Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Madeira morta dúvidas?

marcelo bh02/11/2011 01:28
Madeira morta dúvidas?
Amigos,nao sei se aqui é o local certo, mas preciso de uns exclarecimentos ou idéias.

é o seguinte, ontem vi um monte de restos de uma arvore,pedaços de troncos ja secos,em varios formatos,mais compridos,mais altos, lascas grossas e desformes , alguns até mais exóticos , é madeira clara,parece serem raiz ,mas nao sei se são da raiz ou do tronco ,de uma arvore mais grossa e gostaria de saber qual a utilidade deles, e como usa-los .
se posso usar como vaso, escavando ,talvez implantar neles um bonsai, nao tenho idéia de como usa-los, se é que da pra usar este tipo de material. Se der gostaria que alguém me passase alguma idéia. umas dicas ,amanha vou ver se ainda estão la e vou coletar alguns pedaços.

obrigado ,
bonsaitakin02/11/2011 03:51
ja vi esses trabalhos para outros tipos de plantas, mas para bonsai ainda não vi. não sei se ficaria bom, tendo em vista que a madeira se decomporá com o tempo e pode atrapalhar o substrato. nao sei se é uma boa, vamos ver o que dizem os foristas.
SEKI - Elio Luis Secchi03/11/2011 16:17
Marcelo, este material pode ser utilizado com muito bonsa resultados para fazer um Tanuki. Tanuki é um falso tronco, onde se acolpla através das mais diversas técnicas, uma planta verde e faz com os dois um conjunto que parece um bonsai de uma planta só. Na realidade o tronco mais robusto, velho e seco é um destes troncos coletados e a parte verde é uma muda muitas vezes bem fininha que foi acoplada aí.
Não vou entrar em mais detalhes pois o amigo pode pesquisar na net com o nome Tanuki bonsai e tem muita matéria. Aliás, entrando com este nome a primeira foto que mostra é um artigo traduzido pelo nosso amigo Bergson Vasconselos, colega neste fórum, que inclusive mostra ali um passo-a-passo de como fazer.
abraço
marcelo bh04/11/2011 07:30
MADEIRA MORTA
Elio, muito obrigado pela orientação, agora com o nome da técnica eu vou pesquisar, e em breve irei esta fazendo algum trabalho neste sentido.
acho que tenho um material aqui para tal experimento.

assim que eu o fizer colocarei fotos

abs