Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

:: Bougainvillea ::

marcio gabiatti28/10/2011 19:01
:: Bougainvillea ::
Ola amigos trago essa Bougainvillea que ganhei a dois meses atras, as fotos e de quando ela chegou. Amigos acho ela muito estranha começa reto e depois da uma sinuosidade, ja pensei olhei estudei oque poderia ser feito e só tive uma ideia, uma alporquia para usar somente um pequeno pedaço e com isso tentar fazer um "shohin", me corrigam se eu estiver errado com a minha ideia.
Sei tambem que tenho que deixar ela se recuperar muito antes do inicio dos trabalhos e é oque vou fazer, mas nada me impede de expor minha ideia e pedir ajuda dos mais experientes nesta nobre arte.
Se alguem tiver outra visão ou uma opinião será muito bem aceita vista que eu só tenho uma, e que esta sendo estudada.
Possivel frente:

Parte de traz:

Fotos atualizadas:

Possivel frente:

Parte de traz:

Desculpem pela humilde projeção mas não domino photoshop e foi no paint mesmo rsrsrs.
Minha ideia seria + ou - esta.

Felipe28/10/2011 19:12
Faz um alporque nesta parte da conicidade invertida.
Leo_28/10/2011 20:09
ta certo e bem ai mesmo que deve fazer um alporque! vai ficar legal!
marcio gabiatti28/10/2011 20:31
Que bom que gostou Leo, e vc Felipe devo fazer no mesmo ponto onde marquei o alporque???
Felipe28/10/2011 21:42
Concordo..quem sabe só um pouquinho mais pra baixo.
marcio gabiatti28/10/2011 21:46
ok Felipe anotado amigo..
marcelo bh28/10/2011 21:56
BG
marcio gabiatti,seguindo ai as projeções, eu tb não vejo outro caminho, se não o alporque, mas eu não desceria muito esse alporque. é como o Felipe mesmo disse .
aguarda mais opiniões pra ver o que o pessoal acha.

Agora deixa ela se recupera bem primeiro,na época certa vc manda ve no alporque. O bom de tudo é que vai ficar com 2 belos tronquinhos ai

abs
marcio gabiatti29/10/2011 00:17
È Marcelo acho que o caminho é este mesmo mas como disse vou esperar pelos mais experientes abraços...
Anderson Neuhaus29/10/2011 12:58
Acompanhando!!
marcio gabiatti29/10/2011 14:45
subindo...
marcio gabiatti29/10/2011 16:27
Os mais experientes poderião dar dicas com essa especie.
Filipe Henrique29/10/2011 23:11
brother,

acho que o melhor lugar pra fazer o alporque é aqui...
tem um otimo movimento, conicidade e galhos bem distribuidos e localizados.

acho que da caldo.
faria o alporque agora mesmo, já viz alporqui em buganvillea até no meio do inverno e tive sucesso.
agora ela deve da uma quantidade de raizes suficiente pra sustenta-la em 1 mes.... porem seria recomendavel esperar pelomenos 2 meses pra tirar a alporquia.

eu acabei de fazer uma alporquia em uma das minhas buganvilleas, usei areia pura, ela ta soltando brotação nova como louca... eu ia criar o topico pra ela quando fosse retirar, mas vou postar antes pra ve se te da uma luz.

ah,
já que a planta é sua, seria melhor usar um vaso ao invez do saquinho, nisso, vc ao fazer o anel do alporque, prende um disco envolvendo o tronco pra melorar a distribuição das novas raizes.

boa sorte

abraços
marcio gabiatti30/10/2011 13:30
Nossa Filipe muito obrigado, a sua opinião é de suma importancia para mim, não desmerecendo "nenhum" dos amigos que ajudarão. O amigo que me deu arrancou ela a mais ou menos uns 2 meses vc acha que ja posso mandar ver no alporque então sem problemas? quanto o alporque é melhor o vaso doque o tradicional saquinho para ela na sua opinião?
marcio gabiatti30/10/2011 13:35
Filipe cria mesmo o topico da sua para me dar uma luz ok quero ver como fez na sua, como seria esse anel para melhorar a distribuição das raizez colocado no anel que nos fazemos?
Filipe Henrique30/10/2011 13:45
2 meses?

hum, ai eu não sei, pode comprometer um pouco apesar do meu otimismo de sempre dizer que daria certo.

o MAIS PRUDENTE, seria esperar ai pelomenos 6 a 1 ano, no entanto, esse tempo não seria desperdiçado pq vc pode ir moldando a parte aerea da planta já contando que vai retirar aquela parte.

vou fotografar a ideia do disco afixado no anel do alporque, devo fazer durante a semana, pois estou sobrecarregado de trabalho e duro, ou seja, preciso entregar alguma coisa pra receber logo!
rs

mas relaxa, segue o projeto sabendo onde será feita a alporquia. Como já disse, não vai atrazar em nada na formação dela.

vlw

abraços
marcio gabiatti30/10/2011 15:23
com certeza a "paciencia é uma virtude" rs o mais importante para esse projeto foi decidido o local do alporque e como vc disse não sera tempo perdido pois irei trabalhando com a parte aerea vou tentar fazer uma projeção com esse alporque onde foi marcado, e com esses galhos que sairão ja que eles estão bem distribuidos. Mais uma pergunta existem varios rebentos de brotos novos saindo em toda parte vc acha que deveria deixar crescer ou ir tirando e deixando esses que ja sairão para poder trabalhar?
marcio gabiatti20/11/2011 12:29
Pequena projeção....
ola amigos hj fiz uma pequena projeção de como quero que fique esta primavera gostaria dos pitacos dos amigos,quanto a distribuição dos galhos se estão bem distribuidos e se esse é o caminho para essa planta...

marcio gabiatti20/11/2011 17:15
???
Filipe Henrique20/11/2011 19:51
termina ela com o apice apontando pra direita, pro mesmo lado que ela sai do solo.

vlw

abraços
Rafaelsantos20/11/2011 20:37

como diria o nobre felipe
"se não pode ajudar, atrapalhe o importante é participar ."
marcio gabiatti21/11/2011 19:16
Pequenos detalhes que fazem a diferença amigo Filipe, anotado a dica Filipe. E amigo Rafael abrigado pela projeção bem lembrado o detalhe do jim gostei da ideia.
Rogerio Shiratori23/11/2011 20:56
Aroeira Pimenteira
amigo, tenho uma aroeira que eu fiz um alporque, mas no apice. Não é a mesma planta, mas a minha tem uma curva logo na base que parece muito com a sua e de como pretende cortar. Então só pra vc ter uma idéia eu estou postando a foto da minha que ainda esta em processo inicial.

um abraço e vou acompanhar a sua buga.!