Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Acer Palmatum (Pó Branco)

basmooca13/11/2011 17:41
Acer Palmatum (Pó Branco)
Galera boa tarde
Este Acer esta comigo a 15 dias, comprei ele no Ceasa é uma muda, fiz o transplante para este vaso para ele ganhar tamanho, ele estava naqueles sacos pretos de mudas , fiz o substrato com
60% Cascalho mineiro
10% Tijolo Moído
30% Biomix

Ele de uns 4 dias para cá teve uma brotação muito boa , mas as folhas estão estranhas , parecem "muchas" e estão apresentando marcas brancas , alem da folhas mais velhas estarem toda manchadas(tipo Ferrugem ) , abaixo segue as fotos , conto com a ajuda dos amigos , estou regando a cada dois dias , ou seja excesso de água não é, mesmo porque este substrato drena bem , vou adubar daqui uns 15 dias , farinha de osso e torta de mamona .

Abs

Valew
Elio13/11/2011 20:18
Basmooca, a reação de uma planta após transplante pode ocasionar folhas murchas e\ou secando, amarelando.
Outra coisa, o transplante fora de época piora a situação.
Ainda, o Ácer palmatum é mais sensível.
Ainda, o pó branco, embora a foto esteja desfocada, me parece Oídio (fungo)
Adubo, só depois de 6o dias do transplante.

Minha recomendação, no momento, é tirar todas as folhas que apresentem esse pó branco e sol indireto.

Aplicar um fungicida agora, só se as manchas brancas continuarem.

abraço
basmooca13/11/2011 21:29
Elio, Muito obrigado
Mas tenho algumas duvidas,
Pelo que vi no site bonsaikai a época para fazer transplante do Acer é a primavera correto ?
Por que ela pode estar com fungos , se não esta com excesso de agua ?
Sol tenho feito o seguinte, ele tem pego o sol da manhã direto e tarde ele fica na claridade , mas sem sol , esta correto ?
se for o caso qual fungicida indica ?
Se ela estivesse doente , ela não teria parado de brotar ? ela esta brotando com bastante vigor !!!!
Perdoe a "folga" por tantas questões ,
Mais uma vez muito obrigado !!!
Elio14/11/2011 12:02
basmooca escreveu:
Elio, Muito obrigado
Mas tenho algumas duvidas,
Pelo que vi no site bonsaikai a época para fazer transplante do Acer é a primavera correto ?

R: a época é final de inverno ou início de primavera. Pelo homem nós estamos na primavera mas, pelas plantas, já estamos no verão. O Ácer é uma planta de clima frio e o palmatum muito sensível. O Kaede (buergerianum é mais forte)

Por que ela pode estar com fungos , se não esta com excesso de agua ?

R: O Oídio se dá nas folhas e no verão, mesmo sem umidade.

Sol tenho feito o seguinte, ele tem pego o sol da manhã direto e tarde ele fica na claridade , mas sem sol , esta correto ?

R: OK!

se for o caso qual fungicida indica ?

R: 2 aplicações de enxofre resolve. Se for Oídio, pois como disse, pelas fotos não dá pra ver direito. Procure no Google e compare.

Se ela estivesse doente , ela não teria parado de brotar ? ela esta brotando com bastante vigor !!!!

R: O Oídio não impede a brotação.

Perdoe a "folga" por tantas questões ,
Mais uma vez muito obrigado !!!

Brasmooca, disponha à vontade!