Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Meu pimeiro Bonsai

edmarcos04/11/2011 21:10
Meu pimeiro Bonsai
Amigos, boa noite

Plantei algumas sementes e tenho 3 mudas de Canafístula com uns 5 cm cada. Quero fazer bonsais das mesmas.
Li algumas coisas nos tópicos mais é tudo muito complicado para um iniciante.
Gostaria de uma ajuda no que diz respeito à condução das mudas. Onde plantar no início, quando levra para o escorredor, etc.

Em quanto tempo, mais ou menos, eu terei um bonsai?

Desde já agradeço,
prumodeq08/11/2011 10:33
edmarcos

Canafístula é uma planta não é a mais indicada para iniciantes... ela é uma árvore linda em tamanho natural, mas em bonsai apresenta dificuldades devido ao tamanho das suas folhas e a forma que os seus galhos se dispõem (ramificação).

Mas não desista da canafístula. Caso elas estejam em sementeira ou em um vaso pequeno, quando elas estiverem bem formadas (10 a 15 cm) transfira para um vaso maior. No caso de estarem em um vaso grande, aguarde a primavera do ano que vem para transplantar para a terra (se possível).

E aí é aguardar uns dois a três anos elas crescerem... aí você vai ter um pré-bonsai, ou seja, vai levar um tempo para você ter um bonsai.

O ideal no bonsai e escolher árvores com folhas pequenas e já formadas. Você pode passar em uma floricultura ou loja de paisagismo e comprar mudas de ficus, pingo de ouro, buxinho... são boas plantas para iniciar. Evite os "bonsais" de supermercado.

Tem ainda a possibilidade de estaquia, alporquia e a coleta na natureza (yamadori)

Agora é ler, aprender, estudar, experimentar, conversar com que já tem experiência e ter paciência, paciência e paciência...

Abraços
Andrey08/11/2011 13:14
Edmarcos,

pode seguir os conselhos do nosso amigo prumodeq que dará tudo certo.
se puder também coloca umas fotos das plantas depois delas brotarem.

abraço.
edmarcos08/11/2011 22:03
Meu primeiro bonsai
Meu amigo, obrigado pelas dicas.

Fico pensando que comprar uma muda em uma floricultura é muito fácil mas crio que eu esteja engandao, vendo seus comentários.

Eu pensava que fazendo assim eu não poderia dizer que eu fiz um bonsay entende......

O ficus que vc me sugeriu por exemplo eu já compraria e o colocaria no escorredor?

valeu pelas dicas.

prumodeq escreveu:
edmarcos

Canafístula é uma planta não é a mais indicada para iniciantes... ela é uma árvore linda em tamanho natural, mas em bonsai apresenta dificuldades devido ao tamanho das suas folhas e a forma que os seus galhos se dispõem (ramificação).

Mas não desista da canafístula. Caso elas estejam em sementeira ou em um vaso pequeno, quando elas estiverem bem formadas (10 a 15 cm) transfira para um vaso maior. No caso de estarem em um vaso grande, aguarde a primavera do ano que vem para transplantar para a terra (se possível).

E aí é aguardar uns dois a três anos elas crescerem... aí você vai ter um pré-bonsai, ou seja, vai levar um tempo para você ter um bonsai.

O ideal no bonsai e escolher árvores com folhas pequenas e já formadas. Você pode passar em uma floricultura ou loja de paisagismo e comprar mudas de ficus, pingo de ouro, buxinho... são boas plantas para iniciar. Evite os "bonsais" de supermercado.

Tem ainda a possibilidade de estaquia, alporquia e a coleta na natureza (yamadori)

Agora é ler, aprender, estudar, experimentar, conversar com que já tem experiência e ter paciência, paciência e paciência...

Abraços
prumodeq14/11/2011 12:37
edmarcos

Veja bem, sou um iniciante que está camelando pela trilha do bonsai... talvez esteja errado, talvez não, mas penso assim:

Depois que é contaminado pela febre do bonsai, uma das coisas que mais empolgam é estar junto com as plantas, aplicar aquela técnica lida naquele livro, executar aquela poda, aramar, desfolhar... etc, etc, etc...

E para isso, quanto mais mudas melhor, pois aplicar tudo a uma mesma árvore vai implicar em uma única coisa: perder a planta. E trabalhar com mudas já crescidas ao invés de plantar a partir da semente, tem-se uma economia de no mínimo 3 anos...

Já a distância entre a muda e o bonsai é bem longo, só uma muda bem conduzida vai se tornar um bom bonsai, assim trabalhar à partir de pré-bonsai economiza parte do processo e não tira o mérito quando consegue-se um bonsai vistoso.

Mas também plante à partir de semente, é uma atividade prazerosa ver a germinação, crescimento... assim como a partir de estacas, alporquia. Com certeza daqui dez, vinte anos é um orgulho ainda maior dizer "eu que fiz todo o processo".

Abraços