Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Ipê estilo han-kengai

Rafael Salviano12/11/2011 17:19
Ipê estilo han-kengai
Olá Amigos...
Iniciei trabalhos neste ipê a cerca de um ano.
Cheguei a quebrá-lo tentando baixar o tronco.
Agora estou contente com os passos até aqui, mas não sei como conduzi-lo daqui para frente.
Dicas serão bem vindas...

Notem que sua conicidade não é das melhores...
Abraços
nickyfury13/11/2011 09:05
bonsai
Rafael, a construção de determinadas espécies dentro deste estilo pede o uso de algumas técnicas, dentre elas deixar a planta crescendo no formato "normal", isto é, ereta como ocorre na natureza, ainda que receba aramação para dar um leve movimento ao tronco. Ao atingir a planta certa grossura no tronco sinuoso, com galhos posicionados de forma correta, vc poderá então promover a inclinação, estilizando no formato que busca atualmente.

Esse recurso permite que a planta se desenvolva bem e bastante, com um ótimo retorno quanto ao engrossamento do tronco e evitando pontos de conicidade invertida, ao mesmo tempo que voce pode ir condicionando as raízes a trabalharem para a planta e não contra ela. Isso significa que, ao promover o reenvase necessário, voce deve sempre posicionar as raizes todas de um mesmo lado, ao invés de radialmente ao tronco, para que mais tarde, ao replantar num vaso kengai, elas ocupem o posicionamento correto dentro do vaso. Os galhos tambem devem ser trabalhados tendo a visão futura da planta e não o formato ereto informal. Assim, vc pode estar podando os galhos que não serão necessários no kengai, ainda que no formato ereto informal pudessem existir.

Resumindo: mude o cultivo, reposicionando a planta agora, para mais tarde, digamos dentro de uns 10 anos (tempo minimo para que essa especie engrosse razoavelmente o tronco), voce possa estar retornando-a para a posição que busca atualmente, sem sucesso (olha a conicidade invertida depondo contra). Na posição ereta informal será mais facil o cultivo e o desenvolvimento da planta, do que na posição atual. Repare no crescimento vigoroso do galho próximo da borda do escorredor (na ultima foto é ainda mais visivel), que cresce reto.

Esse galho, aliás, deve ser eliminado, pois contribui ainda mais para a conicidade invertida, vez que promove o engrossamento do tronco em seu ponto de saída. Os galhos, quando houver, devem sempre ter a mesma grossura em toda a planta, recebendo aramação tão logo lignifiquem (adquiram consistencia mais firme), para moldarem enquanto são novos e finos, flexiveis sem quebra. (faça o movimento primeiro e levemente com os dedos, para depois fazer com o arame no galho/tronco).
Anderson Neuhaus16/11/2011 23:53
que cor é seu ipe?
LuanRibeiro20/02/2012 17:21
Anderson, se não estou enganado é um ipê-amarelo.

E aí Rafael, alguma novidade sobre a planta?

Abraços
Rafael Salviano21/02/2012 23:23
Amigos, não me lembro direito, mas acho que é o amarelo mesmo.
Tem algumas sim, final de semana posto novas fotos...
Abraço