Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Mudas de jabuticaba por estaquia, vale a pena!

Guilherme Luz02/11/2011 21:35
Mudas de jabuticaba por estaquia, vale a pena!
Postei esse tópico no Faça vc mesmo, porem achei que lah não estava sendo visto por bastante pessoas e acho que lah não é o lugar adequado, por isso vou postar aqui.

Olá amigos, eu ví uma matério do Geraldo onde ele fazia estaquias de jabuticabeira.
Inicialmente eu num botei muita fé não, mas a curiosidade falou mais alto, foi quando
mostrei a matéria para o meu pai e ele se dispos a me ajudar, e ele arrumou um galho de jabuticabeira.

Abaixo eu fiz uma espécie de passo a passo.

Façam pois vale muito a pena.

Essa primeira é uma que eu já coloquei no substráto. ela já emitiu várias brotações.

1

Detalhe dos brotos...

2

Detalhe do tronco com uma parte descascada, essa parte é a que vai dentro do potinho
com água, esse potinho foi anexada uma mangueira (eu usei conduite, mas pode ser qualquer
tipo de magueira).

3

Mais uma ves o detalhe de onde o tronco foi descascado.

4

Detalhe para a brotação dessa segunda estáca.
Essas brotações se desenvolveram após as estacas ficarem com a parte descascada mergulhadas
na água. Demoraram em torno de 3 semanas para brotarem.

5

Agora a estaca dentro do pote com o conduite imbutido. Aí é só encher o pote de água.
Lembrando que o galho usado já frutificou, o que aumenta as chances de obtermos um bonsai
que frutifica.

6

Detalhe do conduite usado.

7

Aquié um pequeno esquema de como vai funcionar a bagaça!

8

Agora é esperar, vou ver se futuramente tento com outras especies.
Se der certo acho essa tecnica mais vantajosa que a estaquia pois vc pode acompanhar a muda mais de perto uma vez que podemos levá-la para casa
Mcdonald03/11/2011 02:23
Cara... vc é ninja heim..

Faz quanto tempo que fez a estaquia?

Vou acompanhar pra ver se vai dar certo mesmo...

Abraço e boa sorte
Lrgullo03/11/2011 08:58
opa! e aí!

fiz uma destas com conduite e tal... mas ela foi morrendo... a diferença é que deixei com as folhas e todas pela metade... no seu caso vc tirou tudo né... esperamos que funcione!

outra estaca que fiz o galho era parecido com o seu, praticamente um toco legal, coloquei em areia grossa e sempre mantive de úmida para molhada... o galho brotou bem... e foi bem por 2 meses, depois precisei mudar 😲 dai ja era... estou sem espaço adequado para estaquias...

mas boa sorte aí!
nada que uns anos de paciência de rendam raízes 😄

abraço!
SMART203/11/2011 12:39
esse sistema pra mim não funciono muito bem tb, pra comessar de acerola nem consegui raises... ela brota num velocidade incrivel chegando a uns 3cm de tamanho kda broto ae do nada vai secando muxando e morre... ja em outras como Romã e Amora q eu fiz tive o problema q as raizes insistem em nacer na diviza da casca, tipo bem onde vc comesso a descasca... e consequentimente vão direto para baixo chegando ate a agua... isso com poucos dias la num tem problema mais antes de juntas 1 quantidade rasoavel de raiz elas comessão a aprodrecer, mesmo a amora q adora agua, salvei as minhas pq tava em garafa pet transparente então percebi a tempo e enxi de terra a parte de baixo, mesmo assim fico akele talo enorme q fica chato pra coloca em vasos normais de bonsai, a parte de cima praticamente não cria raises. ainda aconselho q alporque seria melhor... mais vamos acompanhar talvez foi eu q errei aki ja q so iniciante tb
Guilherme Luz03/11/2011 13:12
Um é bom saber que outros já tentaram isso nos ajuda a tentar fazer diferente pra ver se dá certo. ^^

Mcdonald, essa técnica eu copiei do Geraldo Inocensio, e com as dele deu certo, vamos ver se as minhas da certo né?

Lrgullo, eu tirei todas as folhas, essas folhas que vc está vendo nas fotos são todas brotações novas.

Smart2, pra resolver esse seu problema é bom vedar a parte onde o tronco descascado entra, dessa forma as raízes não terão acesso à parte com água.

Continuem acompanhando eu tenho outras duas maiores pra mostrar.
Tiago R03/11/2011 14:28
Vou acompanhar.
edson060503/11/2011 15:45
Eu já tentei... Não tive sucesso!

Edson.
Guilherme Luz03/11/2011 15:52
Nossa desse jeito já to desanimando...
Rafaelsantos03/11/2011 18:26
gosteiiiii
RAPAZ GOSTEI..acompanhando ...
Guilherme Luz12/11/2011 15:00
Atualizando:

Vejam como ela está brotando...

Ela também vem apresentando uma boa cicatrização nos cortes, acho que vou começar a utilizar um bom enraizador nela, acho que usarei a tiamina.

Continuem acompanhando, opiniões são muito bem vindas...
Filipe Henrique12/11/2011 15:37
boa sorte brother, nunca vi alguem dizer que conseguiu por esse metodo...
ficam vivas por mais de ano e sem nenhuma raiz...
Eu só tento depois que alguem conseguir. TO TORCENDO POR VC AMIGÃO!
RSRS

abraços
Guilherme Luz12/11/2011 16:03
Nossa cara, desanimador essa noticia viu, kkkk, vamos ver ser eu consigo e quebro esse tabú né?

Vou comprar a tiamina semana que vem e vamo ver se ajuda né?

Até la...
Sergio Batalini12/11/2011 16:06
Ola a todos , a titulo de curiosidade e experiencia, concordo . Mas como forma de se conseguir material de qualidade para o cultivo como bonsai , acho pouco provavel que funcione, ou mesmo que valha o esforço.
Alem de dificil enraizamento, mesmo com metodos elaborados e criativos , demorados e com grandes chaces de fracasso , as jabuticabas são nativas muito faceis de serem encontradas , mesmo em viveiros comerciais sem qualquer ligação com o mundo do bonsai .
Outro motivo que poderia levar ao uso desta tecnica seria um material exepcional , sem igual , o que não é o caso .
Se em vez de se tentar propagar por estaquia consumindo-se anos a fio para se ter algumas poucas raizes finas fossem plantadas sementes { com a vantagem de se consumir o fruto..} acredito que em alguns anos de cultivo intencivo teriamos coisa muito melhor em relação a nebari , tachinagari , galhos primarios ..etc...
Claro que esta é apenas a opinião de um iniciante que pode estar totalmente equivocado .. no mais , parabens e boa sorte.... 🙄
Guilherme Luz12/11/2011 16:18
É amigos, concordo com vc Sergio, mas acho que não custa nada tentar e me valerá a experiencia, e como dizemos aqui em Minas, vai que eu dou um azar e consigo.^^
Sergio Batalini12/11/2011 16:35
É isso aí camarada , experiencia , não custa nada , não ocupa espaço e agrega muito a nossa vida . Nunca desista .
nickyfury13/11/2011 09:19
bonsai
Concordo com o Bonsergio em parte. Realmente, o metodo é muito trabalhoso e requer atenção constante, para não por tudo a perder. Além disso, haja paciência, hein? rss

No caso de um grande plantel, em que a evolução das estacas fosse controlada com vistas a obter uma grande quantidade de material novo e produtivo, talvez até houvesse maior interesse em usar dessa técnica, mas como bem salientou nosso colega Bonsergio, é bem mais fácil iniciar por plantas vendidas a preços razoáveis no mercado ou então a partir da germinação de sementes, dessa vez conseguindo a reprodução de um material até mesmo superior.

Creio que a prevalência das brotações tem o poder de mesmerizar nossa atenção, desviada do fator principal, que não está tão visivel: as raízes capilares, ou de alimentação. Mais que folhas, a estaca precisa mesmo é de um sistema radicular forte o bastante para dar sustentabilidade vital para a planta obtida por esse meio. As brotações, como bem sabem todos os que tentaram a estaquia, com o tempo acabam murchando e morrendo, sem reposição. As raízes capilares, sempre minimas, não conseguem manter acesa a chama da vida necessária para o desenvolvimento continuado da planta.

É desanimador ter um processo com resultado tão pifio quanto esse. Mas, ao mesmo tempo em que tenta, o cultivador pode estar sempre lançando sementes na areia e obtendo outras plantas com que formar lindos bonsai, com resultados muitas vezes superior e com um retorno que é bem mais estimulante. Tentar vale a pena, mas tentar com outros recursos e outras possibilidades, permite que não nos desanimemos se o resultado com as estacas não surtir o efeito esperado. Que o diga o nobre amigo Geraldo Inocêncio, que usou esse recurso para inovar, sempre pautou seu trabalho pela germinação de sementes, como forma de aumentar, com risco calculado, seu plantel de belos bonsai produtivos. É seguir seu exemplo....