Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

serissa na pedra/ varrido

Seisdedos05/11/2011 09:54
serissa na pedra/ varrido
Olá pessoal, coloquei esta serissa na pedra há um ano e como o sol pegava mais de um lado os galhos se encaminharam para este lado.
Achei que ficaria legal um fukinagashi, mas nunca trabalhei este estilo, opiniões sobre onde cortar e como trabalhar, projeções tb serão muito bemvindas, adoro bonsai, mas falta-me prática e um pouco de dom artístico.

Um grande abraço a todos
nickyfury06/11/2011 11:44
bonsai
Sua planta está indo bem, mas é preciso eliminar sempre as brotações nas raízes, cortando-as rente, para não subtrairem energia da planta. Além disso, essas brotações subtraem a beleza do projeto. No caso do estilo, sugiro ao nobre colega apenas cortar todos os galhos, reduzindo seu comprimento e buscando a formatação no estilo Hokidachi, muito mais bonito e elegante, que irá combinar melhor com o posicionamento das raizes sobre a rocha.

Veja um exemplar do meu viveiro, similar ao estilo do seu, que venho cultivando há alguns anos:

Além de cuidar de manter as raízes livres das brotações indesejáveis, preservo a densificação fechada através de podas constantes de manutenção, sendo que ultimamente venho buscando a construção de um ápice mais compacto e harmonico com o restante da planta:

Nikkei 10006/11/2011 21:23
Apesar dos galhos terem se direcionado para um lado, as raízes e os próprios galhos não compões uma estrutura para fukinagashi. Siga as orientações do nosso experiente nickfury para formar uma boa planta. 😄
Lucas Sbardelotto06/11/2011 21:53
EU TAMBÉM TENHO UMA SERRISSA NO ESTILO FUKINAGASHI.