Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Ajuda com pitanga

Bruno Gomes24/11/2011 17:57
Ajuda com pitanga
Amigos,

Adquiri recentemente muda de pitanga, contudo, estou com dúvida, principalmente em função de não encontrar muitas informações técnicas sobre o crescimento desta planta.

A muda tem o tronco fino e com 1,2 a 1,5m de altura. Também não sei a idade dela, mas está ao fim de frutificação quando adquiri. Imagino que tenham por volta de 3 a 5 anos.

Gostaria da opinião dos mais experientes e cuidadores desta espécie, sobre as seguintes questões e tudo o que puderem me ajudar:

a) Como é o crescimento desta espécie? Lento ou rápido?

b) Realoco em vasos ou no escorredor/mamadeira de uma vez? Se o crescimento se equivaler em ambos acondicionamentos, prefiro o escorredor por conta de espaço.

c) Aceitam poda drástica para poucos centimentros?

d) O que devo evitar?

Desde já agradeço a atenção.
prumodeq25/11/2011 14:00
Bruno

A pitanga como todas as mirtáceas (que eu conheço) tem um crescimento moderado.

O crescimento e engrossamento está diretamente relacionado e é proporcional ao crescimento das raízes, assim as opções mais eficientes para engrossamento são:

1) Plantar na terra
2) Em bacias grandes
3) Escorredor + Mamadeira
4) No vaso

Aceitam podas drásticas, mas sempre faça no final do inverno. De forma geral, uso a velha sabedoria popular que diz que deve-se evitar podar em meses que tenham a letra "R".

Deve-se evitar falta de sol e solos com pouca matéria orgânica.

Abraços
Bruno Gomes25/11/2011 18:15
Valeu prumodeq !
Depois trago imagens pra conhece-la.