Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Escorredor

Ricardo L C28/10/2011 17:02
Escorredor
Boa tarde ...
estou começando na arte do bonsai, mas li muito a respeito de cuidados.
Esses dias replantei 2 pre bonsai em escorredores, um é uma jaboticabeira e o outro é um shimpaku, agora to em duvida se fiz certo pq depois li que não é o periodo de replante.

espero uma resposta
valeu
Seph190301/11/2011 22:16
Plantas
Ricardo

Sua dúvida é sobre a época de transplante ou sobre a colocação em escorredor?
Se for sobre a época de replantio, acho que jabu deve ser no início da primavera . Já o shimpaku, o replantio deve ocorrer no fim do inverno, antes de começar a brotação.
Sobre escorredor, pelo que sei da técnica ele serve para uma melhor distribuição e aeração do sistema de raízes. Também não retém água o que é bom para o shimpaku que não gosta de substrato com muita água.
O shimpaku curte um solo drenante, com mais pedrisco do que matéria orgânica.
A jabu, já é uma planta pantaneira que tolera mais água e solo orgânico, mas drenante.
É interessante enriquecer o conhecimento dando uma pesquisada no fórum, que tem muita coisa legal.
Como dica final, deixe sua dúvida de forma mais específica, se possível com fotos. Fica mais fácil o pessoal te dar dicas.
Espero ter ajudado. Seja bem vindo à arte.
alexmikol09/11/2011 16:53