixe encorpar mais a copa para trabalhar daqui a algum tempo com elas...belos exemplares!
matsena13/05/2012 11:48
Também havia pensado no ereto informal. Obrigado pela dica. E as projeções galera, alguém se habilita?
Obrigado a todos.
MARCIO ROLDÃO01/07/2012 20:05
Legal Matheus muito bonita sua planta, vejo que é uma bouganvilhea glabra, seus galhos são muito quebradiços o que dificulta a aramação, mas os brotos novos podem ser aramados. Essa planta se bem conduzida tem futuro, parabéns.
matsena01/07/2012 22:23
Que bom Márcio, que fez um comentário aqui no fórum. Vendo seus posts fiquei com uma inveja das plantas que tem (inveja boa!!).
Quando é que poderei conhecer seu viveiro? (cara de pau né, me convidando!!!).
Vi também que gosta de jabuticaba...
MARCIO ROLDÃO01/07/2012 22:51
Matheus mandei um email pelo seu endereço no fórum com meu telefone, ok ?. Boas notícias para vc, vi que vc gosta de bonsai e fotografia, pois tenho um senhor meu vizinho e amigo que é um expert em fotografias, principalmente macro (suas fotos são impressionantes ). Também sou apaixonado por fotografia, mas não domino bem esta arte. Abraços e até breve .
matsena03/01/2014 19:44
Pessoal,
escrevo para atualizar o tópico. Há um ano atrás passei duas das bougainvileas para o chão. Elas cresceram bastante. Hoje retirei uma delas e passei novamente para o vaso. Gostaria da opinião de vocês e se possível algum colega poderia me presentear com uma projeção (já tô pedindo demais!!). Vamos lá com as fotos: