Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Oq fazer neste FICUS

Ricardo L C01/11/2011 13:32
Oq fazer neste FICUS

Qual estilo posso fazer nesse ficus?

Sugestões são bem vindas...
alexmikol01/11/2011 15:57
Ricardo, vou dar minha opinião:

1. Seriam necessárias mais fotos, de outros ângulos para poder avaliar se algum outro estilo pode ser trabalhado.

2. O tronco (vendo pela foto) está fino, necessitaria engrossar um pouco mais, para isso seria bom trocar de vaso para um maior com substrato melhor.

3. Neste primeiro momento olhando assim o estilo que mais se adequaria seria o Hokidachi, pois o tronco não apresenta grande movimento, mas com podas e muita paciência pode ser que dê para alterar, vai depender da tua vontade e coragem.

Bom, no momento é isso que posso te falar, espero de alguma maneira possa ter te ajudado. Abraço!
Ricardo L C01/11/2011 17:26
Valeu alexmikol, vou postar outras fotos, mas por enquanto obrigado
Lucas Sbardelotto01/11/2011 20:12
Também te dou a dica de trocar de vaso.
Coloca para engrossar o tronco.
Abraços e boa sorte.
Mcdonald02/11/2011 01:47
Ricardo...

Veja ai se é interessante pra vc...

http://macdonaldfernandes.wordpress.com/artigos/dicas-para-bonsai-de-supermercado/

Abração
Marcos V. Resende02/11/2011 18:04
Tira As Pedrinhas brancas na minha percepção seria ideal.
Abrç
Ricardo Paiva02/11/2011 18:23
Xará, para te dar algum palpite vou começar te fazendo uma pergunta: que tipo de bonsai você quer: grande, médio ou pequeno?
Isto vai fazer toda a diferença.
Por exemplo, digamos que você queira um bonsai pequeno. O que você precisará fazer neste exemplar é começar a modelar a copa.
Não, você quer um bonsai médio. Então será preciso que ele "engorde". Aí é suficiente coloca-lo num a bacia grande.
Legal, mas você quer um bonsai grande. Bom, aí você vai precisar plantá-lo no chão mesmo e cultivá-lo por uns bons anos.
Por isso acho minha pergunta muito importante.

Veja. Eu adquiri várias bonsais destes de supermercado, destes que o tronco tem no máximo a espessura de um lápis. Mas o que eu queria? Queria formar um pequeno bosque, então não precisava "engordar" as plantas. E pra minha surpresa, ficou um trabalho exatamente como eu queria.
Veja as plantas como foram compradas:

E o bosque finalizado:

É um pequeno bosque de jabuticabas. Sabes quando elas vão frutificar? Acho que nunca pois também não é meu objetivo.
Quando se pensa em bonsai é preciso definir um objetivo. O que se quer da planta.

Todo o trabalho deste bosque pode ser visto no meu blog:
http://ricardopaiva.wordpress.com/meus-bonsai-2/bosque-de-jabuticabas-1/
Ricardo Paiva02/11/2011 18:25
Mcdonald, excelente a postagem do seu blog. Muito instrutiva.

Ricardo, mais uma coisa: esta espécie não deve ser toda desfolhada pois corre o risco de perder galhos.
Mcdonald02/11/2011 20:54
Ricardo Paiva escreveu:
Mcdonald, excelente a postagem do seu blog. Muito instrutiva.

Ricardo, mais uma coisa: esta espécie não deve ser toda desfolhada pois corre o risco de perder galhos.

Ricardo...
Muito obrigado pelas palavras.... vindo de vc é um grande estímulo.... Admiro muito vc e seu trabalho....
Parabéns.
Grande abraço
flavio bonsai02/11/2011 21:00
ACHO QUE O MCDONALD JA DISSE TUDO, E SO SEGUIR .
Ricardo Paiva03/11/2011 08:20
Mac, dei uma navegada no teu blog. Muito bom cara.
Tens uns trabalhos muito maneiros com os juníperos. E aquela azaléia vai dar o que falar!
Parabéns.
Ricardo L C03/11/2011 13:31
Ricardo Paiva

O que eu quero é um bonsai médio, e já segui algumas dicas como planta-lo em um escorredor pra engrossar e aumentar seu porte. Só ficou uma duvida , quanto tempo tenho que esperar pra começar aramar???

Valeu pelas dicas
Thiago Batista03/11/2011 13:49
Cara, ficus é uma família de plantas muito resistentes. Eu acredito que não tem problema nenhum em vc aramar agora, mas seria bom primeiro dar uma desfolhada parcial nele para ver bem a estrutura antes de qualquer intervenção.

Posta mais algumas fotos, que o pessoal dá umas boas dicas.

abraços
Ricardo Paiva03/11/2011 21:49
Ricardo, eu não mexeria antes de 6 messes para garantir a emissão de novas raízes e a planta estar bem estabilizada.