Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Ulmus e outras espécies por raiz.

123
Angela Fernandes05/01/2006 19:16
Amigos queridos !!!! 😂 😂 😂

Fiquei lendo e preparando as respostas e eis que sou surpreendida por uma autêntica aula do amigo NICKY ❗ ❗ ❗

Grande Nicky !!!!! 😄 😄 😄

Vou anotar tudinho e guardar nos meus "guardados", agora .... fala sério.... tem um ulmus no pote branco, a esquerda que se eu morasse em Brasília, com certeza ele mudaria de residência e iria ADORAR.

Abraços

Angela - eterna aprendiz de bonsaista - 😮ops: 😮ops: 😮ops:
nickyfury06/01/2006 00:38
estacas de raiz, o que são?
As estacas de raiz geralmente obtemos após efetuar trabalho de transplante ou replante de alguma muda ou bonsai. Podemos tambem conseguir através de yamadori. Dependendo do tamanho da planta, pode-se obter raiz de espessuras e tamanhos variados.
Usa-se a mesma técnica que aplicamos ao efetuarmos estaquia com galhos: mergulhamos uma parte da raiz em uma mistura de agua com hormonio enraizante, deixando por uns vinte ou trinta minutos. Enquanto isso, preparamos o substrato. Eu costumo usar pedrisco, areia lavada sem peneirar, substrato próprio para hortaliças e caco de telha, tudo na mesma quantidade.
Depois é só enterrar as estacas, e aguardar. Ulmus e citricos como kinzu e kinkan enraizam mais rápido, geralmente com uma semana e meia ou duas. Ligustro, serissa, pirakanta, ficus e outras, demoram um pouco mais.
Vantagem desse tipo de trabalho: obtemos mudas com movimentos interessantes, sem pagar nada por isso. Pode-se usar estacas de raiz de qualquer grossura. É opcional passar pasta cicatrizante no corte superior. Geralmente aplico em ulmus, que costuma soltar um pouco a casca e em citricos, que apodrecem galhos com facilidade. Nas outras, uso cola branca.
nickyfury06/01/2006 00:50
estacas de raiz
Assunto inesgotável esse de estaquia de raiz!!!
Sobre a pasta cicatrizante: o colega informou que ocorreu uma brotação na parte superior e que se tivesse usado pasta cicatrizante tal não ocorreria.
Discordo. Fiz um trabalho radical com ulmus certa vez: peguei um tronco pequeno, parti em quatro pedaços, sem separar em definitivo a raiz. ocorreu brotação vigorosa nos quatro "galhos" que formei, ainda que usasse cicatrizante. A brotação não ocorre necessariamente sempre próxima ao local do corte. Pode surgir brotos mesmo na base ou na própria raiz!!
Isso torna o trabalho interessante, porque às vezes o "tronco" de raiz se perde, e a brotação na própria raiz enterrada é que deverá ser desenvolvida para tornar-se a planta principal. Oportunamente postarei uma foto desse ulmus, para que observem a brotação. É definitivamente uma espécie interessante na arte bonsai o ulmus!!!
Alguem por acaso tentou obter novas plantas a partir de estacas de raiz de citricos maiores, como limões, laranjas, mixirica ou lima? Em caso afirmativo, gostaria de observar fotos de trabalhos assim. Tentei fazer isso com raiz de limão tipo "galego", cujo fruto é o menor, mas não logrei exito. ainda. 😉
Felipe Frango Zappala06/01/2006 08:31
Nicky, o galego pode usar com tranquilidade... fiz um em Dez/2004. Assim que tirar uma foto dele atualmente, gostaria de te mostrar as duas...

Abração
nickyfury08/01/2006 15:46
estacas de raiz
Felipe, ficarei no aguardo dessas fotos. É estimulante saber que voce obteve resultados com o limão galego. Isso aumenta minha teimosia em continuar insistindo com essa espécie, desenvolvendo uma nova planta a partir deu uma raiz.
Talvez eu não tenha tido exito por que usei uma raiz bem grossa, com poucas capilares.
julianocamara08/01/2006 22:41
1 ja brotou, vamos aguardar as outras.

Um abraço
nickyfury09/01/2006 15:00
estacas de raiz
Gostaria de mostrar aos colegas foristas algumas novas estacas que fiz neste ultimo fim de semana: ficus e ligustro. O ficus, tive que diminuir a altura de uma muda para acondicioná-la sobre um trabalho em pedra que estou desenvolvendo há tres anos. Parte da raiz pivotante que cortei e alguns pedaços menores, aproveitei para fazer mudas de estacas.
O ligustro faz parte de algumas plantas de 35/45 anos, cuja base do tronco gira em torno de 35 a 50cm. Também tive que reduzir o tamanho, para acondicioná-las sobre bases de pedra, sendo que num futuro próximo irei acrescentar essas "sobras" com o arranjo principal, formando uma floresta sobre uma laje de um tipo de pedra conhecida aqui como "pedra de pirenopolis". Oportunamente postarei fotos desse trabalho para os colegas opinarem. Eis as fotos: Ficus

http://www.gfoto.com/GetUserPic.asp?uid=9DC7CE5CF2F5485F935954C3B108E780&alid=21100&pid=2523677&size=3

Ligustro:

http://www.gfoto.com/GetUserPic.asp?uid=9DC7CE5CF2F5485F935954C3B108E780&alid=21100&pid=2544200&size=3

Ligustro:

http://www.gfoto.com/GetUserPic.asp?uid=9DC7CE5CF2F5485F935954C3B108E780&alid=21100&pid=2544230&size=3

Estas estacas nessas duas ultimas bacias são quase que só lascas da pivotante inicial, com pequenos tufos de raizes capilares. Outros que plantei anteriormente, principiam a emitir brotação.
Felipe Frango Zappala09/01/2006 21:36
Nicky, ao que tudo indica em pouco tempo vão ficar 10!
Já tentou com Ipê roxo?

Abração
nickyfury09/01/2006 21:58
estacas de raiz
Não Felipe, com ipê roxo ou de qualquer outra cor nunca fiz estaquia. De raiz então, nem se fala. Você por acaso trabalhou com essa espécie com resultados animadores? conseguiu muda em viveiro ou iniciou um trabalho a partir de estaquia?
Deve ficar um trabalho de primeira qualidade. Lembro que um colega aqui de Brasilia, visitando a casa do Roberto Gerpe no Rio, há tempos, disse ter visto um bonsai primoroso, em cascata, colocado ao lado de uma cascata artificial, que redundou num trabalho magnifico. Mesmo porque essa especie, durante o periodo da floração, costuma perder todas as folhas. Fiquei imaginando a cena, descrita por esse colega, de uma planta posicionada dessa forma, num estilo em que o acessório era a cascata artificial. Magnifico!!!
julianocamara09/01/2006 22:31
Valeu nicky!
Felipe Frango Zappala09/01/2006 22:42
Nicky, fiz exatamente a mesma coisa que você com 2... o amarelo não aguentou... pena, essa raiza do amarelo era maravilha. No roxo o dificíl agora é controlar a brotação... atualmente estou tentando direcionar para semi-cascata...

Abração
Angela Fernandes09/01/2006 22:55
Oi Nicky !!!! 😂 😂 😂

Fiquei admirando as suas estaquias ❗ ❗ ❗

Vão ficar plantas magníficas, todas possuem um potencial inimaginável....

Parabéns e

Abraços

Angela - eterna aprendiz de bonsaista - 😮ops: 😮ops: 😮ops:
Durval C Gasparetti10/01/2006 20:53
Nicky e Felipe

Sobre Ipe : estou fazendo uma experiência com 5 "tipos" diferentes de Ipes, Amarelo-Anão, Amarelo do Brejo, Branco, Branco do Brejo, e Branco Sulferino. Comprei as mudas de 1 a 1,5 m, plantei em vasos de 40 l, fiz poda radical em todas e com o restante do tronco, fiz 3 estacas de cada uma.

Isso foi feito em 20/11/2005 e todos as espécies estão brotando. Ainda é cedo para saber se as estacas estão realmente criando raizes, porém estou esperançoso.

Como escrevi acima, é uma experiência, com árvores que não conhecia.

[]s

Durval
Felipe Frango Zappala10/01/2006 21:46
Legal Durval...

É cedo mesmo. Ipê engana muito... quase sempre brota, mas nem sempre aguenta.
Esse amarelo é o que tem as raízes mais atraentes.
Espero que você tenha sucesso. Depois é a luta para diminuir um pouco o tamanho das folhas, mas fica ótimo.

Abração
nickyfury11/01/2006 09:29
ipê
Colegas foristas:
Ao descrever a dificuldade em trabalhar com essa espécie, eu fiz referencia apenas a variedade tida como nativa. Há uma outra, que é conhecida como ipê de jardim, muito usada em ornamentação, que emite floração abundande, em cachos de flores amarelas, cujo tronco, com tres anos plantada no chão, adquire rugosidade apreciavel, com uma casca bem atraente.
Dessa variedade, tenho uma minifloresta e um tronco duplo. Em ambas consegui floração. Apenas que, da mesma forma que a variedade nativa, as folhas são dificeis de reduzir, ainda que o caule flexivel dos galhos permita moldagens as mais diversas. Outro ponto negativo no ipê de jardim é que se podarmos os galhos em demasia, sem deixar que eles se alonguem, não teremos flores. 😢
julianocamara12/01/2006 16:18
Pessoal,

o restante das estacas de raiz que fiz de ulmus já tem quase 3 semenas e nada!

só uma vingou ate agora que foi a maior.

um abraço
Felipe Frango Zappala13/01/2006 14:01
Juliano, e seu Acer, como está reagindo nesse verão tão quente? Se tiver novidades, ressucita aquele tópico... já até me perdi dele.

Abração
julianocamara13/01/2006 15:21
Felipe,

a respeito do palmatum, eu fiz aquele corte e ele secou até morrer.

o Tridente, estava bem, mas ai começou a secar os brotos novos e caia, entao, resolvi fazer uma desfolha e ao contrario do que eu pensava ele começou a nascer somente um par de folhas e depois crescia e secava. agora ele ta sem folhas, mas fiz uma raspadinha no tronco e ele continua verde.

desisto!
Felipe Frango Zappala13/01/2006 16:28
Pena Juliano, o meu depois da poda drástica e desfolha parcial, está encorpando bem... nessa época ele pega apenas 1 hora de sol por dia. Mas é como te falei... vai enfraquecendo a planta...
julianocamara13/01/2006 16:41
Felipe, vc sabe dizer se Ulmus, Zelkova e Celtis precisam de inverno assim como os acers?

um abraço
nickyfury13/01/2006 16:47
acer
Com o acer, qualquer variedade, exceto o kaede, aqui em Brasilia é uma planta complicada. Há viveiros em que alguns colegas obtém sucesso em desenvolver o acer palmatum. Mas a maioria prefere o kaede, por sua resistência, inclusive ao calor e baixa umidade, caracteristicos aqui em minha região.
No nordeste, creio que a dificuldade para se desenvolver o palmatum pode ser ainda maior.
O kaede, eu costumo estaquiar, e após enraizamento, passar imediatamente para um escorredor, observando suas raizes até que elas saiam pelos furos no fundo. Depois, passo o escorredor para uma bacia plastica maior, com mistura de substrato poroso e adubo de gado, uma mamadeira, colocando tudo na sombra de alguma árvore frondosa. Umidade e sombra são os componentes ideais. Desde a primeira fase, isto é, estaquia, até o crescimento na mamadeira, mantenho umidade sem encharcamento e sombra sob alguma arvore, onde os raios do sol forte são filtrados até chegarem à planta.
Em São Paulo e outras cidades com clima mais ameno, observei variedades de acer que nunca conhecera: negundo (folha tipo ficus variegata), shishigashira (folhas finissimas e compridas) e outras cujo nome não me recordo. Além dos conhecidos atropurpureum e deshojo, com sua coloração de vermelho intenso, quase vinho.
Depois de tantos fracassos, me conformei em adotar o kaede como o acer ideal para o cerrado. Seu desenvolvimento é rápido e seguro, além de permitir uma desfolha razoável, que redunda em uma planta com folhagem bem pequena, conferindo à planta uma qualidade a mais como bonsai.
Felipe Frango Zappala13/01/2006 17:40
Juliano, a questão não é nem o inverno tão rigoroso... acho que aí é muito quente/seco. Todas precisam. A Zelcova precisa, Ulmus com alguns cuidados talvez você consiga levar melhor do que o Deshojo, Celtis não tenho experiência real para te informar.

Abração
julianocamara13/01/2006 17:49
bem aqui em fortaleza é muito quente e umido.
Raijin13/01/2006 20:10
e prunus?
Eu tenho alguns prunus e observando o tópico gostaria de saber se quando eu podar as raizes deles eu poderia conseguir uma brotação de alguns pedaços de raizes que eventualmente devem ser retirados para corrigir o nebari, tem dois do tipo yamazakura , um monte do tipo fujizakura , um yabai e um yusuramume.
nickyfury13/01/2006 23:01
estacas de raiz
Mago, em relação ao prunus, inclusive dada a diversidade que você mencionou, não tenho uma resposta. Eu creio que o melhor caminho é a tentativa. Errar, todos nós estamos fadados a isso, por maiores mestres que um dia possamos vir a ser. Prova disso é que até o GRANDE Kimura, nas suas peripécias esculturais com juniperos de 500 anos, erra e mata a planta. Dizem os desafetos dele que inclusive ele tem, sobre a laje da própria casa, um local proibido aos neófitos (iniciantes que ele arregimenta pelo mundo), onde só ele pode ir, para admirar e aprender com os próprios erros, evitando matar novas plantas semelhantes às que naquele local estão guardadas.
Mas voltando ao prunus: eu acredito que seja possivel reproduzi-lo por estacas de raiz. Um numero da revista Bonsai Pasion, que coleciono, faz mensão a um japones que trabalha com essa planta e que estaquia os galhos obtidos através das sucessivas podas efetuadas.
Se com estaca funciona, que dirá então com raiz, ainda mais se houver um pouco de capilares para iniciar a nova brotação.
A tentativa, repito, ainda que com possiveis erros, é a melhor maneira de obter uma resposta para sua duvida. Tente, então, e se obtiver sucesso, nos comunique, para que possamos incluir mais essa espécie no rol das estacas de raiz.
Boa sorte.
123