Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Fotos de minhas mudas

sergioturbo1029/12/2005 06:04
Fotos de minhas mudas
Jabuticaba

essa eu não sei o nome ela dar uma flor roxa, coletei em um sitio

Tambem não sei o nome dessa achei jogada, coloquei nesse vasinho e ela esta brotando.

Essa é irmã dessa de cima encontrei no mesmo local, só que essa já tem umas folhas, elas brotaram em baixo da arvore mãe e o jardineiro arrancou e botou fora.

Quero dicas de como trabalhar elas.
Matsu29/12/2005 10:52
Olá amigo,td bem c vc?

Na minha modesta opinião eu faria o q demorei para aprender : colocaria elas no chão ou naquele esquema " mamadeira" do mestre Hidaka, para agilizar e otimizar o desenvolvimento delas.

Por enquanto nao faria absolutamente nenhuma poda e esperaria coisa de uns 2 anos para elas engrossarem mais nos galhos, repare q todas tem galhinhos finos ainda ou mesmo troncos finos . Nada melhor q dár força a elas e nesse período fertilizar certinho, muita água, sol gostoso sem exagero para não queimá-las e um bom substrato que vc pode fazer com pedriscos, pó de tijolo, pedacinhos de telhas, terra de cupinzeiro e areia grossa, com um mínimo de terra preta ou vermelha ( pouco mesmo ) .

Obs. : Vc pode plantá-las em vasos grandes de plástico, fazer uns furinhos neles e colocá-las sobre uma bacia maior ainda c substrato tbm etc etc, para tudo existe uma saída.

Eu adoro plantar musgos tbm com a função de controle da umidade, musgos vivos sinônimo de boa umidade .

Enfim, mas claro q vc pode pegar essas que foram jogadas fora e aplicar uma leve poda abaixando mais elas e priorizando somente alguns galhos baixos .

Espero q tenha ajudado, eu tbm estou aprendendo muito, tanto q pretende sair pelas trilhas de minha cidade e tentar achar alguma árvorezinha por ai me esperando.

Abração .
newtonhissanaga01/01/2006 21:04
A segunda planta aparente um Flamboyant......mas a cor das flores que eu jah vi são Vermelhas..............
a ultima aparente ser um piteco, mas não tenho certeza porque sempre confundo as "paripinuladas" ..........

Abraços.
Elio01/01/2006 23:35
Olá Sérgio!

Sem poder examinar as plantas de perto, arrisco dizer que:

2ª - Jacarandá Mimoso (flores roxas)
3ª - Não sei
4ª - Caliandra Vermelha ou Angico

Um abraço
newtonhissanaga01/01/2006 23:53
hmm...intao o que parecer com flamboyant e as flores forem roxas é jacarandá mimoso...bom saber..............
mas a ultima (quarta) tenho certeza que caliandra não é ..pq as "folhazinhas" estão muito grandes e afastadas e são mais redondinhas.....
angico eu tenho duvidas, pq assim com a caliandra, o que eu conheço tem as folhas mais espaçadas e menos redondinhas.....não seria um piteco mesmo ?
newtonhissanaga01/01/2006 23:55
hmm..vendo fotos na net.......acho que a quarta (ultima) é um angico mesmo..
Elio02/01/2006 00:15
É isso aí Newton. Vamos ver se mais alguém arrisca palpites........rs!

Abraço
sergioturbo1002/01/2006 08:04
obrigado pessoal
Voltei no local que coletei essas mudas e o jardineiro me afirmou que a segunda é um jacaranda mimoso folha roxa, conforme disse o elio, mais a 3º e 4º planta que sao as mesmas ele nao sabe. mais ele disse que elas dão uma flor branca parecendo um pompom, que as abelhas adoram e sua sementes são dentro de uma vargem grande e são abundantes. sera que isso ajuda? mais uma vez obrigado pessoal
newtonhissanaga02/01/2006 10:25
se as flores são parecidas com pompons e as sementes em "vagem" trata-se mesmo de caliandra..........e o melhor que é da caliandra branca que pelo menos por aki é dificil de se encontrar...
sergioturbo1002/01/2006 16:03
sementes
se vcs quiserem sementes poço enviar, pois aqui perto de minha casa tem fartura delas. abraço amigos
newtonhissanaga02/01/2006 18:49
a ultima assim como desconfiei do inicio é realmente um piteco !!!
nunca tinha visto as flores, naum sabia que eram parecidas com da caliandra......mas pelas folhas mais graudas e mais arrendodinhas é mesmo um pitecolombium
sergioturbo1003/01/2006 12:14
Falei com o dono da residencia e é realmente um piteco ou como ele mesmo disse... por esse nome nao conheço mais que essa arvore é um angico a isso eu garanto. CHEGAMOS A UMA CONCLUSAO É UM ANGICO BRANCO.
ANDRADE03/01/2006 13:09
GRANDE SERGIO
SUA SEGUNDA FOTO SE TRATA DE UM JACARANDA MIMOSO.
Felipe03/01/2006 14:23
Salve Sergio,

perto da sua casa tem sementes de Caliandra Branca.....então tu tais om fartura brother....e ta,bém é um cara de sorte !!!!!!

gostaria de receber algumas sementes.

meu e-mail é felipekosta@yahoo.com.br

valeu Sergio.
Rodrigo Bitú06/01/2006 20:42
Amigos, será que vcs poderiam me tirar essa dúvida?

O que vcs chamam de "piteco" é o mesmo que "jurema branca"???

Eu acho as espécies parecidas. Faz um tempo que não vejo juremas, pois são naturais do Sertão Nordestino, onde me criei. Hoje moro em Recife, clima bem diferente hehe.

Essa é uma jurema:

imagem tirada do site: nativosdonordeste.com.br

Desculpe se eu estiver falando besteiras.
Ivanil Pimentel Vieira08/01/2006 10:13
Interesse pelas sementes
Prezado Sérgio;

Parabens por residir ai na cidade dos Marechais.Também sou iniciante

e tenho interesse por algumas sementes.Cheguei cansado de uma

pescaria ontem e enviei a mensagem para Novos Tópicos. Pésso des

culpas.

Seja Feliz...
Pimentel -
Rodrigo Bitú10/01/2006 15:08
Rodrigo Bitú escreveu:
Amigos, será que vcs poderiam me tirar essa dúvida?

Mário, Illex, Sergivaldo...

Cade vcs, amigos?? hehe Alguém sabe me informar se existe diferenças??

Abraços,

Rodrigo Bitú
Romulo Dias11/01/2006 14:06
Sergivaldo11/01/2006 15:59
Rodrigo Bitú"]

Olá Rodrigo,

Conforme falou o Rômulo, existem vários "pitecos".

São espécies distintas que fazem parte do mesmo gênero: o Pithecollobium ou Pithecellobium.

Particularmente, possuo três espécies:

1) A Pithecollobium dulce, conhecida popularmente por "mata-fome", acácia-mineira" ou "espinheirinho":

2) A Pithecollobium dumosum, a nossa popular "Jurema-branca":

3) A pithecollobium tortum, o famoso "tataré":

Com certeza outras espécies desse gênero também darão ótimos bonsai. Se alguém as tiver, também tenho muito interesse em aumentar minha pequena coleção.

Um abração,

Sergivaldo
Angela Fernandes11/01/2006 19:12
Oi amigos queridos !!!! 😂 😂 😂

Só estava esperando os amigos Sergivaldo e Rômulo responderem para que eu pudesse aprender mais...

Realmente algumas plantas nos deixam na dúvida e quem conhece é quem pode tirar nossas dúvidas.

Abraços

Angela - eterna aprendiz de bonsaista - 😮ops: 😮ops: 😮ops:
Rodrigo Bitú11/01/2006 19:31
Rapaz,

O negócio é falar com quem endente, viu!?!?! hehehehe 😄

Muito obrigado pelas respostas pessoal.

Esse fórum foi, realmente, um dos melhores presentes que recebi nesse fim de ano ^^
Vlw por tê-lo postado na comunidade BONSAI do orkut, Illex 😉

Abraços,

Rodrigo Bitú