Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Ajuda com Mini Romã

Bruno Gomes24/11/2011 18:01
Ajuda com Mini Romã
Amigos,

Adquiri recentemente uma muda de mini romã, contudo, estou com dúvida, principalmente em função de não encontrar muitas informações técnicas sobre o crescimento desta planta.

A muda tem por volta de 80cm e não sei sua idade.

Gostaria da opinião dos mais experientes e cuidadores desta espécie, sobre as seguintes questões e tudo o que puderem me ajudar:

a) Como é o crescimento desta espécie? Lento ou rápido?

b) Realoco em vasos ou no escorredor/mamadeira de uma vez? Se o crescimento se equivaler em ambos acondicionamentos, prefiro o escorredor por conta de espaço.

c) Aceitam poda drástica para poucos centimentros?

d) O que devo evitar?

Desde já agradeço a atenção.
Elio24/11/2011 19:40
Re: Ajuda com Mini Romã
Bruno Gomes escreveu:
Amigos,

Adquiri recentemente uma muda de mini romã, contudo, estou com dúvida, principalmente em função de não encontrar muitas informações técnicas sobre o crescimento desta planta.

A muda tem por volta de 80cm e não sei sua idade.

Gostaria da opinião dos mais experientes e cuidadores desta espécie, sobre as seguintes questões e tudo o que puderem me ajudar:

a) Como é o crescimento desta espécie? Lento ou rápido?

R: Se tem 80 cm não é mini romã e sim a chamada Romã de Jardim. Crescimento rápido. Engrossamento de tronco, não!

b) Realoco em vasos ou no escorredor/mamadeira de uma vez? Se o crescimento se equivaler em ambos acondicionamentos, prefiro o escorredor por conta de espaço.

R: Respondi essa mesma pergunta no tópico Kinkan.

c) Aceitam poda drástica para poucos centimentros?

R: Sim
. Feita no final do inverno.

d) O que devo evitar?

R: Poda de galhos finos. Costumam morrer. Somente a florada de verão é que vinga, produzindo frutos. A florada de primavera, as flores caem todas.

Desde já agradeço a atenção.
Bruno Gomes25/11/2011 12:03
Prezado Elio, muito obrigado.

Fiquei com dúvida em sua última resposta.

Uma vez que a florada agora da primavera não vinga, posso utiliza-la para estilizar?
Elio25/11/2011 12:51
Pode, Bruno! Só que o estresse que irá causar a planta, com certeza, não frutificará legal no verão.

abraço
Bruno Gomes25/11/2011 18:09
ok. Vou dar uma limpada primeiro e depois trago em fotos para conhece-la.
Bruno Gomes12/05/2012 13:15
Prezado Elio e demais colegas, como estão?

Trago novas imagens da romã que me orientaste ao final do ano passado.

No momento venho enfrentando algumas dificuldades para lidar com o amarelamento das folhas conforme fotos abaixo. Após algumas intervenções que realizei e mostro ao final deste post, dexei-a à meia sombra por um bom tempo. Ela se recuperou bem e pensei em tira-la para sol pois seu substrato estava ficando muito úmido.

Neste inicio de Maio a coloquei mais ao sol com a intenção de ver suas flores desenvolverem, já que tinha vários brotos, contudo, parece que o frio e a ventania que estão bem fortes aqui em Juiz de Fora neste mês de maio à noite, estão prejudicando-a, inclusive, arrancou todas as brotações de flores que estavam por sair.

Este amarelamento se dá mais na parte superior da planta, sendo que os ramos mais baixos e intermediários estão ainda bem verdes.

Estava pensando voltar com ela para a proteção do sol e do frio, contudo, gostaria da opinião dos mais experientes.

A seguir os registros das intervenções que realizei fevereiro reduzindo um pouco a altura da planta e tirando terra para descobrir o nebari: