Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Serissa - Dúvidas com relação ao vaso usado.

Marcos Paiva21/11/2011 10:22
Serissa - Dúvidas com relação ao vaso usado.
Olá pessoal!

Minha primeira postagem de uma planta minha, uma Serissa. Tenho dúvidas se escolhi o vaso certo para ela. Me baseiei apenas no tamanho, mas fiquei em dúvida com relação a grossura do tronco. Acho que o vaso é muito grande para essa expessura. O que vocês acham?

Alexandre S. Coelho21/11/2011 11:56
Oi Marcos

Não é que o vaso esteja grande, mas sim o formato da planta não combine com o mesmo...
Além do mais, perceba que a planta parece "tombar" para direita 😲

Minha sugestão seria aramar os galhos para reposicioná-los, dando mas aparência de árvore e equilibrando o conjunto, ou utilizar apenas o 1º galho para compor um literati mais baixo:
Nikkei 10021/11/2011 17:53
Olá Marcos, me chamou a atenção a qualidade da fotografia, muito boa!

A projeção do Alexandre... uma excelente opção, excelente como sempre.
Tinha dado uma sumida Alexandre?
Marcos Paiva22/11/2011 14:59

Minha sugestão seria aramar os galhos para reposicioná-los, dando mas aparência de árvore e equilibrando o conjunto, ou utilizar apenas o 1º galho para compor um literati mais baixo:

Olá Alexandre!

Esse reposicionamto dos galhos que você diz, seria jogar a copa mais para esquerda, reduzindo o tombamento para direita.

Seria isso?

Obrigado! 🙂
Marcos Paiva22/11/2011 15:01
Obrigado!
Olá Marcos, me chamou a atenção a qualidade da fotografia, muito boa!

É que além ter bonsai como hobby, também me dedico a fotografia como hobby. Apesar de quê, nos fóruns de fotografia que participo, a foto tinha "problemas" que poderiam ser melhorados. rsrsrs
Alexandre S. Coelho22/11/2011 15:12
Exatamente Marcos
Posicionando principalmente os galhos da esquerda:
Alexandre S. Coelho22/11/2011 15:14
Nikkei 100 escreveu:
...A projeção do Alexandre... uma excelente opção, excelente como sempre.
Tinha dado uma sumida Alexandre?

Pois é amigão... Precisei me ausentar um pouco, mas já estou voltando 😄
Marcos Paiva22/11/2011 18:42
Alexandre S. Coelho escreveu:
Exatamente Marcos
Posicionando principalmente os galhos da esquerda:

E o vaso, o ideal seria um redondo?

Obrigado!
Alexandre S. Coelho23/11/2011 11:39
Acredito que desta forma poderia ficar neste mesmo: ovalado.
Ovalado ou redondo 💡
Marcos Paiva23/11/2011 12:48
Obrigado Alexandre!

Vou começar a aramação seguindo suas dicas.
Elio23/11/2011 15:08
Marcos, gostei muito da sua Serissa.
Concordo com o amigo Alexandre em reposicionar os ramos como ele assinalou em vermelho.
Quanto ao vaso, mesmo tendo vários ramos e uma área verde grande, o tronco longelíneo e fino, tortuoso, está mais para o estilo Literati. Assim, pede um vaso redondo, que o também sugerido pelo Alexandre fica muito bom.

abraço
Marcos Paiva23/11/2011 23:17
Elio escreveu:
Marcos, gostei muito da sua Serissa.
Concordo com o amigo Alexandre em reposicionar os ramos como ele assinalou em vermelho.
Quanto ao vaso, mesmo tendo vários ramos e uma área verde grande, o tronco longelíneo e fino, tortuoso, está mais para o estilo Literati. Assim, pede um vaso redondo, que o também sugerido pelo Alexandre fica muito bom.

abraço

Obrigado Elio!

O problema é que envasei a planta a pouco tempo, em fevereiro se não me engano e portanto devo esperar mais tempo para mudar de vaso. Estou certo?
Elio23/11/2011 23:45
Certíssimo!!! Embora já façam 9 meses, a época agora não é muito oportuna. Assim, deixe para transplantar no início do outono.

abraço
nickyfury24/11/2011 07:38
b onsai
Marcos, após adotar as excelentes projeções do nobre Alexandre, bem como acatar as ótimas sugestões do nobre amigo Elio, sugiro ainda melhorar a aparencia de sua planta, reduzindo a altura das brotações, visando com isso aumentar a densificação dos galhos, vez que ao serem deixadas como estão não há densidade, pois os espaços entre as brotações e o fato de elas só estarem preenchidas nas extremidades, depõe contra isso.

Não tenha receio em podar, mesmo que não fique folha nos galhinhos, pois todos irão brotar e reiniciar o ciclo de emissão de nova folhagem, aumentando a densidade. O correto é continuar com esse tipo de poda, sempre cuidando que, a partir das novas brotações, seja preservado apenas um par ou dois de folhas por galhinho, o que ajudará na denficiação acentuada, um dos grandes atrativos dessa espécie, na minha opinião. Veja a projeção de corte que estipulei para melhorar esse aspecto de sua linda planta:

Em relação ao vaso, ao promover uma reestilização em sua planta, incluso plantando-a num posicionamento mais ereto, vc até pode manter o vaso atual, mas apenas se não reduzir o volume da parte aerea. Ao reduzir, então será necessário substituir por outro menor e de bordas mais baixas. Aliás, o vaso de bordas baixas possibilita a visualização do nebari, que é outro forte atrativo no cultivo dessa espécie. As raízes expostas superficialmente, à medida que os anos passam, tendem a uma coloração branca e forte, agregando força e beleza impares.
Marcos Paiva24/11/2011 14:46
Obrigado Elio!
Marcos Paiva24/11/2011 14:47
Re: b onsai
nickyfury escreveu:
Marcos, após adotar as excelentes projeções do nobre Alexandre, bem como acatar as ótimas sugestões do nobre amigo Elio, sugiro ainda melhorar a aparencia de sua planta, reduzindo a altura das brotações, visando com isso aumentar a densificação dos galhos, vez que ao serem deixadas como estão não há densidade, pois os espaços entre as brotações e o fato de elas só estarem preenchidas nas extremidades, depõe contra isso.

Não tenha receio em podar, mesmo que não fique folha nos galhinhos, pois todos irão brotar e reiniciar o ciclo de emissão de nova folhagem, aumentando a densidade. O correto é continuar com esse tipo de poda, sempre cuidando que, a partir das novas brotações, seja preservado apenas um par ou dois de folhas por galhinho, o que ajudará na denficiação acentuada, um dos grandes atrativos dessa espécie, na minha opinião. Veja a projeção de corte que estipulei para melhorar esse aspecto de sua linda planta:

Em relação ao vaso, ao promover uma reestilização em sua planta, incluso plantando-a num posicionamento mais ereto, vc até pode manter o vaso atual, mas apenas se não reduzir o volume da parte aerea. Ao reduzir, então será necessário substituir por outro menor e de bordas mais baixas. Aliás, o vaso de bordas baixas possibilita a visualização do nebari, que é outro forte atrativo no cultivo dessa espécie. As raízes expostas superficialmente, à medida que os anos passam, tendem a uma coloração branca e forte, agregando força e beleza impares.

Farei isso "nickyfury"!

Obrigado!