gilbertovm13/11/2011 19:00
Duranta repens (pingo de ouro) - yamadori
Pessoal
Comecei a agir e fiz meu primeiro yamadori de um pingo de ouro do meu quintal. É uma planta de uns 5 anos ou mais e possui o tronco com mais de 8 cm e altura de uns 40cm. Achei o formato do tronco interessante e há possibilidade de fazer alguns uros futuramente.
Seguem as fotos:
Fotos 16-10-11
E esta mais atualizada já com o início das brotações.
Foto 13-11-11
Vou aguardar brotar bastante, para daqui um ano ou dois começar a trabalhar algo.
Tenho uma dúvida, quando poderei adubar? e qual adubo devo utilizar? Coloquei cacos de telha no fundo da bacia e depois areia grossa.
valeu
marcelo bh13/11/2011 20:04
pingo
gilbertovm ,estou com um tronquinho aqui tb ,com praticamente a mesma quantidade de raizes do seu, só que o meu é um pouco menor.
plantei o meu na areia igual ao que vc fez , e tem mais gente ai no forum
com mais pingos iguais ao nosso e tao começando do zero igual a gente.
agora acho que com esse tronco um dos estilos mais favoraveis é o hokidachi,
mas vamos ver o que sai de brotação. o meu sera hokidashi mesmo,pois o tronco é reto,e pelo calibre nao da pra envergar com aramação,ou qualquer outro meio.
vamos aguardar mais pra frente pra ver o que sai de brotação
abs e boa sorte ,vou ficar acompanhando seu trabalho, e depois se quiser ver o meu estarei postando as fotos e atualizando. por enquanto ainda nao brotou
Green_bsb14/11/2011 09:54
Show de bola, parabéns!
Recomendaria o orgânico, após 45/60 dias.
Nikkei 10014/11/2011 13:28
Aguarde 60/90 dias para adubar.
Um tronco bastante interessante, nada impede de formar um moyogi alto, um shakan ou como nosso colega falou um hokidashi. Tem a opção também de trabalhar madeira morta nela (especialmente para acertar a conicidade invertida que apresenta).
De qualquer forma, vai ter que aguardar as brotações para começar a esboçar qualquer projeto. A duranta brota rápido e bastante, o que eu faria, independente do estilo a se trabalhar seria ir tracionando delicadamente os galhos quando ainda estiverem verdes (não lignificados) para deixa eles mais na horizontal. Assim quando definir o estilo basta escolher os galhos melhores posicionados para trabalhar. 😉
Se deixar eles crescerem a vontade pode ser que não consiga posicioná-los adequadamente, sob o risco de ter que podar os galhos bem curtos e reiniciar quase do zero.
Anderson Neuhaus16/11/2011 23:47
pingão centenario hem!!! acompanhando..
gilbertovm09/05/2012 21:19
Pessoal
As brotações do pingo de ouro não sairam do jeito que eu imaginava. Um lado todo dele secou. Acho que do jeito que está daria pra inclinar um pouco o tronco, fazer varrido pelo vento e escavar o lado seco todo (madeira morta).
Qual a opinião dos colegas?
Elio10/05/2012 01:33
Gilberto, sugiro trabalhar a madeira morta do lado direito e inclinar o tronco uns 40 graus para a direita. Aí então trabalhar a copa sobre o tronco inclinado.
Varrido creio que não seja uma boa opção já que o tronco não tem esse visual.
abraço
ROGÉRIO DIAS10/05/2012 16:51
É
VÉIO,,,,MATERIAL SHOW DE BOLA,,,UM GIN NESSA MADEIRA MORTA VAI FICAR SENSACIONAL.ESPERANDO ATUALIZAÇÕES.
Tiago R10/05/2012 19:20
Estou de acordo com o Elio.
Ederson10/05/2012 22:01
Gilberto
tenho uma duranta parecida com a sua e aconteceu a mesma coisa. A minha eu inclinei ela um pouco como mencionado pelo amigo Elio.
Devo esta semana tirar mais umas fotos para colocar aqui no forum e ai vc pode tomar como exemplo.
Abraço
SEKI - Elio Luis Secchi11/05/2012 23:34
Concordo com meu xará sobre inclinação e utilização apenas dos galhos superiores para formar a copa.
Veja exemplo de um ligustro trabalhado em um wokshop em Novo Hambugo.
A planta incial tinha extamente o mesmo tipo de galhada de um lado só como a sua.

Elenildo abreu13/06/2012 07:56
boas ideias vc tem so direcionar
boa sorte continue mandando fotos...