Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

::Ulmus mg::

12
marcio gabiatti03/11/2011 16:53
::Ulmus mg::
Ola amigos do Forum essa é uma muda de ulmus, que ganhei do amigo Genesio da ''Bonsai Blumenau'' preciso de ajuda para dar um caminho a ela e formar uma estrutura, oque eu percebi feito foi um corte na diagonal e deixado crecer livre até o momento, gostaria de dar um estilo a ela me veio um hokidachi devido a distribuição dos galhos mas não sei se combinaria com o nebari se alguem poder sugerir outro estilo ou alguma sugestão ficarei grato.
Desculpe pelas fotos mas tirei de celular...
Ela chegou assim:

Fiz uma desfolha para poder ver os melhores galhos.

Possivel frente visto que o corte fica escondido na parte de traz.

Parte de traz onde aparece o corte...

Lateral:

Lateral:

Vista de cima:

marcio gabiatti03/11/2011 20:57
??
marcio gabiatti04/11/2011 12:46
sugestões??
Israelbonsai04/11/2011 13:13
Re
Muito bonita esta árvore, se eu fosse você, eu iria deixar ela brotar mais e mais, depois iria fazer uma poda pra deixar a copa mais triangular. O galho mais baixo poderia ser transformado em jin, seguido em baixo por um shari longo, mas que não toque no substrato.
Pedro Catarin04/11/2011 13:20
Eu logo faria um transplante nela, escondendo esta raiz exposta para poder se adequar melhor ao estilo mais recomendado neste momento, o hokidashi.

Visto que sua planta está com várias ramificações na mesma altura e de todos os lados, o trabalho de formar a copa ficará mais fácil.

Selecione os galhos que você deseja (não retire muitos se possível) e então arame-os, fazendo com que haja ramos apontando para todas as direções.

Ex.:

Feita a aramação, pode os galhos até um certo comprimento, visando formar uma copa mais redonda ou triangular (isto depende de você).

Conforme o tempo for passando, vá podando a planta e, se necessário, faça novas correções.

Abraços!! 😄
marcio gabiatti04/11/2011 15:53
Pedro eu ja tinha pensado em fazer um falso transplante para um escorredor mas não tinha me atentado em esconder o nebari, hj buscando alguma inspiração em fotos encontrei um que me agradou mas foge do estilo pretendido.
Sera que conseguiria algo parecido?
Se sim como proceder com os cortes??
O ulmus é este do amigo Joellagunasc http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=19147&highlight=ulmus
Pedro Catarin04/11/2011 19:42
Difícil cara... veja bem:

- Você teria que dar uma boa sinuosidade no tronco... E já que ele está meio grosso, teria de usar algum tipo de rafia ou borracha enrolada no tronco para não quebrá-lo.
Agora, não sei se com um ulmus isso é possível.

- Você teria que deixá-lo crescer bastante, para poder engrossar. Não podemos esquecer que o estilo pretendido é um moyogi, ou seja, você teria que "continuar" o tronco com algum tipo de galho de sacrifício.

- Sua planta ainda é nova e, para poder criar algo parecido, teria que desenvolver por mais uns 3 a 5 anos.

Vamos esperar que os mais experientes nos ajudem também!

Abraços!!
marcio gabiatti04/11/2011 20:31
É Pedro o hokidachi seria o caminho mais facil a seguir e com resultados mais rapidos e ''talvez'' veja bem ''talvez'' um moyogi seria um caminho muito longo a percorrer mas não impossivel e como disse espero que os mais experientes nos ajude rsrs abraços...
Filipe Henrique04/11/2011 23:38
brother,
se vc fizer um alporque bem no meio do tronco, vc consegue atenuar a sinuosidade do tronco que o Pedro citou.

alem de diminuir o tamanho da planta possibilitando formar um shorim ou mame.

pra isso é basicamente ir podadno logo apos da segunda ou terceira gema de cada galho que ele vai ramificando cada vez mais.

t+]

abraços
marcio gabiatti05/11/2011 00:44
É Pedro não tem jeito de fugir do estilo, é hokidachi mesmo, Filipe obrigado e me corrige se eu estiver errado pensei em fazer algo assim vejá se a altura do alporque esta bom,e se a poda dos galhos seria mais baixo ou ta bom, e se é arredondado assim.

nickyfury05/11/2011 08:15
bonsai
As duas opções oferecidas, Moyogi ou Hokidachi estão bem e o ulmus pode ser convertido em qualquer uma delas, sem nenhum problema. No caso do Hokidachi, mantenha todos os galhos, sem cortar fora nenhum deles, mas reduza o comprimento de todos, deixando os entrenós mais curtos, com apenas duas gemas de novas brotações em cada galho.

No caso do Moyogi, corte todos os galhos exceto dois: um será o novo apice e outro, aramado e horizontalizado, será o primeiro galho. Na sequencia, replante inclinando o tronco ligeiramente para a direita (com o apice aramado seguindo em sentido contrário. O resultado seria uma imagem parecida com um ">". Dessa forma, com o passar dos anos a copa (estrutura aerea) será toda construida sobre esse galho superior, que passa a fazer parte do tronco.
marcio gabiatti05/11/2011 18:36
amigo Nickyfury decidi fazer o hokidachi pois ainda não tenho nenhum em minhas plantas por receio de fazer, e não der conta rsrs mas aproveitando que o Ulmus é resistente e tem uma resposta muito rapida as intervenções o farei mas digo vou precisar de ajuda mais para frente ok.
O estilo hokidachi embora muitos pensão em ser facil de ser obtido, é mais complexo na minha opnião, pois se não bem estiver encaminhado a condução acabara ficando parecido com uma árvore com aspecto de bolinha, por isso meu receio de se trabalhar nesse estilo, pois vejo muito material por ai nesse aspecto ok.
Elio05/11/2011 20:06
marcio gabiatti escreveu:
É Pedro não tem jeito de fugir do estilo, é hokidachi mesmo, Filipe obrigado e me corrige se eu estiver errado pensei em fazer algo assim vejá se a altura do alporque esta bom,e se a poda dos galhos seria mais baixo ou ta bom, e se é arredondado assim.

Márcio, o que a planta melhor te oferece é o hokidachi. Com base na foto acima, faça o alporque mais acima. No meio do tronco. Mas, só faça depois que a planta enfolhar.

abraço
Jair Flores05/11/2011 20:18
Elio, tudo bem?

Hoje tive o prazer de conhecer pessoalmente o teu xara. Foi em um encontro
aqui em Rolante.O cara é gente finíssima. foi a primeira vez que participei de uma reunião e adorei...
um abraço.
Desculpas por invadir seu tópico Marcio.
Um abraço.
marcio gabiatti05/11/2011 20:30
amigo Elio e Filipe, uma duvida se eu fizer um alporque no ponto que vcs indicarão eu não terei uma arvore muito baixa não?
marcio gabiatti05/11/2011 20:31
não tem problema não Jair abraços...
Elio06/11/2011 00:07
marcio gabiatti escreveu:
amigo Elio e Filipe, uma duvida se eu fizer um alporque no ponto que vcs indicarão eu não terei uma arvore muito baixa não?

Márcio, ficará proporcional conforme a espessura do tronco. E, não esqueça de que ela irá alongar coma copa.

abraço
Filipe Henrique06/11/2011 01:43
1/3 de tronco e 2/3 de copa e o ideial.
siga os conselhos do elio para proseguir com a alporquia, se possivel coloque um disco logo abaixo da parte superior do anel, n'ao tenho imagens... sei que algumas pessoas j[a postaram aqui no forum mas n'ao lembro quem s'ao e fica dificil achar o post, tomara que alguem complete a ideia.

as podas para formacao seguem na figura abaixo.
cada linha dessa seria uma poda, a linha mais baixa a primeira poda de forma;'ao, apos os galhos podados ramificarem podaria na segunda linha depois na terceira e assim por diante ate ter uma copa bem densa.

obs; meu teclado desconfigurou... ja escrevo maus, sem ponto virgula etc.. fica dificil

vlw abracos
nickyfury06/11/2011 09:13
bonsai
Se sua intenção é o Hokidachi, então não irá ficar com um tronco muito pequeno, como equivocadamente voce pode pensar. Nesse estilo existem inumeras variedades de construção, e uma delas incorpora esse formato, sem problema algum. Além disso, ao fazer o alporque, voce obtém novas e preciosas raízes que com um bom volume e distribuídas em toda a volta do tronco, criarão um belo nebari radial, que é um forte atrativo nesse cultuado estilo clássico. Veja os exemplares abaixo, em que a caracteristica do tronco baixo é atrativa e compõe bem:

Na imagem abaixo, uma boa formação estrutural, tronco baixo, aliados a um nebari radial:

Como pode ver, o tronco baixo e atarracado é um reforço ao estilo, pois confere imponencia e força para a arvore, visualmente falando. Eis uma sequencia de construção interessante:

marcio gabiatti06/11/2011 19:03
Amigos Elio, Filipe e Nickyfury quanto a duvida em relação ao tronco baixo esta muito bem sanada, porem quanto ao disco que o Filipe falou ainda restão duvidas rs esse disco e colocado depois da alporquia? ou é antes como vc me orientou no topico da minha Bougainvillea Filipe?
Ha falar em Bougainvillea espero o seu topico sobre a sua ok...
Filipe Henrique06/11/2011 21:01
rapaz,

na verdade, nem antes nem depois, é durante!

ao fazer a alporquia. vou tentar fazer uma nesse esquema aqui em casa e postar as fotos.

já estou te devendo uma postagem, mas to com muito serviço agora, vou tentar fazer durante a semana e postar as duas.

vlw

abraços
marcio gabiatti07/11/2011 01:37
ok amigão fico no aguardo, mas pelo que eu entendi feito o anel na planta, coloco o disco na parte que foi feito o anel, é mais ou menos isso?
Elio07/11/2011 15:21
Márcio, eu usava a técnica (postei foto no fórum, só não sei mais onde), que consistia num disco de plástico duro, com um furo no meio com o diâmetro do tronco. Fazia um corte reto de fora para dentro até o centro do disco.
Colocava no alporque (antes do esfagno) bem junto à parte de cima de onde o tronco foi descascado. Depois cobria com esfano, plástico, etc.
Com isso, as raízes, ao nascerem, não desciam rente ao tronco mas, ao encontrarem o disco, se posicionavam radialmente.
Tudo isso para criar uma sistema radicular radial.

Abandonei essa técnica porque achei uma melhor, que consiste em:

Em lugar do esfagno, uso vermiculita e sem o disco de plástico.
Com isso, ao retirar o alporque, basta chacoalhar a planta que a vermiculita cai sozinha (fato que com o esfagno não acontecia). As raízes ficam livre e soltas. Corto o toco que ficou embaixo das raízes, bem rente às novas raízes.
Coloco um disco de madeira MDF embaixo do tronco e parafuso no tronco, dispondo as raízes em cima do disco, radialmente.
Funciona melhor e mais facilmente.

abraço
marcio gabiatti09/11/2011 16:00
atualizando...
Amigos Nickfury, Elio, Filipe e demais, fiz a primeira intervenção.Primeira poda, deixei duas gemas em cada galho, achão que poderia ter encurtado mais os galhos???

Ricardo Paiva11/11/2011 23:41
Boa escolha Marcio.
Já fiquei imaginando um mame. Vai ficar show.

Aqui os trabalhos do Cristian Ross, aqui do Rio Grande do Sul:

isto para ilustrar que podemos sim ter um belíssimo trabalho com uma planta de tronco fino.
12