Marlon.D.S.S22/11/2011 22:10
dias de chuva
Pessoal, tem algum problema de deixar os bonsai na chuva?? Aqui no sul quando chove dura uns tres dias, e pela previsao so para sabado.
Elio22/11/2011 23:22
Marlon, se as plantas estão em um substrato com boa drenagem, não há problemas!
abraço
Seph190322/11/2011 23:26
Chuva
Oi cara!
Assim, eu, quando chove, deixo na chuva se a chuva for light. Tipo garoa ou leve. E deixo tipo, perto de uma hora, dependendo da intensidade da chuva e da composição do substrato.
Creio que faz bem para a planta. Tem o mesmo efeito de vaporizar a planta com um regador fino.
Muita humidade também faz mal.
Acho que é isso.
Coincidência, tava procurando o telefone de uma empresa de calçados da tua cidade hoje...Top ou Toc alguma coisa...mas não achei!
Abraço aew
SEKI - Elio Luis Secchi22/11/2011 23:38
Marlon, fico feliz em ver o amigo postando aqui e procurando esclarecimento.
Com certeza o melhor lugar para o bonsai é em área externa e portanto sujeito a sol e chuvas, ventos e outras intempéries. Claro que por exemplo uma chuva torrencial pode lavar o substrato ou adubação colocada, coisa assim. Mas faz parte do jogo. Como bem colocou meu xará, o grande lance é que o substrato seja bem drenado para que, mesmo que haja muita chuva, ela vai rapidamente escorrer e o substrato não vai ficar encharcado...
abraço
Marlon.D.S.S23/11/2011 12:29
Obrigado pelas respostas, fiquei na duvida por causa da questao do excesso de agua, estao todos plantados em areiao e alguma coisa esta no saibro (o saibro e as folhas moidas, que o grande amigo Elio meu cedeu)
Mas pretendo resolver o problema da chuva forte em cima deles, pretendo colocar um azulite em cima dos bonsai, creio que deva ajudar. correto??
Bruno Gomes25/11/2011 12:22
Amigos,
Sempre tive essas orientações em mente também, contudo, após adquirir algumas coníferas, percebi que o excesso de chuvas começou a fazer mal para as mesmas, pois algumas massas verdes periféricas começaram a amarelar.
Assim, as escondi da chuva e por consequencia, menos luz solar, nenhuma direta por exemplo.
Gostaria das orientações de vocês se mesmo assim volto com elas para o tempo livre, uma vez que está chovendo bastante aqui em JF, correndo o risco de continuar a queimar, ou não, e corro risco de atrasar o desenvolvimento dos exemplares por conta da menor incidencia de sol.
Abs
Elio25/11/2011 12:54
Bruno, em Coníferas e por curto prazo, o excesso de água pode ser mais prejudicial do que a ausência de sol direto. Mantenha protegida do sol, mas com boa claridade até que passe esse período de chuva intensa.
abraço
Bruno Gomes25/11/2011 18:10
Blz! Neste fim de semana vou expor ao sol e ficar de olho ao menor sinal de chuvas... obrigado.