Bruno Gomes30/10/2011 21:28
Ajuda com praga em Tuia
Caros amigos,
Preciso de ajuda quanto ao tratamento da praga que encontrei em minha tuia hoje. Seguem fotos:

LUIZ ARTHUR30/10/2011 22:33
Bruno Gomes,
Me parece ser pulgão, se quiser um tratamento mais natural pode utilizar:
PULGÕES
Pequenos, eles se fixam em caules e folhas novas, para sugar a seiva das plantas.
Combate natural: Para combatê-los, é só pulverizar a cada 20 dias calda de fumo, uma mistura atóxica, Veja como prepará-la:
- Deixar 200 gramas de fumo em corda picados em um recipiente fechado, de molho em álcool suficiente para cobri-lo, por uma noite.
- Paralelamente, deixar ¼ de um sabão neutro de molho em água.
No dia seguinte, misturar as duas soluções, completando-as com água até totalizar 10 litros.
Também tem o òleo de Neem que não é tóxico aos animais e para quem utiliza, já utilizei e gostei bastante, só não é fácil de achar.
Já se quiser algo tipo químico em qualquer casa de venda de produtos veterinários indicam, tem o dimy.
Vamos ver se o pessoal mais experiente repassa algo também, mas não espere muito pode debilitar a planta,
Abraço
Eduardo Valmórbida01/11/2011 20:51
Pra acabar com pulgão, é so passar agua com sabão...
minha vó sempre faz isso nas verduras kkk
Bruno Gomes03/11/2011 08:48
Caros, muito obrigado pelas orientações.
Ontem tentei uma outra receita: um dente de alho batido com agua e borrifado nos locais infestados. Vamos ver se dá certo. Se não tiver sucesso passo às que vcs me ofereceram.
Prezados Eduardo e Luiz, estas receitas de voces podem ser aplicadas pulverizadas em toda a planta, ou somente aplicada nos locais ?
LUIZ ARTHUR03/11/2011 09:00
Bruno Gomes,
Ao aplicar o fumo pode ser com o pulverizador, somente cubra o substrato com um plástico durante a aplicação.
Nos informe se deu certo a sua aplicação do alho é nova para mim!
Abraço,
SMART203/11/2011 12:06
isso ae amigo essa receita do alho e valida, confiram elas no post q eu fiz
http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=18115
a receita do alho e esse ae...
Alho contra brocas, cochonilhas e pulgões
O Alho (allium sativum) pode ser utilisado contra brocas, cochonilhas, pulgões e ácaros.
Quando plantado entre as roseiras, diminui o ataque de pulgões.
Protocolo:
Bata o alho no liquidificador com água (2 litros para cada dente). Em seguida pulverize as plantas atacadas. Não use sobre feijões, pois o alho inibe seu crescimento.
LUIZ ARTHUR04/11/2011 09:04
SMART2,
Muito interessante combater essas pragas com alho, é natural e não corremos o risco de envenenar ninguém, tipo animais ou alguma criança distraida.
Vivendo e aprendendo!
Vou experimentar a receita,
Abraço
Bruno Gomes04/11/2011 09:20
É verdade, hoje conferi pela manhã e parece que melhorou.
Vou fazer uma nova aplicação neste final de semana pra ver se extermino definitivamente.
Andrey04/11/2011 11:30
Bruno Gomes escreveu:
Caros, muito obrigado pelas orientações.
Ontem tentei uma outra receita: um dente de alho batido com agua e borrifado nos locais infestados. Vamos ver se dá certo. Se não tiver sucesso passo às que vcs me ofereceram.
Prezados Eduardo e Luiz, estas receitas de voces podem ser aplicadas pulverizadas em toda a planta, ou somente aplicada nos locais ?
Caro Bruno,
acompanhando o desempenho do procedimento do alho!
abraço