Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

É possivel fazer bonsai de limoeiro e goibeira?

Ricardo L C05/11/2011 11:36
É possivel fazer bonsai de limoeiro e goibeira?
Bom dia pessoal , hj pela manha retirei essas mudas do jardim da cs da frente q vai ser demolida, é um limão e uma goiabeira.

Ricardo L C05/11/2011 11:38
Cade a foto
Ricardo L C05/11/2011 11:50
FOTOS
Agora sim a foto

Ricardo L C05/11/2011 11:56
Aqui já no vaso

http://i42.tinypic.com/2nitf9.jpg

Aguardo umas sugestoes ,,, vlw
Ricardo L C05/11/2011 11:58
ROGÉRIO DIAS05/11/2011 12:48
É
SIM É POSSÍVE,,QUALQUER PLANTA DE TESTURA MADEIRIÇA,,,E ALGUMAS LEGUMINOSAS(COMO A PAINEIRA E A ROSA DODESERTO)SERVEM PARA BONSAI.
Ricardo L C05/11/2011 12:59
Valeu Rogério, vc sabe me dizer se é a época certa de replante? e qual é o melhor substrato?
Fábio Antakly05/11/2011 16:36
Sim é possível.
Na minha opinião formar um Bonsai de Goiabeira traz melhores resultados e menos dissabores do que de um de Limoeiro, mas se a vontade for forte demais encare o desafio e vá a luta.
Sergio Batalini05/11/2011 16:44
Boa tarde Ricardo.

Em se tratando se salvamento , qualquer época é certa , haja visto que sem o procedimento as mudas se perderiam .

O melhor substrato nestes casos é areia grossa de rio { de construção} pura . Para mudas com o calibre destas, bacias de 10 litros , com até 15 cm de altura , bem furadas no fundo e nas laterais .

As mudas coletadas devem ser desfolhadas e replantadas apenas na areia para que possam se recuperar do trauma e com a reserva natural de energia emitirem novos brotos depois da recuperação das raizes.

Como existe esta reserva de energia e as raizes restantes estão destruidas não há necessidade de material organico , o que alias atrapalharia a recuperação .

No momento as raizes devem ser mantidas num ambiente umido, mas não encharcado, evitando assim que apodreçam. Podendo ficar por alguns dias 'a meia sombra e depois a pleno sol .

Adubar somente depois de 45 dias .

Ps: Já aquele ficus do vaso no fundo da foto me pareceu muito bom e pronto para ser podado e conduzido com multiplos troncos .
Ricardo L C05/11/2011 17:49
Bonsérgio valeu pelas dicas, ate pq eu as replantei em um substrato 50% terra e 50% organico.

Já o ficus ao fundo não posso nem pensar em mexer, senão a mãe me mata.kkk

Abçs