Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Alporquia em Acerolas

Walter Pacheco Júnior28/12/2005 00:23
Alporquia em Acerolas
Caros Companheiros do Bonsai,
Eu nunca consegui fazer um alporque em acerolas. Será porque eu procuro utilizar os troncos mais velhos e portanto mais lenhosos?
🙁 😕
Já conseguimos em Lichieira, em Dama da Noite e Louro (Laurel), todos com a maior facilidade.

A Lichieira é a que melhor respondeu.

Walter Pacheco Júnior
wpacheco@matrix.com.br
Illex28/12/2005 15:12
Re: Alporquia em Acerolas
Olá Walter,

Nao entendo muito de alporquia em Acerola, porem nosso amigo Claudio Ratto conseguiu bons resultados ja, vamos voltar ao ano de 2004? De uma olhada no post dele em Setembro de 2004:

http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=109&sid=d294bba1e403001f08c6d322b7deb547

Espero que possa te ajudar amigo. T+.

Abraços:

Illex
Walter Pacheco Júnior28/12/2005 18:21
Alporque Acerola/ Illex
Caro Companheiro do Bonsai,
Muito obrigado pela atenção. Maravilhoso o trabalho do Companheiro Ratto. Inclusive salvei as imagens para guardar.
Vou novamente cair de estilete, serrinha e demais equipamentos nos pés de acerola do meu pai.
Também estou tentanto fazer um com a Caramboleira. Se der liga vai ficar um trabalho muito bonito.
Grato

Walter Pacheco Júnior
wpacheco@matrix.com.br
Illex28/12/2005 19:37
Re: Alporque Acerola/ Illex
Olá Walter,

Que bom que consegui ser util, assim que começar seus trabalhos mostre-nos a evolução com fotos e tudo mais, ok amigo? T+.

Abraços:

Illex
Walter Pacheco Júnior28/12/2005 20:16
Illex escreveu:
Olá Walter,

Que bom que consegui ser util, assim que começar seus trabalhos mostre-nos a evolução com fotos e tudo mais, ok amigo? T+.

Abraços:

Illex

Muito obrigado pelo incentivo!

Walter

wpacheco@matrix.com.br
Walter Pacheco Júnior08/01/2006 13:42
Illex escreveu:
Olá Walter,

Abraços:

Illex

Caríssimo,

Não sei se postei correto! Eis as fotos de um das inúmeras tentativas de "alporquiar" acerola.
Grato

Walter Pacheco Júnior
wpacheco@matrix.com.br

Illex08/01/2006 14:09
Olá Walter,

Aqui vai um esqueminha:

Amigo a Acerola como a Pitangueira tem uma grande facilidade em regeneração, entao quando for fazer a Alporquia tente entrar mais na madeira e faça mais espaçado os cortes, para que a casca nao fique perto uma da outra. E tente colocar um plastico transparente, assim poderá acompanhar o desenvolvimento ou nao das raizes. Como é um galho grosso entre mais na madeira, é a unica dica que tenho e de mais espaço tambem. O que esta usando onde ser a a bola de raizes, esfagnum, xaxim ou o que? T+ amigo.

Abraços:

Illex
Walter Pacheco Júnior08/01/2006 14:42
Illex escreveu:
Olá Walter,

Aqui vai um esqueminha:

Amigo a Acerola como a Pitangueira tem uma grande facilidade em regeneração, entao quando for fazer a Alporquia tente entrar mais na madeira e faça mais espaçado os cortes, para que a casca nao fique perto uma da outra. E tente colocar um plastico transparente, assim poderá acompanhar o desenvolvimento ou nao das raizes. Como é um galho grosso entre mais na madeira, é a unica dica que tenho e de mais espaço tambem. O que esta usando onde ser a a bola de raizes, esfagnum, xaxim ou o que? T+ amigo.

Abraços:

Illex

Há, eis aí talvez a questão! Eu só retirava a casca! Hoje à tardinha vou fazer alguns seguindo a tua orientação, vou desgastar um pouco também o tronco descascado.
Muito Obrigado.
Walter Pacheco Júnior
wpacheco@matrix.com.br