Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Ajuda - bonsais com folhas estranhas

andre fontolan30/10/2011 20:56
Ajuda - bonsais com folhas estranhas
Amigos, boa noite.

Há uns 4 meses comprei 3 bonsais, sendo uma amoreira, outra de romã, e uma que não tenho ideia.

Tudo estava indo muito bem, bastante folhas e bem verdinhas, a amoreira dando frutos, novos brotos todo dia... mas de uns quatro dias para ca as coisas mudaram.

Vou postar as fotos abaixo, e gostaria da ajuda do pessoal do fórum para identificar o que pode estar acontecendo.

Amora:

Essa eu nao sei o nome, e se puderem aproveitar e informarem que planta é essa, eu agradeço:

Romã:

Rotina:
Regas diárias pela manhã, e passam a manhã na janela da foto, onde pega sol. Por volta das 11:30 / 12h, retiro as plantas da janela, para evitar o pior sol.

Desde já meu muito obrigado!
RCasagrande30/10/2011 22:09
CARO ANDRE...

SOBRE AS FOLHAS DA AMORA EU ACREDITO SER Q ELAS ESTEJAM FIKANDO VELHAS E POR ISSO VAO FIKANDO DESSE ASPECTO (PARECENDO UMA FERRUGEM NA FOLHA) Q APARECE NA FOTO...

SEGUINDO NA ORDEM DAS FOTUS SÃO...

AMORA...

ACEROLA...

E EU DISCORDO DE SER ROMÃ MAS SIM SE TRATANDO DE UMA JABUTICAVA.... 😉

ABRAÇOS....
SMART231/10/2011 15:30
cara seja rapido pois se for oq acredito pode ser complicado...

acredito q seja algum fungo do tipo ferugem, e q pode estar em pelomenos 2 ou talvez ate nas 3 especies q vc mostrou, ja q tem sintomas parecidos, não e como o amgo disse das folhas velhas pq como pode observar na primeira foto da amora, tem folhas la em cima ficando pretas, oq indica q não e velhice. pra ser 1 poko mais rapido ja q o pessoal aki pode demorar pra responder, retira tipo 1 ou 2 folhas de kda especie e leva numa agropecuaria ( loja especializada) e da uma pesquisada com o atendente la e qualquer coisa volta aki e verifica aki com a gente, de primeira aconselho vc retirar ela do meio das outras, tipo quarentena, pra evitar almento na infestação, (pelo q vi tem Pimentas proximo a ela) qualquer coisa pra tenta ajuda tenta tirar mais algumas fotos bem distacadas tipo so da folha bem proxima pra podermos ver mais detalhes doque esta acontecendo com elas...
RCasagrande31/10/2011 16:01
PODE SER TBM, NAUM LEMBREI DESSA POSSIBILIDADE...
POIS AS AMORAS Q TENGO COMEÇAM ASSIM E LOGO CAEM SECA....

AI FIKA A DUVIDA ❓ ❓ ❓

ABRAÇOS...
andre fontolan01/11/2011 19:27
RCasagrande e Smart2, valeu pelos comentarios.

Ja separei as tre mas fica uma duvida... os"sintomas" sao bem diferentes. Enquanto a amora esta com as folhas com ferrugem, as folhas da segunda estao com as folhas murchas ebrancas, ja a terceira esta com aparencia de queimada.

Quanto a procurar ajuda aqui em Araras é dificil.

Vou tentar tirar fotos melhores para postar novamente...

Mais uma vez obrigado!
SMART201/11/2011 20:55
meu cajueiro aki tem uma doença parecida com essa de ferugem ele vai empreteando as folhas e seca, principalmente os brotos novos então algumas simplismente vão ficando pretas e outras queimando totalmente, e como a segunda tem folhas mais groças e duas pode ser q seja a mesma coisa mais realmente pode ser doenças diferentes... tente em agropecuaria eles sempre sabem sobre varias doenças, e muitos venenos são do tipo pra tudo. pelo q aprendi são Inceticida e Fugicida, num importa muito qual seja a praga entende, se e inceto (inceticida) se e fungo oq parece ser seu caso então fungicida... o chato ae e q igual o meu caso se vai compra 1L de veneno e usa +ou- 10ml heiheiuehue... leva as folhas na agropecuaria e tenta uma consulta heh
Maicol06/11/2011 15:23
Acho que no primeiro seja acaro e no segundo fungo. Trata as duas com enxofre.