Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Ajuda com acerola e jabuticabeira.

Cleverson08/11/2011 14:55
Ajuda com acerola e jabuticabeira.
Olá, estou iniciando na arte comprei um"bonsai" que na verdade é um pré bonsai ou como li em um tópico pelo fórum um "malsai" de acerola.

Ela começou a brotar muito e eu ainda não consegui ler o suficiente para ter idéia de o que fazer com ela, preciso da ajuda de vcs seguem as fotos:

Tenho também uma jabuticabeira, que ganhei, ela estava bem mal com grande parte das folhas meio que ressecadas, tive que trocar o substrato, pois o dela parecia um cimento e muito encharcado, fiz uma desfolha completa e ela já está brotando bem, gostaria de saber o que devo/posso fazer?

seguem fotos:

Ricardo L C08/11/2011 17:04
E ai Cleverson

Faz pouco tempo que comecei tbm , mas vamos lá, tenho comprado esses mausais de supermercado, e a primeira coisa q faço é tirar essas pedrinhas, depois as deixo a meia sombra para q a planta se acostume com o novo lar.
dDepois de uns 3 dias começo coloca-las no sol de manha ate as 10 e de tarde apartir das16.
Agora em relação ao tamanho, aprendi a tecnica do escorredorX mamadeira, mas pra isso tem q ver a melhor epoca por especies.

Abç
Bruno Gomes08/11/2011 19:33
Cleverson,

Sugiro aproveitar a época e reenvasar ambas as plantas ou para recipientes maiores ou para escorredores de macarrão, deixando-as descansar à meia sombra por volta de 10 dias para se recuperarem.

Após 30 dias e a planta se recuperando bem, creio que possa iniciar com a adubação para acelerar ainda mais o seu crescimento.
Seph190311/11/2011 08:58
bonsa
Olá...
Eu acrescentaria, que se fizer o reenvazamento roque o substrato por algo mais drenante, com pedrisco ou cacos de telha. Levo em consideração que vc falou que o substrato está compactado. Entendo que fazendo um substrato 50% terra humificada e 50% pedrisco 2mm ou 3mm, teria bom retorno. Tenho usado com pitangas e tem dado muito certo.

Fllw